Rede profissional: saiba como usar o LinkedIn na atração de novos talentos!

Criado em: 14 de outubro de 2019Atualizado em: 31 de maio de 2022Categorias: Gestão, Recursos humanos6 min de leitura

Imagine uma base de profissionais talentosos a espera de uma nova ou boa oportunidade de trabalho. Com certeza, obter esse “acervo” é o sonho de todo recrutador. Desde que o Linkedln se tornou a principal rede profissional do mundo, foi aberto um “baú de tesouros”. Recentemente, esse portal divulgou que tem mais de 575 milhões de usuários. Sem dúvida, uma grande ferramenta para atração de talentos.

Porém, para usufruir dos benefícios do Linkedln é necessário conhecer as suas funcionalidades. Preparamos este artigo para ajudar você a usar essa rede profissional com maestria. Acompanhe!

Quais são as principais características do Linkedln?

O Linkedln é uma plataforma muito prática — e este é um dos principais motivos do seu sucesso. Além disso, a plataforma viabiliza a criação de um bom networking, além do acesso às diversas oportunidades de carreira.

Para facilitar ainda mais a vida dos recrutadores e daqueles que querem expor suas qualificações profissionais, o Linkedln disponibiliza uma série de ferramentas (pagas e gratuitas).

Recursos e funcionalidades

Uma dessas ferramentas é a Company Page, que permite a criação de um perfil detalhado da organização. Por meio dela, é possível deixar a marca mais atrativa para novos talentos e aumentar as chances de boas contratações.

Outra funcionalidade é a dos Empregos Patrocinados. Funciona assim: a organização produz um anúncio pago com a descrição e os benefícios de uma vaga de trabalho. Em seguida, ele é disponibilizado para um grande número de usuários.

Além dessas, o LinkedIn também conta com o Talent Finder, apresentando recursos que facilitam a rotina do recrutador. Isso acontece por meio do envio de um “inMail” para os contatos do Linkedln e a visualização de perfis estendidos. Neste recurso há mais opções de filtros, que ampliam a possibilidade de achar profissionais mais estratégicos.

Por fim, podemos apontar a ferramenta Branded Index como uma aliada na construção da reputação virtual do negócio. Afinal, o recurso mensura a popularidade da empresa no Linkedln. Quanto maior for esse índice, cresce também o destaque da organização na plataforma. Sem dúvida, uma ótima maneira de otimizar as estratégias de marketing do processo seletivo, não acha?

Se fôssemos elencar as funcionalidades que mais agradam aos recrutadores, com certeza a Recruiter Corporate também estaria nessa lista. A ferramenta funciona como um canal de assinaturas com vários pacotes de serviços. Por meio dela, é possível acessar nomes, perfis de candidatos compatíveis, contatos do inMail e até criar alertas de pesquisa por vagas.

Como usar o LinkedIn na atração e retenção de talentos?

Se antes as empresas reinavam soberanas no comando de um processo seletivo, hoje os candidatos estão com esse poder. Em vista disso, as empresas usam estratégias de contratação para que os profissionais as escolham entre a concorrência.

Nesse cenário, o Linkedln tem se mostrado um verdadeiro parceiro para atrair e contratar os melhores candidatos. A questão é: como utilizar essa plataforma a favor do recrutamento?

Comunique-se com os usuários

A empresa pode se transformar em uma criadora de conteúdo e publicá-los no perfil corporativo ou no Linkedln Pulse. Vale criar artigos, infográficos, apresentações em slides ou vídeos — tudo vai depender do objetivo da sua empresa. Dessa forma, a organização consegue montar uma estratégia de marketing de conteúdo na própria rede.

O principal objetivo disso é atrair candidatos com informações relevantes sobre a área de atuação da empresa, mostrando autoridade e gerando valor para a marca. Além disso, os conteúdos publicados têm a capacidade de engajar o usuário com a marca e fazê-lo compartilhar as postagens com os seus contatos. Já pensou em como isso aumenta as chances de divulgação de uma vaga?

Falando em engajamento, o apelo visual das imagens pode resultar em uma grande visualização de um determinado conteúdo. Foi exatamente isso que mostrou um estudo realizado pela Hubspot. De acordo com os dados apresentados, as imagens aumentam a popularidade e a taxa de comentários de uma postagem em 98%.

Sendo assim, o ideal é investir em conteúdos interessantes, bem direcionados para o perfil dos candidatos desejados pela empresa e com imagens que estimulem a interação e o interesse do leitor.

Trabalhe o posicionamento da empresa

Como explicamos nos tópicos anteriores, a ferramenta Company Page é a mais indicada para posicionar a empresa no Linkedln. Afinal, ela permite a exibição das características e dos diferenciais do negócio. Por outro lado, algumas ações devem ser tomadas para otimizar essa funcionalidade e dar o destaque que a marca merece.

Para ampliar a exposição orgânica da empresa, por exemplo, é interessante interligar todos os funcionários no Linkedln. Quando isso é feito, a Company Page cria um link clicável dentro do perfil de cada colaborador. Uma tática incrível, não acha?

Também existe a possibilidade de mobilizar a equipe para a divulgação de um conteúdo. Neste caso, os colaboradores podem fomentar boas discussões que envolvam temas postados ou relacionados com a empresa. Igualmente importante para o posicionamento da marca é a estratégia de SEO e a criação de uma URL otimizada.

Com ambos os recursos, a empresa é encontrada com mais facilidade pelos talentos que estão procurando uma vaga promissora. Por isso, a combinação de uma palavra-chave adequada ao anúncio de uma vaga e uma URL simples que use o nome da empresa podem atrair a atenção de muitos usuários.

De que forma o Linkedln otimiza o processo de recrutamento?

Todas as funcionalidades do Linkedln ajudam não só na pesquisa por profissionais e na visibilidade da empresa, mas também nas estratégias de um processo seletivo mais efetivo. Podemos dizer que as etapas dessa prática são otimizadas reduzindo o consumo de tempo e elevando a produtividade dos recrutadores.

Por fim, a contratação é mais bem direcionada, pois acontece com base na tecnologia encontrada na própria plataforma. Desse modo, os erros na admissão de um colaborador são substituídos pela contratação de profissionais que se adéquem a cultura interna do negócio.

O que achou do nosso artigo? Entendeu como a rede profissional Linkedln pode atrair grandes talentos para o processo seletivo da sua empresa? Agora, aproveite para conhecer também 6 práticas que vão melhorar o seu processo de recrutamento. O que acha?

Compartilhe este artigo!