Saiba como ter uma gestão mais estratégica e otimizada na empresa

Criado em: 9 de agosto de 2019Atualizado em: 12 de maio de 2022Categorias: Desenvolvimento pessoal, Gestão7 min de leitura

Uma gestão otimizada e estratégica é fundamental para o crescimento e a lucratividade do negócio. Para iniciar esse processo, o gestor deve contar com um bom planejamento e uma comunicação transparente entre os líderes e seus liderados.

Conhecer e entender primeiro o que está sendo feito em vez de como, pode ser um começo promissor para identificar diversas dificuldades dentro da empresa. Nem sempre as tarefas são distribuídas de forma coerente e muitas têm excesso de burocracia, fazendo com que os resultados demorem e percam a qualidade.

Pensando nisso, neste post mostraremos a importância de uma gestão estratégica e otimizada, com dicas para alcançar esse objetivo e as principais vantagens de aplicá-la na empresa. Vamos conferir?

Influência de uma gestão estratégica e otimizada

As mudanças constantes no universo corporativo, independentemente do tamanho da empresa, exigem que os gestores busquem cada vez mais soluções estratégicas para que a organização não fique para trás e continue sendo competitiva e lucrativa.

A seguir, apresentaremos algumas dicas de como alcançar esse objetivo!

Tenha um planejamento estratégico bem definido

Se o gestor tem uma ótima ideia e certeza de que ela dará certo, mas não realizou o planejamento dessa tática, a probabilidade de dar errado aumenta consideravelmente.

Isso ocorre porque o líder não executou algumas etapas, tais como: pesquisa prévia, desenho das etapas, antecipação de dificuldades que pode enfrentar e projeção de possíveis resultados. Toda essa negligência em uma empresa pode colocar tudo a perder.

Sendo assim, definir bem cada etapa é necessário para alcançar melhores resultados e reduzir problemas durante o percurso.

Otimize e automatize processos

Conheça cada etapa do processo produtivo da equipe, acompanhe como é feito, que ferramentas são utilizadas, tempo de conclusão, etc. A partir desse detalhamento, será possível identificar falhas e apresentar soluções por meio de planos de ação focados nesses gargalos.

Nessa etapa, vale criar indicadores de desempenho e utilizá-los para ajudar ainda mais nos apontamentos e análises. Por meio deles, será possível otimizar os processos, estabelecer novas metas e manusear novas ferramentas capazes de automatizar a produção.

Invista em inovação e tecnologia

Se o gestor tiver as mesmas atitudes todos os dias, certamente ele vai obter sempre resultados semelhantes. Por isso é tão importante inovar, descobrir novos métodos. O líder deve acompanhar as mudanças tecnológicas com bastante empenho e deve buscar táticas e recursos novos para melhorar os processos.

Ouvir o que os colaboradores têm a dizer pode ser considerado o primeiro passo, pois eles convivem com as dificuldades e costumam ter soluções que facilitam suas tarefas. Investir em ferramentas que facilitam a rotina e melhoram os resultados também é uma ótima iniciativa.

Conheça bem o mercado e seu público-alvo

Uma gestão estratégica deve estar baseada no estudo de quem são seus concorrentes diretos e indiretos. É preciso saber o que eles estão fazendo para elevar seus lucros e a qualidade dos produtos ou serviços. O benchmarking agrega diversos benefícios às empresas que o desenvolve da maneira correta.

Além disso, é necessário acompanhar as mudanças do seu público-alvo e criar estratégias para atrair mais clientes para o negócio.

Achar que não precisa dessas medidas para se manter no mercado é deixar a empresa estagnada, esperando pelo pior. Não se acomode!

Mantenha os colaboradores treinados e engajados

O quadro funcional de uma empresa é o seu bem mais precioso. Portanto, invista em seus talentos, crie uma relação de confiança e estabeleça uma comunicação transparente e efetiva com todos.

Incentive seus funcionários a contribuírem com ideias e faça com que eles se sintam peças importantes na empresa. Realize avaliações de desempenho, descubra os pontos fortes e aposte do desenvolvimento das competências cada um.

Assim, a partir desses dados, crie um cronograma de treinamentos, a fim de amplificar o nível de conhecimento dos colaboradores e contribuir, ainda mais, para o crescimento do negócio. Essas medidas vão engajar os profissionais e reter os melhores talentos na organização.

Utilize as ferramentas adequadas

Com a diversidade de recursos e inovação tecnológica constante, o gestor deve pesquisar muito para não ter prejuízos com programas que prometem muito e realizam pouco.

Para adquirir a ferramenta adequada, é necessário conhecer profundamente as necessidades da empresa. Isso faz com que a tecnologia seja uma aliada na resolução dos principais problemas e não mais uma dor de cabeça para o gestor. Um sistema de gestão integrado é muito eficiente para todo o tipo de organização, assim como para todas as áreas que a compõe.

Vantagens de uma gestão estratégica e otimizada

Quando a liderança da empresa se empenha na implementação de uma gestão estratégica e realiza todas as dicas mencionadas, ela se beneficia de diversas formas.

Confira a seguir como esse modelo administrativo proporciona vantagens para o seu negócio!

Redução de custos

A diminuição de custos é o principal motivo pelo qual a maioria dos donos de empresa aceitam realizar mudanças internas. Porém, vale lembrar que a gestão estratégica também tem também essa finalidade e essa motivação voltada à sustentabilidade financeira pode ser inserida nos processos empresariais de maneira estrutural.

Nesse sentido, com a otimização dos processos, o índice de retrabalho diminui e a produção com menos custo e mais qualidade aumenta. Além disso, com o engajamento dos colaboradores, o índice de turnover (rotatividade de colaboradores) também reduz, impactando positivamente nos gastos com a folha de pagamento.

Aumento da produtividade

As inovações, as ferramentas tecnológicas e o acompanhamento dos indicadores são fundamentais para aumentar a produtividade sem perder eficiência. Dessa forma, um planejamento estratégico bem estruturado é responsável pela administração eficaz das atividades, favorecendo o estabelecimento de novas metas e o aumento da qualidade e da lucratividade do negócio.

Maior satisfação dos colaboradores

Profissionais valorizados trabalham com mais motivação e engajamento. Isso influencia diretamente questões como a produtividade, a comunicação entre os pares e as equipes e o clima organizacional se torna harmonioso e favorável a entregas de qualidade.

Consequentemente, os clientes são os mais beneficiados com essas mudanças e, em troca, o nome da empresa se destaca no mercado. Essas práticas fidelizam os consumidores — além de fortalecer sua marca e atrair novos profissionais compatíveis com sua cultura organizacional.

Crescimento exponencial

A otimização dos processos oferece maior fluidez e credibilidade nos resultados, assim como desburocratiza muitas atividades e facilita a tomada de decisões estratégicas. Essas medidas são ingredientes perfeitos para o aumento eficiente da lucratividade.

Uma gestão de qualidade deve estudar todo o ambiente macro da empresa, mas também focar nos microprocessos relacionados a cada setor, cada atividade e cada profissional. Pesquisar o que, como e para que serve cada atividade é fundamental para uma gestão eficaz dos negócios.

Enfim, tudo o que puder agregar positivamente no crescimento da empresa deve ser utilizado com o objetivo de ganhar destaque no mercado e sair à frente da concorrência.

A gestão estratégica e otimizada é baseada no dia a dia, acompanhamento, ajustes no que está bom, mensuração dos resultados e colaboratividade de todos os profissionais. Lembre-se que a gestão não se faz apenas com um indivíduo, todos devem estar com o mesmo objetivo: evoluir.

Gostou do nosso artigo? Que tal nos seguir nas redes sociais? Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram. Temos sempre conteúdos exclusivos para ajudar no crescimento do seu negócio!

Compartilhe este artigo!