Início>O que é o processo de mapeamento de talentos? Saiba quais os benefícios

O que é o processo de mapeamento de talentos? Saiba quais os benefícios

Criado em: 13 de novembro de 2020Atualizado em: 27 de maio de 2022Categorias: Recursos humanos3 min de leitura

Fazer uma gestão eficiente de capital humano é um dos principais desafios do setor de RH nos últimos anos. Mas, graças a sistemas como o mapeamento de talentos, esse processo ficou mais fácil, além de trazer resultados realmente otimizados.

Ficou interessado e quer saber como esse processo pode ajudar o seu negócio na prática? Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o mapeamento de talentos e os benefícios gerados para as empresas. Confira!

O que é o processo de mapeamento de talentos?

Em primeiro lugar, é importante entender que o mapeamento de talentos é um método de planejamento e gerenciamento de talentos que pode ser aplicado a curto, médio e longo prazo nas empresas. Ou seja, ele é muito usado por profissionais de RH, esse processo ajuda na identificação, desenvolvimento, valorização e incentivo de colaboradores.

Na prática, eles funcionam como guias visuais que auxiliam no desenvolvimento de um cenário de mercado, como também permite encontrar o perfil de profissional ideal e otimizar a gestão de cargos dentro do seu negócio.

Quais são os benefícios para as empresas?

O uso do mapeamento de talentos pode trazer diversos benefícios para as empresas. Com ele, é possível explorar potenciais candidatos de forma mais eficiente dentro de um setor, assim como fazer realocações cada vez mais acertadas, sempre que isso for necessário.

Também conhecido como mapeamento de perfil, esse processo contribui para o alinhamento dos colaboradores de uma empresa com o padrão ideal necessário para atingir uma determinada estratégia ou meta do negócio. Assim, fica muito mais fácil identificar o perfil de talento mais adequado para cada vaga.

Quais são as etapas desse processo?

Agora que você já sabe o que é e quais são os benefícios do mapeamento de talentos, que tal entender como ele funciona na prática? A seguir, listamos as principais etapas para implementar esse sistema no seu negócio.

Definir a estratégia

O primeiro passo para trabalhar com um bom mapeamento de talentos é definir qual será a estratégia utilizada. Para isso, será necessário identificar quais são as metas e objetivos do seu negócio nos próximos anos, assim como as necessidades de habilidades e demandas atuais.

Avaliar a escolha do talento

Como é feita a escolha e a manutenção de talentos por sua equipe de RH? É preciso contar com um processo eficiente e objetivo, que passa por um planejamento de sucessão, planos claros de desenvolvimento profissional, assim como o monitoramento de perfis disponíveis no mercado.

Desenvolver métodos de mapeamento

Após passar pelas etapas de planejamento e avaliação de cenário, será preciso desenvolver um método de mapeamento adequado para a realidade e a necessidades da sua empresa. Para isso, é importante contar com um sistema que crie uma demanda de talentos para a sucessão e o crescimento da organização.

Incrível, não é mesmo? Como você pôde perceber, o mapeamento de talentos é uma estratégia super interessante para gerenciar e contribuir com o crescimento dos colaboradores do seu negócio. Siga o nosso passo a passo e descubra a melhor forma de adequar esse processo às demandas da sua empresa.

E agora que você já sabe tudo sobre mapeamento de talentos, que tal descobrir como reter esses colaboradores na sua empresa? Leia o nosso próximo post e confira 5 dicas incríveis que podem te ajudar.

Quer saber mais dicas sobre gestão de pessoas e recursos humanos? Então, siga-nos nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

Compartilhe este artigo!

Postagens relacionadas