Greve na CPTM: vai mesmo acontecer?

A greve na CPTM que estava prevista para interromper os serviços das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade nesta quarta-feira (26) foi cancelada. A decisão foi confirmada em assembleia realizada na noite desta terça-feira (25) pelo

Criado em: 21 de março de 2025Atualizado em: 25 de março de 2025Por 2 min de leitura

A greve na CPTM que estava prevista para interromper os serviços das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade nesta quarta-feira (26) foi cancelada. A decisão foi confirmada em assembleia realizada na noite desta terça-feira (25) pelo sindicato que representa os funcionários da companhia.

O que havia motivado a greve na CPTM?

O principal ponto de discordância é o leilão das três linhas, agendado para o dia 28 de março. O governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) defende a concessão como forma de modernizar e expandir a infraestrutura ferroviária, com investimentos previstos de R$ 14,3 bilhões ao longo de 25 anos.

No entanto, os ferroviários temem que a privatização resulte em precarização do serviço e demissões em massa. O Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil expressou sua preocupação em nota, afirmando que a medida pode transformar as linhas em um cenário semelhante ao das linhas 8 e 9, que enfrentam diversos problemas.

A greve na CPTM foi cancelada?

A greve na CPTM que estava marcada para o dia 26 de março (quarta-feira), foi cancelada na noite de terça-feira (25/03).

Quais linhas seriam afetadas na Greve da CPTM?

A greve na CPTM pretendia paralisar as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade por tempo indeterminado.

Outras linhas da CPTM e do Metrô:

As linhas 7-Rubi e 10-Turquesa já haviam anunciado que não participariam da paralisação. As demais linhas da CPTM (8-Diamante e 9-Esmeralda) e do Metrô (1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata) também operarão sem alterações.

Leilão das linhas segue agendado:

O processo de privatização segue em andamento. Nesta terça-feira (25), duas empresas entregaram os envelopes com as propostas para a concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade: o Grupo Comporte, que integra a concessionária Tic Trens (futura responsável pela Linha 7-Rubi), e o Grupo CCR, que já opera as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaMobilidade.

A divulgação das propostas financeiras e o anúncio do vencedor do leilão estão marcados para a sexta-feira (28), na B3.

Impacto para os passageiros:

Com o cancelamento da greve, os passageiros das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade podem ficar tranquilos, pois o serviço de transporte ferroviário funcionará normalmente nesta quarta-feira (26).

Próximos passos:

Apesar do cancelamento da paralisação que afetaria cerca de 830 mil passageiros, os funcionários da CPTM seguem mobilizados contra o projeto de privatização das linhas. Nesta quarta-feira (26), os trabalhadores irão comparecer ao trabalho vestindo preto como forma de protesto. Além disso, está marcada para sexta-feira (28) uma manifestação em frente à sede da Bolsa de Valores (B3), no centro de São Paulo, data em que ocorrerá o leilão das linhas.

índice
compartilhe este artigo!

receba conteúdos como esses todo mês, diretamente no seu e-mail, de graça.

Assine a nossa newsletter

Postagens relacionadas