Gestão de fretados: como deixar as linhas mais eficientes?

Criado em: 17 de março de 2020Atualizado em: 31 de maio de 2022Categorias: Vale-Transporte6 min de leitura

Garantir que a gestão do transporte corporativo seja eficiente vai muito além de economia nos custos relacionados ao benefício. Conseguir implantar um sistema arrojado, que garanta caminhos rápidos, livres de trânsito e, preferencialmente, confortáveis, tem impactos positivos na própria produtividade da empresa.

Imagine a seguinte cena. Seus funcionários têm metas a cumprir e realizam um trabalho que exige foco e dedicação. Porém, muitos deles moram longe da sede da empresa e utilizam serviços de fretamento para chegar ao trabalho.

Porém, os fretados saem em horários pouco cômodos, o que faz os colaboradores terem de acordar muito cedo. Ainda por cima, os pontos de parada exigem utilizar o transporte público. Soma-se a isso o trânsito caótico do horário de pico, tanto na chegada quanto na saída do trabalho.

Mas, qual é o resultado? Estresse e preocupação todos os dias ― uma combinação de fatores que afeta o bem-estar e a saúde mental dos colaboradores.

Então, uma das formas de minimizar os impactos do trajeto para o trabalho na produtividade de seus funcionários é adotar a gestão de fretados. Acompanhe as próximas linhas e entenda por que vale a pena investir nessa solução.

Qual a importância da gestão de fretados?

Adotar a gestão de fretados em sua empresa ocasiona diversas vantagens para a organização, seus colaboradores e a própria sociedade. Confira alguns motivos para adotar essa estratégia.

Redução de custos diretos e custos indiretos

O primeiro impacto sentido pela gestão de fretados é com relação à redução dos custos diretos e indiretos da empresa. No primeiro caso, com a otimização de rotas e controle da utilização, os custos com o fornecedor do fretado diminuem, assim como gastos com vale-transporte.

Já com relação aos custos indiretos, podemos citar, por exemplo, a redução dos gastos com horas extras indevidas por aqueles colaboradores que usam aleatoriamente o benefício. Uma vez que ocorre o monitoramento do uso, eles ficam mais atentos à gestão do tempo em suas jornadas de trabalho e se preocupam em voltar para casa sem contratempos, utilizando o fretado.

Eficiência produtiva

Como a gestão de fretados procura utilizar as melhores rotas para deslocamento dos veículos, evita-se que os colaboradores fiquem presos no caótico trânsito e sejam afetados pelo cansaço físico.

Com isso, sua viagem torna-se mais tranquila. Eles podem utilizar esse tempo em atividades de maior bem-estar, como ler, ouvir música ou mesmo descansar durante o trajeto. Mas, ao chegar ao trabalho, sem dúvida, estão mais dispostos e produtivos.

Inovação no RH

Abraçar a transformação digital e implantar soluções em tecnologia é essencial para tornar o RH ou departamento pessoal mais proativo e estratégico.

Ao adotar uma solução em gestão de fretados, além de estar com todas as informações dos beneficiários na palma das mãos, o RH consegue ser mais funcional, por ter uma visão por região do mapa de contratação e trabalhar naquelas vagas que, porventura, estejam ociosas. Assim, é possível ter mais eficiência e racionalização, em processos que geram resultados inovadores.

Sustentabilidade

Em um tempo em que estamos falando sobre controle de emissão de CO2 na atmosfera, a gestão de fretados também auxilia que sua empresa tenha foco na sustentabilidade, diminuindo a poluição, uma vez que a roteirização otimiza o percurso e reduz o tempo de rodagem dos veículos.

Como deixar as linhas mais eficientes?

A resposta para essa questão está na utilização da tecnologia. Por meio de um sistema de gestão de fretados associado a um moderno banco de dados com a malha viária das cidades, é possível fazer a roteirização do transporte e ter o controle otimizado dos itinerários, de forma contínua.

A partir disso, é possível implementar um projeto de gestão de fretados que permita visualizar por completo o presente cenário da empresa, principalmente na proporção entre linhas atuais e colaboradores. Assim, é possível propor melhorias financeiras (com a redução de linhas ou quilometragem) e na performance de atendimento (ao aproximar as linhas dos bairros, facilitando o embarque dos colaboradores).

A gestão de fretados também permite que seja diminuída a chamada “ociosidade da linha”, ao realizar algumas alterações no trajeto, de maneira a incluir colaboradores que utilizam o transporte público. Mas, esse aumento na aderência justifica o custo do fretado e ajuda e diminuir os gastos com vale-transporte.

Além disso, é possível saber o comportamento dos colaboradores que estão utilizando as respectivas linhas — por exemplo, controlando a taxa de frequência —, bem como aferir quais são os custos necessários no caso de um complemento de vale-transporte.

Também, os colaboradores conseguem verificar em tempo real o deslocamento do veículo e, até mesmo, fazer o check-in por meio de um aplicativo em seus smartphones.

Como as soluções em gestão de fretados da Sat podem ajudar?

Atuando em 3 frentes ― melhores trajetos, economia e segurança ―, a SAT desenvolve projetos de gestão de fretados de acordo com o perfil e necessidades de sua empresa. Para isso, contamos com a melhor estrutura sistêmica e alguns dos engenheiros de projeto mais bem-preparados do mercado, que atuam com o intuito de criar um método consultivo para cada tipo de cliente e oferecer os melhores resultados.

Além disso, os setores comercial e de projetos atuam em sincronia para entregar e implantar o projeto de sua empresa no melhor tempo. Mas não para por aí. Ou seja, uma vez implantada a gestão de fretados, contamos com o sistema de continuidade de gestão, a fim de agregar valor aos processos de recrutamento e seleção, bem como reavaliação periódica das linhas disponíveis. Tudo isso por meio das nossas plataformas digitais ou aplicativo.

A SAT deseja que você alcance a mais completa gestão de fretados por meio de:

  • controle total de suas linhas de fretado: linhas de fretado conectadas ao melhor caminho de transporte público;
  • melhorias em roteiros já implantados: para quem já tem o serviço de fretados, nossas soluções analisam os roteiros e sugerem otimizações;
  • gestão de custos: otimização de custos com melhorias nas rotas e formas de utilização dos fretados;
  • tranquilidade para os usuários: um serviço simples, inteligente e eficiente garante um deslocamento sem problemas.

Em suma, o melhor das soluções em gestão de fretados da Sat é que qualquer empresa que já ofereça o benefício do fretamento aos seus colaboradores pode de tornar nossa cliente, não importa o tamanho da organização. Como nossos projetos são personalizados, garantimos a oferta de um trabalho justo e adequado a cada infraestrutura.

Quer saber como adotar nosso sistema de gestão de fretados em sua empresa? Entre contato conosco agora mesmo!

Compartilhe este artigo!