Você sabe como melhorar sua gestão de tempo no trabalho? Veja aqui!

Criado em: 12 de setembro de 2019Atualizado em: 31 de maio de 2022Categorias: Gestão3 min de leitura

A gestão de tempo é um desafio para muitos empregados. As empresas estão priorizando a produtividade e a eficiência para conseguir resultados mais expressivos. Essa tendência exige dos funcionários uma maior capacidade de organização para administrar as tarefas e executá-las no prazo estipulado.

À medida que um colaborador adota ações com foco em ser mais ágil e em aumentar a qualidade dos serviços prestados, maiores são as chances de ele ser reconhecido e de conquistar uma promoção. Muitas companhias desejam empregados com esse perfil para bater metas e fidelizar clientes.

Pensando nisso, neste post, destacamos algumas iniciativas importantes que ajudam uma equipe a gerenciar o tempo de forma mais inteligente. Confira!

Automatize processos

Muitas tarefas repetitivas e manuais podem ser automatizadas. Para isso, o primeiro passo é mapear os processos organizacionais. Assim, uma empresa tem um maior conhecimento das rotinas de trabalho e mais condições de identificar gargalos.

Essa iniciativa cria um ambiente favorável para promover mudanças que tornarão os serviços mais ágeis e simples de serem executados. Além disso, contribui para os colaboradores dedicarem um tempo maior para atividades estratégicas para a companhia, o que aumenta as chances de todos atingirem um melhor desempenho.

Invista em tecnologia

Para automatizar uma série de tarefas, é imprescindível aplicar recursos financeiros em sistemas e capacitação da equipe. Uma empresa necessita estar atenta à transformação digital — que consiste no uso de ferramentas de tecnologia da informação (Big Data, Inteligência Artificial etc.) — a fim de estar mais próxima do seu público-alvo, melhorar a tomada de decisão e reduzir custos.

Ignorar o avanço tecnológico é um erro que deve ser evitado ao máximo. Se uma organização deseja ser mais competitiva, deve ter como uma das prioridades aperfeiçoar os serviços e o atendimento ao cliente por meio de recursos de TI.

Classifique as tarefas por prioridade

Não adianta contar com sistemas avançados e um nível elevado de automatização caso as atividades não sejam classificadas por ordem de importância. Essa medida favorece uma gestão de tempo mais inteligente no ambiente de trabalho, porque ajuda a equipe a ter um foco maior em resultados.

Quando não existem tarefas a serem priorizadas, é maior o risco de o colaborador tentar fazer várias ações ao mesmo tempo e não executá-las devidamente. A partir do momento em que são definidas as prioridades, os funcionários ficam mais envolvidos com as demandas e são mais produtivos.

Anote pendências e prazos

Mesmo que um colaborador seja bastante ágil e esforçado, há tarefas que serão concluídas nos próximos dias ou meses. Em outras palavras, não é possível dar conta de tantos compromissos no mesmo dia. Esse aspecto prova a necessidade de ter um controle das pendências e dos prazos para resolvê-las.

Por meio de um aplicativo ou pelo tradicional papel, você registra o que deve ser executado futuramente em ordem de prioridade. Isso vai ajudá-lo a ficar mais concentrado em resolver as tarefas e com menos riscos de perder a atenção, em virtude de finalizá-las no tempo previsto.

Reserve horários para as pausas

Os momentos de repouso no ambiente de trabalho são importantes, porque evitam o cansaço excessivo e a falta de concentração em concluir as tarefas. Você pode, por exemplo, reservar 10 minutos a cada uma hora para relaxar e conversar um pouco com os colegas de trabalho.

Recarregar as energias é uma forma de combater o estresse e manter a produtividade em um excelente patamar. Além disso, propicia fazer uma gestão de tempo que considera suas habilidades, suas limitações e o uso de softwares que agilizam as demandas, como os desenvolvidos pela Sat.

Se você está interessado em conhecer soluções para facilitar a rotina da sua empresa, entre em contato conosco agora mesmo. Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas!

Compartilhe este artigo!