Quais são os maiores benefícios do Transporte Fretado para as empresas?

Criado em: 18 de janeiro de 2023Atualizado em: 29 de janeiro de 2024Categorias: Recursos humanos6 min de leitura

É comum que os colaboradores tenham que percorrer longas distâncias para chegar ao trabalho. Para isso, as empresas geralmente oferecem o Vale-Transporte para cumprir a lei. No entanto, existe outra opção permitida pela legislação que pode substituir o VT: o transporte fretado. Neste artigo, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre essa alternativa. Continue a leitura!

O que é e como funciona o Transporte Fretado?

O Fretado é uma modalidade de transporte coletivo, em que as empresas contratam um serviço terceirizado para realizar o deslocamento diário de seus colaboradores no trajeto residência-trabalho. Este tipo de fretamento corporativo é custeado integralmente pelo empregador, visando atender, principalmente, aqueles que precisam percorrer caminhos de média ou longa distância.

Geralmente, o número de viagens, horários e usuários já são definidos no contrato, assim como o tipo de veículo adequado para cada situação, que podem ser: ônibus, micro-ônibus e vans. Vale ressaltar que independentemente do meio escolhido, os veículos precisam estar em conformidade com uma série de regulamentações que visam garantir a segurança dos passageiros.

Ou seja, o Fretado é um benefício oferecido pela empresa ao colaborador, que diariamente faz o embarque em um ponto próximo de sua casa e é levado até o local de trabalho com todo o conforto e sem a preocupação de atrasos. Lembrando que, na maioria dos casos, a viagem de retorno à residência também é garantida.

Dentro dessa esfera, existem dois tipos de fretamento que são mais comuns:

1. Fretamento particular

O modelo particular acontece quando a empresa contrata um veículo inteiro, que fará o transporte exclusivo de seus colaboradores, de acordo com uma roteirização pré-estabelecida.

Nesses casos, é importante que a Gestão do Benefício seja realizada da maneira correta, evitando gastos desnecessários. O ideal é buscar o apoio de uma empresa especializada, como a Sat, que tenha uma plataforma onde seja possível reunir todas as informações em um único lugar.

No sistema que oferecemos para nossos clientes, por exemplo, é possível fazer uma análise completa das regras de utilização, modelos de contratação, pagamento e ainda saber exatamente o momento de aumentar ou diminuir as linhas de Fretado, através de um acompanhamento mais eficiente das taxas de ocupação e ociosidade. O resultado disso? Uma economia de, em média, 15%!

2. Fretamento compartilhado

Ao contrário do Fretamento particular, nessa modalidade é possível que a empresa contrate apenas a quantidade necessária de assentos que serão utilizados, ao invés de veículos inteiros. Nesse caso, o transporte será compartilhado com qualquer pessoa, física ou jurídica, que tenha interesse na mesma rota da linha que o seu RH contratou para os colaboradores.

Quem tem direito ao benefício?

Todos os trabalhadores celetistas, ou seja, aqueles contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), têm direito ao vale-transporte. A única exceção é quando o empregador fornece transporte gratuito para o trajeto completo entre residência e trabalho, como o fretado.

Vale ressaltar que quando a empresa disponibiliza o fretado apenas para parte do deslocamento do funcionário, se torna obrigatório o fornecimento do vale-transporte complementar, com valor suficiente (proporcional) para cobrir o trecho que o fretado não atende.

Como fazer uma gestão de Fretado eficiente?

A decisão de oferecer ou não transporte fretado na empresa deve ser feita a partir da análise de uma série de fatores relevantes. Por exemplo, para os colaboradores, a comodidade é um dos principais benefícios, mas e para o empregador?

A seguir, destacamos as principais razões para sua empresa aderir a essa modalidade, além de implementar uma plataforma para a gestão do benefício:

Mais controle, mais economia

Com a tecnologia ficou muito mais fácil manter o controle sobre o benefício disponibilizado aos colaboradores. Hoje, é possível fazer uma análise completa em um sistema especializado que te sinaliza exatamente o momento certo para aumentar ou diminuir a quantidade de linhas que a empresa oferece, com base em dados como: regras de utilização, modelo de contratação e pagamentos. Todas essas medidas trazem resultados financeiros positivos com o potencial de economia média de 15%!

Todas as informações em um único lugar

Com o auxílio de uma plataforma, como a da Sat, o seu departamento pessoal ou RH pode reunir todos os dados importantes em um local só. Assim ficará muito mais fácil acessar todas as informações relacionadas ao Fretado de forma 100% online. Além disso, com as suas linhas integradas ao nosso sistema, é possível roteirizar os colaboradores contemplando o panorama de fretado e malha pública, a fim de propor um cenário mais eficiente caso constatada a necessidade.

Controle de Gastos

Você não tem certeza se está pagando o valor correto para o transportador? Com a Assessoria de Fretado você vai saber exatamente qual é o valor mensal repassado à empresa contratada para a prestação do serviço e o qual é o custo com Vale-Transporte complementar (caso o colaborador ainda precise do VT para completar o trajeto residência-trabalho).

Controle de Ocupação

Além do controle de gastos, é importante sempre checar quais são as linhas de fretado com capacidade para atender corretamente todos os seus colaboradores.

Ranking de Utilização

Além de checar o controle de ocupação, o departamento responsável pela logística deve se preocupar também com as linhas de fretado com maior taxa de ociosidade. Ou seja, com os assentos que ficaram desocupados ao longo do tempo devido a processos de contratação e demissão.

Mais eficiência no Processo Seletivo e App para Check-In

Esse tópico é um bônus para explicar por que você deve nos escolher para melhorar a gestão das linhas de Fretado da sua empresa.

Nós oferecemos mais dois serviços importantíssimos que devem ser levados em consideração no momento da decisão final, que são: o Mapa da Contratação e o App da Sat.

O Mapa da Contratação nada mais é do que um direcionador para tornar o Processo Seletivo mais assertivo e eficiente nas admissões de novos colaboradores. Usando essa ferramenta sua equipe de recrutamento será capaz de roteirizar os candidatos, dando prioridade para o uso das linhas de fretado da sua empresa. Consequentemente, você evita gastos desnecessários com Vale-Transporte complementar e garante o melhor deslocamento para os futuros contratados, reduzindo também a taxa de rotatividade (turnover).

E para tornar o serviço ainda mais completo, nós oferecemos também um app para o colaborador realizar o Check-In embarcado diariamente, durante a utilização do fretado. Isso significa mais segurança e mais praticidade tanto para quem utiliza o benefício, quanto para a empresa, que terá a certeza de que toda a operação está fluindo corretamente.

Está pensando em implementar a solução do Transporte Fretado na sua empresa? Clique aqui e converse com especialistas.

Compartilhe este artigo!