Como funciona a Roteirização de Vale-Transporte e quais são as vantagens desse processo?

Criado em: 24 de janeiro de 2023Atualizado em: 7 de março de 2024Categorias: Vale-Transporte5 min de leitura

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre a Roteirização de Vale-Transporte? Continue lendo e confira como essa prática pode ajudar a melhorar os seus resultados financeiros e otimizar processos operacionais internos relacionados à gestão do benefício.

No texto você vai encontrar respostas para as perguntas:

  • O Vale-Transporte é obrigatório?
  • O que é a Roteirização de Vale-Transporte?
  • Quais as vantagens da Roteirização para a sua empresa?

O Vale-Transporte é obrigatório?

Por lei, a empresa tem que cumprir a obrigatoriedade de conceder o benefício a todos os contratados que possuam vínculo empregatício. O valor deve ser determinado de acordo com a necessidade do colaborador para o deslocamento do trajeto residência-trabalho e vice-versa. A quantia deve ser antecipada e não pode ser paga em dinheiro, exceto nos casos em que o fornecedor do VT não possua crédito em estoque. Entenda melhor sobre o assunto no artigo “Qual a regra para desconto do Vale-Transporte?”

O que é a Roteirização de Vale-Transporte?

A Roteirização de Vale-Transporte é uma solução que foi desenvolvida por nós em 1997 com o objetivo de assegurar às empresas que o valor pago por ela ao usuário de VT está correto, através de uma gestão mais eficiente do benefício.

Mas como isso funciona na prática?

Através da Plataforma de Serviços Sat, conseguimos analisar toda a malha de transporte público e determinar com precisão qual é o melhor caminho para cada um dos seus colaboradores. Ao acessar o software, o cadastro do trabalhador será integrado ao nosso sistema de Roteirização que combinará o endereço residencial com as informações das empresas que oferecem o serviço de locomoção coletiva, garantindo que a compra do VT esteja sempre certa.

Quais as vantagens da Roteirização para a sua empresa?

Essa prática resulta em diversos benefícios não só para o processo de gestão do Vale-Transporte, mas também ao desempenho geral dos departamentos da empresa, principalmente o financeiro. Listamos abaixo os principais.

Redução de custos e Economia imediata

Objetivamente, com rotas mais inteligentes e atualizações automáticas de linhas, tarifas e integrações, o seu RH poderá oferecer um caminho melhor ao colaborador. A roteirização aliada à Gestão de Saldos poderá reduzir os custos com o Vale-Transporte, pois será possível checar se há acumulação indevida de créditos e, assim, ajustar o valor repassado ao colaborador mensalmente de acordo com esse excesso.

Nossos clientes conseguem uma economia imediata de em média 15% somente com a Roteirização! Porém se houver o interesse pelo serviço completo de Assessoria de Vale-Transporte essa porcentagem pode dobrar, alcançando uma média de 35%!

Prevenção ao mau uso do Vale-Transporte

A acumulação de créditos de Vale-Transporte pode se tornar um problema financeiro e operacional para sua empresa. Infelizmente, por falta de conhecimento ou má-fé, alguns colaboradores podem usar o benefício para outros fins além do trajeto residência-trabalho.

Nesse sentido, a Roteirização é uma solução que permite ao RH repassar somente a quantia que atende as reais necessidades do usuário do VT. Dessa forma, é possível prevenir o mau uso do Vale-Transporte e minimizar os riscos do repasse irregular do valor a terceiros.

No entanto, mesmo com a Roteirização, pode ser que surjam casos de mau uso. Nesse cenário, será mais fácil identificar quem é a pessoa e providenciar ações de conscientização ou punição legal se houver a continuidade do desregramento.

Rapidez e otimização dos processos

Antes, a roteirização do Vale-Transporte precisava ser realizada manualmente, colaborador por colaborador, e por isso exigia muito esforço do profissional responsável pela área de benefícios.

Com a tecnologia, esse processo pôde ser automatizado. Isso significa que, com o uso da plataforma correta, as tarefas repetitivas são deixadas de lado, e as informações são entregues ao RH com muito mais assertividade, rapidez e sem a necessidade de ajustes manuais.

Essa automação também garante que as rotas sejam eficientes e que o valor pago ao colaborador esteja correto., o que reduz o risco de fraudes para a empresa e proporciona uma melhor experiência para os funcionários.

Outro ponto importante em tudo isso, é que com a otimização do fluxo de gestão do Vale-Transporte, o departamento terá mais tempo disponível para focar na execução de demandas mais estratégicas, que exigem atenção no dia a dia da empresa.

Impacto na qualidade de vida

Para o RH, menos exaustão com tarefas repetitivas. Para o colaborador, caminhos mais inteligentes com o melhor custo-benefício. Afinal, se o desconto em folha é feito de acordo com a necessidade do colaborador, isso significa que, caso encontrarmos uma rota melhor o valor descontado pode diminuir.

Além disso, os percursos que conseguimos traçar analisam questões como linhas, tarifas e baldeações e, assim, torna possível reduzir o tempo gasto no transporte, ou – no caso do fretado – no trânsito, resultando em mais qualidade de vida e mais oportunidades para o trabalhador se dedicar às questões importantes da vida pessoal, por exemplo.

Mais segurança

Investindo na Roteirização, a empresa consegue determinar antecipadamente o valor que deverá ser disponibilizado para cada colaborador, o que ajuda em sua preparação financeira para o mês seguinte. Isso também traz a segurança de que será capaz de cumprir com a lei do Vale-Transporte, oferecendo o benefício para todos os usuários de VT.

Além disso, para os funcionários se estabelece a segurança de que eles terão o suporte necessário do empregador para se deslocarem até o trabalho, sem precisar pagar a passagem do seu próprio bolso.

Se você está pensando em implementar a Roteirização do Vale-Transporte em sua empresa após ver todas as vantagens que esse processo oferece para a gestão do benefício, clique aqui agora mesmo e saiba como podemos te ajudar.

Compartilhe este artigo!