Roteirização de vale-transporte Sat: quais os benefícios para sua empresa?

Criado em: 13 de maio de 2020Atualizado em: 27 de maio de 2022Categorias: Vale-Transporte6 min de leitura

O vale-transporte figura entre os benefícios mais caros a serem pagos pelas empresas. E a cada reajuste, a folha de pagamento torna-se mais onerosa, já que, embora o colaborador possa contribuir com essa despesa, a legislação mantém o teto de 6% do salário.

Um exemplo de como o vale-transporte gera um gasto enorme para as organizações aconteceu em São Paulo em 2018. Enquanto os bilhetes de trens metrô e ônibus, à época, custavam R$4,30 se comprados avulsos, ao serem pagos pelo benefício, saíam a R$4,57. Ou seja, o motivo da diferença é que as empresas passaram a arcar com impostos antes pagos pelo governo estadual e municipal.

Decisões como essa deixam as empresas inteiramente vulneráveis às imposições do governo. Embora sejam contestáveis até mesmo por ações judiciais, esse é um processo longo e que não impede o aumento imediato do custo com o benefício.

Sendo assim, as empresas precisam encontrar meio de otimizar a gestão de vale-transporte, a fim de que consigam arcar com os valores corretos e evitar gastos excessivos. Uma delas é a roteirização de vale-transporte ― solução eficiente oferecida pela Sat.

Vamos entender do que se trata e como ela pode trazer benefícios para sua empresa?

O que é a roteirização de vale-transporte da Sat?

Uma cena muito comum nas etapas de contratação de um novo colaborador é que este, ao assinar o contrato, preencha um formulário de vale-transporte no qual indica os modais de transporte público utilizados para se deslocar de sua residência para o trabalho, e vice-versa.

Porém, não é raro que o departamento pessoal ou RH não confira essas informações a fim de checar se é a forma mais prática, rápida e barata de realizar o trajeto, o que pode acabar interferindo nos cálculos para a emissão do benefício.

É aí que entra a roteirização de vale-transporte da Sat. Um sistema especialmente desenvolvido para a consulta de rotas de transporte. Isso permite que as empresas confirmem as informações fornecidas pelo colaborador e consigam as melhores rotas para ele.

Por exemplo, com as informações inseridas na plataforma ou app, o sistema faz um cruzamento com o banco de dados do transporte público e encontra o melhor caminho para o colaborador. Para isso, leva em conta diferentes variáveis ― pode ser o trajeto mais curto, com menor número de baldeações, mais longo, porém mais rápido etc.

Em seguida, é gerado o valor para recarga dos cartões de transporte, que pode ser comparado aos gastos informados originalmente pelo colaborador. Tudo de forma rápida, automatizada e segura.

Quais os benefícios de implantar essa solução?

Além da possibilidade de diminuição dos custos, a roteirização de vale-transporte permite que as empresas conquistem uma padronização para o fornecimento do benefício, com pagamento correto, justo e homogêneo aos colaboradores. Também, a solução facilita a identificação e pagamento do tipo de bilhete ideal para o recém-admitido, evitando compra incorreta do benefício.

Ainda, o sistema procura oferecer as melhores alternativas de trajeto que propiciem uma excelente experiência ao colaborador, por exemplo, ao menor custo e maior comodidade. Isso evita que ele perca ele perca tempo fazendo um trajeto mais longo ou pague mais do que o necessário.

Outro ponto positivo, para a empresa, é que no caso de uma ação judicial por parte do colaborador, a roteirização de vale-transporte torna-se uma prova documental de que o benefício foi fornecido corretamente.

Resumidamente, podemos destacar que a roteirização de vale-transporte beneficiará sua empresa e colaboradores em 3 aspectos:

  1. Economia: a economia com vale-transporte pode chegar a 21%, e você tem a garantia de que o benefício será usado corretamente.
  2. Interação: o colaborador pode confirmar se a rota está correta, e pedidos de alteração podem ser deferidos, após análise.
  3. Rota correta: o sistema SAT tem o banco de dados mais completo da malha de transporte público brasileiro, com mais de 30 mil linhas cadastradas e atualizadas.

Como acontece a implementação da roteirização de vale-transporte da Sat?

Após a assinatura da proposta, que é feita de forma rápida e simples, sua empresa tem acesso à solução e pode escolher por diferentes modalidades de uso. A cada nova contratação, os dados são inseridos no sistema e, como vimos, a rota é fornecida.

Ainda, há a opção de ter um aplicativo que permite ao colaborador visualizar sua rota e modais de transporte e interagir, confirmando ou contestando a opção fornecida. Vale ressaltar que as indicações de rota não são definitivas, ou seja, o colaborador tem a oportunidade de contestar a opção indicada e, se sua justificativa proceder, pode ser substituída.

Por fim, o colaborador valida a opção indicada. Para isso, pode utilizar os seguintes meios:

  • formulário físico, feito por sua empresa com supervisão da SAT;
  • contratação de um especialista da SAT para esse fim;
  • por intermédio do app.

Mas, durante todas as fases de implementação do sistema de roteirização de vale-transporte, a Sat garante a participação e orientação de uma equipe de especialistas.

Por que escolher a Sat?

A larga experiência de mais de 20 anos de atuação da Sat em gestão de transporte corporativo trouxe um aprendizado de mercado que a diferencia de outras empresas mais jovens. Ou seja, ao observar as demandas das companhias e trabalhar com gigantes como Atento e Tivit, desenvolveu ampla tecnologia e metodologia de trabalho arrojada.

A Sat tem abrangência nacional, conta com profissionais especializados e atendimento adequado às necessidades de cada cliente. Ou seja, um diferencial importante, resultado do contato com clientes dos mais diversos setores do mercado.

Em números, somente na solução de roteirização de vale-transporte, no último ano foram realizadas 96 mil roteirizações, as quais geraram uma economia de 61 milhões de reais na emissão do benefício.

Se você chegou até aqui, deve estar pensando que é hora de ampliar a gestão do transporte dos seus colaboradores. Sem dúvida, a Sat tem a solução ideal para o que você precisa e vai fornecer todo o suporte necessário ao alcance de suas metas. Os pilares do trabalho são agilidade, economia, liberdade e segurança para você e seus profissionais.

Gostaria de conhecer em detalhes como funciona nossa solução em roteirização de vale-transporte? Então, acesse já nosso site!

Compartilhe este artigo!