Recrutamento e seleção Sat: entenda como funciona essa solução

Criado em: 6 de março de 2020Atualizado em: 31 de maio de 2022Categorias: Recursos humanos6 min de leitura

Chegar a um consenso sobre qual candidato melhor se encaixa nas necessidades de sua empresa vai muito além de uma análise profunda de currículo e de concluir que o profissional está perfeitamente adequado ao fit cultural da organização. Por isso, é tão importante compreender como funciona o recrutamento e seleção.

Por mais que um candidato aparente ser o colaborador que a empresa mais deseja, essa escolha pode representar um ônus maior do que o esperado, se o cálculo dos benefícios trabalhistas não for realizado com eficácia antes de o contrato de trabalho ser assinado. Então, o trabalhador acaba ficando “caro” para a empresa ― um alto custo que pode levar até mesmo à sua demissão.

Para que esse tipo de erro não seja recorrente, o RH precisa encontrar soluções que facilitem o cálculo prévio das despesas com benefícios trabalhistas. Como o transporte entra obrigatoriamente nesse cálculo, a ferramenta de Recrutamento e Seleção Sat pode contribuir muito.

Vamos entender do que ela se trata e quais os benefícios para o cálculos do vale-transporte? Acompanhe as próximas linhas.

Por que a mobilidade urbana deve estar em pauta durante uma contratação?

Um dos maiores desafios que as empresas têm durante seus processos de recrutamento e seleção é a mobilidade urbana, por diferentes motivos.

Em primeiro lugar, como a produtividade de um profissional está diretamente atrelada ao descanso, bem-estar e incentivo, pode ser uma decisão equivocada contratar esse talento se as condições de mobilidade não forem fáceis. Por exemplo, se ele morar longe demais ou não tiver modais de transporte que facilitem o deslocamento.

Se for um transtorno o deslocamento entre a residência e o local de trabalho, em pouco tempo esse profissional se sentirá desmotivado e estressado, o que terá impactos diretos no desempenho de suas funções e acabará prejudicando a empresa e ele próprio.

Por outro lado, mesmo que o colaborador more relativamente perto da empresa, se tiver de fazer diferentes conexões para chegar ao trabalho, isso também pode representar um custo maior para a empresa e também gerar estresse.

Em muitos casos, porém, se houver boas condições de transporte, a distância pode acabar sendo irrelevante. Ainda que o colaborador more um pouco longe da empresa, com acesso fácil a modais de transporte, trajeto livre de trânsito e confortável, chegar ao trabalho deixa de ser um problema.

Mas como saber de tudo isso? Bem, aí entra a ferramenta de Recrutamento e Seleção SAT.

Como surgiu o Recrutamento e Seleção Sat?

A ferramenta surgiu justamente para que as empresas conseguissem chegar a um cálculo de vale-transporte mais coerente, que não prejudique os colaboradores nem represente ônus para as organizações.

Então, ao longo de 22 anos de experiência em lidar com tecnologias para recursos humanos, a SAT chegou a uma solução que possibilita calcular de forma rápida o melhor tempo de deslocamento do colaborador ao menor custo para a empresa.

Mas como isso pode ser feito? A resposta é simples. Antes de chamar os candidatos para uma entrevista de emprego, você pode consultar o sistema de Recrutamento e Seleção da SAT e observar quais daqueles profissionais teriam uma oferta mais atrativa de modais de transporte público ou fretados.

Isso faz com que o RH tenha uma visão mais técnica e correta já no processo seletivo, além de garantir tranquilidade para o colaborador chegar ao trabalho ― tudo online, tudo rápido!

A ferramenta de Recrutamento e Seleção Sat foi moldada de acordo com as necessidades de mercado. Ou seja, ao longo de sua atuação, foram observadas e testadas por empresas de renome na área de contratações.

Graças a algoritmos especialmente desenvolvidos, foi criado um sistema que permite aos recrutadores pesquisar em poucos segundos a melhor rota em termos de custo, tempo e benefício.

Funciona assim: o recrutador acessa a ferramenta via web de qualquer dispositivo (PC, tablet, smartphone etc.) e informa o endereço do candidato e posto de trabalho. Em 15 segundos, o sistema aponta a melhor rota.

Quais são suas funcionalidades?

Por meio da ferramenta de Recrutamento e Seleção SAT, você terá acesso às seguintes funções.

Previsão de despesas

Evite surpresas na hora de contratar um novo colaborador. Com a ferramenta é possível saber antecipadamente os gastos com vale-transporte de todos os candidatos.

Simulação online

Sem precisar fazer download de nenhum programa, você pode fazer a simulação de rotas de qualquer lugar do país, já que todas as informações estão disponíveis online.

Banco de dados poderoso

Mais de 30 mil linhas de transporte público, de diferentes modais do país todo, atualizadas constantemente, permitem que você saiba como seu futuro colaborador vai se locomover.

Cálculo estratégico

Com a ferramenta, você consegue calcular o custo do vale-transporte e o tempo de deslocamento de seu candidato, a fim de tomar a decisão certa. Além disso, com a função 5+ é possível escolher os 5 locais mais próximos de seu candidato.

E seus diferenciais?

Confira, agora, quais diferenciais fazem do Recrutamento e Seleção SAT uma solução de ponta.

Melhor experiência para o colaborador

A SAT não quer entregar apenas um resultado que privilegia baixar as despesas das empresas com vale-transporte. A solução também abraça o colaborador, a fim de que ele receba informações com as melhores sugestões de transporte, ao menor custo-benefício para seu deslocamento diário, e tenha um excelente experiência em seu trajeto.

Implantação imediata

Não há burocracias para a implantação da ferramenta. A proposta de contrato foi formulada de maneira simplificada para facilitar a adesão dos clientes e evitar desentendimentos. Uma vez realizada a assinatura, a ferramenta fica disponível para utilização imediata.

Uma ferramenta para qualquer empresa

Não importa se sua empresa tem 5 ou 1.500 colaboradores. Como a proposta de contratação é baseada em pacotes de consultas, é certeza de que a SAT tenha o pacote ideal para a realidade de sua organização.

Por que a Sat?

Para fazer uma gestão de benefícios trabalhistas eficaz, você precisa contar com empresas e profissionais que entendem do assunto. Esse é o caso da SAT, que está acostumada a entregar não apenas a melhor tecnologia, mas também a melhor experiência na gestão de transporte e tem clientes gigantes, como a Atento e Tivit. São duas décadas de trabalho e mais de 6 mil colaboradores atendidos.

Se você chegou até aqui, certamente deve ter interesse em saber mais detalhes sobre essa solução em gestão de vale-transporte. Então, não perca tempo e conheça já a ferramenta de Recrutamento e Seleção Sat.

Compartilhe este artigo!