O que é mobilidade urbana? Entenda mais sobre o assunto!

Criado em: 21 de outubro de 2019Atualizado em: 31 de maio de 2022Categorias: Gestão6 min de leitura

Um tema muito comentado ultimamente, principalmente pelas novas gerações, diz respeito a entender o que é mobilidade urbana e como ela pode ser adaptada pelas organizações para se tornar sustentável e ajudar na redução da emissão dos gases tóxicos emitidos pelos automóveis e ônibus do país.

As mudanças climáticas estão cada vez mais interferindo na vida de todos os seres do planeta. Desenvolver estratégias de engajamento da empresa e dos profissionais nas causas de sustentabilidade é uma das novas atribuições da área de Recursos Humanos, que deve manter-se atualizada no assunto.

Precisa de ajuda para iniciar esse processo de mudança? Neste texto, vamos mostrar o que é mobilidade urbana, a importância do RH no assunto e o papel das empresas nesse processo. Não perca a leitura!

O que é mobilidade urbana sustentável?

Boa parte dos deslocamentos das pessoas são para ida e volta ao trabalho. Por isso, os transportes nas cidades são, ainda, o principal meio para se chegar ao local desejado (carro, ônibus etc), mas também são eles os responsáveis por grande parte da emissão dos gases que causam o efeito estufa.

Para melhorar esse cenário e estender o tempo de vida do nosso planeta, reduzindo o número de transportes poluentes nas ruas, são necessárias medidas capazes de diminuir consideravelmente o lançamento dessas substâncias, melhorando o ar, o clima e a qualidade de vida das pessoas.

Pensando nisso, muitos países já investem há muito tempo em planos de locomoção capazes de satisfazer as necessidades da população sem prejudicar o meio ambiente: a mobilidade urbana sustentável. Alguns exemplos de meios utilizados com essa finalidade são:

  • cinturão urbano;
  • corredores exclusivos de ônibus;
  • carros elétricos gratuitos;
  • estacionamento livre para acesso ao transporte coletivo menos poluente;
  • teleféricos;
  • ciclovias;
  • bicicletas.

Todas essas medidas são importantes para incentivar a redução da frota viária poluente nas ruas e avenidas, promovendo ações de conscientização da manutenção e cuidado com o meio ambiente e bem-estar de toda a população. Esse é o propósito da mobilidade urbana sustentável.

Qual a importância do RH em acompanhar o assunto?

Para que uma empresa fortaleça sua marca empregadora e atraia os melhores perfis de acordo com sua cultura organizacional é preciso estar atenta às mudanças que acontecem constantemente e aplicar estratégias que façam a diferença na vida dos colaboradores.

Quando observamos com atenção a geração Millennials, percebemos que esses jovens que estão entrando no mercado de trabalho são muito mais engajados nessas causas e escolhem trabalhar em lugares que aderem a projetos sustentáveis, promovam o bem-estar e a qualidade de vida dos seus funcionários.

Uma gestão estratégica de pessoas tem papel fundamental nessas mudanças corporativas, pois o RH é o setor de referência entre os profissionais, capaz de ouvi-los e implementar táticas que elevem a motivação, a produtividade e o engajamento dos colaboradores — e se conseguir reduzir custos, a diretoria agradece.

Qual o papel das empresas na mobilidade urbana?

As instituições têm funções importantes na mobilidade urbana sustentável. Deixar essa responsabilidade nas mãos somente dos órgãos públicos não será suficiente para resolver os problemas.

A fim de realizar a inclusão da instituição no avanço econômico, social e ecológico correto, a empresa deve elaborar e implementar estratégias que tenham adesão dos colaboradores e ofereçam resultados importantes para o negócio.

Horários flexíveis

Medida cada vez mais adotada pelas empresas, o horário flexível é uma forma de o colaborador fugir do horário de pico sem interferir em sua produtividade. Nesse método, é estabelecida a carga horária semanal a ser cumprida e o profissional a realiza a gestão do tempo da forma que desejar.

É importante que os prazos não sejam negligenciados. A confiança e a responsabilidade são palavras de honra nesse método.

Home office

Estratégia com muita aderência pelos profissionais e empregadores, trabalhar fora do ambiente corporativo e evitar o trânsito é uma medida que atrai cada vez mais adeptos. Com as mesmas exigências propostas pela flexibilidade de horário, o home office deve ser tratado como um dia de trabalho normal, sem interferir na produtividade e foco do colaborador.

Lembrando que a empresa deve fornecer a estrutura necessária para o funcionário exercer sua atividade da mesma forma que no ambiente corporativo.

Investimento em tecnologia

Ferramentas inovadoras que facilitem a comunicação são importantes para a sustentabilidade na mobilidade urbana. Dessa forma os profissionais não precisam se deslocar para reuniões ou treinamentos organizacionais, elevando a produtividade, a absorção do conteúdo e a tomada de decisões importantes para o negócio.

Políticas de incentivo

É importante a empresa criar alternativas para que os profissionais adotem a causa sustentável em sua rotina. Incentivar a carona, criar bicicletários e oferecer roupas adequadas para os ciclistas são algumas medidas que causam efeitos positivos nos colaboradores.

Plano de mobilidade

Mesmo com atitudes ainda tímidas das empresas privadas, a mobilidade urbana sustentável precisa ser incorporada na cultura organizacional para que tenham efeitos cada vez maiores nos centros urbanos.

Uma das formas de melhorar essa situação é o RH investir em ferramentas que otimizem as rotas dos colaboradores. Esse recurso é importante para ajudar a definir o melhor trajeto e o meio de transporte adequado para chegar ao local de trabalho de forma rápida e sustentável.

A Sat Rotas é uma plataforma que auxilia na gestão de vale-transporte das empresas, traçando a melhor rota para os colaboradores, com melhor custo-benefício e antes de contratar o funcionário o RH já saberá o valor do VT.

Além disso, será possível realizar a gestão do benefício de forma otimizada, por meio da consulta de saldos dos colaboradores, a fim de fornecer os créditos de acordo com a utilização de cada profissional.

Neste texto foi possível compreender o que é mobilidade urbana e como transformá-la em uma causa sustentável é importante para a manutenção de um meio ambiente mais puro, um trânsito mais livre e uma qualidade de vida maior dos colaboradores. Se cada um fizer a sua parte não ficará sobrecarregado para ninguém.

Precisa de ajuda para roteirizar o transporte dos profissionais da empresa? Entre em contato conosco, pois temos a solução perfeita para o seu negócio!

Compartilhe este artigo!