Como a roteirização de transporte pode tornar suas contratações mais efetivas? Descubra!

Criado em: 19 de março de 2020Atualizado em: 27 de maio de 2022Categorias: Vale-Transporte6 min de leitura

A redução de gastos e a qualidade de vida dos empregados no ambiente de trabalho são importantes para as empresas. Isso porque são fatores que influenciam nos resultados, o que torna a roteirização de transporte uma atividade necessária para as organizações.

Em cidades com trânsito mais intenso, é fundamental que haja um cuidado com o tempo gasto para um empregado chegar ao local de trabalho. Dependendo da situação, o deslocamento pode ser motivo de bastante estresse. Um funcionário irritado e cansado tende a produzir menos e a ter mais dificuldades de assimilar as demandas.

Neste post, destacaremos como funciona o processo de roteirização de transporte e os benefícios que essa iniciativa proporciona às companhias. Confira!

Entenda o que é roteirização de transporte

Consiste no processo que analisa qual é o melhor caminho para fazer um trajeto. Essa ação é muito relevante para as empresas, uma vez que contribui para verificar o tempo que os funcionários vão gastar para sair de casa e chegar ao trabalho.

Se não houver um estudo detalhado, é praticamente inviável ter uma dimensão ampla das alternativas disponíveis para os colaboradores estarem na companhia no horário combinado. Também é relevante que o trajeto contribua para os funcionários estarem mais dispostos fisicamente e emocionalmente para executar as tarefas.

Com base nas informações coletadas no estudo, a empresa pode adotar alternativas que facilitem o deslocamento dos empregados. Por exemplo, uma farmácia tem duas filiais em uma cidade e constatou que o colaborador da unidade A mora mais perto da filial B. Nesse caso, pode ser feita uma realocação para proporcionar mais facilidade de locomoção e menos desgaste para esse funcionário.

Opções

A partir da roteirização de transporte, podem ser utilizadas várias opções a fim de criar maior comodidade aos funcionários. Uma delas é o incentivo ao carro compartilhado, em que dois ou mais colaboradores usam o mesmo veículo para chegar ao trabalho.

Para você entender melhor esse procedimento, vamos dar um exemplo. Um funcionário chamado Paulo e mais três colegas da mesma empresa moram no mesmo bairro e optam pelo carro para ir à companhia. Em vez de os 4 empregados irem sozinhos em carros diferentes, eles vão juntos em um mesmo veículo.

Dessa forma, todos saem ganhando por uma série de motivos. O primeiro é que haverá menos desgaste com o trânsito, visto que terá uma menor quantidade de carros na via. O segundo envolve a questão da sociabilidade, o que torna o ambiente de trabalho mais leve e descontraído. Afinal, a convivência diária ajuda a criar laços de amizade entre os colaboradores.

Outro benefício para os empregados está ligado à questão financeira. Ou seja, vai acontecer menos gastos com combustível. Esses fatores justificam uma empresa a incentivar os colaboradores a utilizar o carro compartilhado.

A roteirização de transporte também pode incentivar o uso de linhas de fretado. Algumas companhias têm um grande quantitativo de funcionários que vivem em outras cidades ou que atuam em horário de risco, como os trabalhadores que saem depois das 23 horas.

São situações em que a organização pode diminuir um percentual do vale-transporte para contemplar os trabalhadores com vans ou ônibus para levá-los até suas casas. Porém, é necessário ter muito cuidado ao implantar essa medida.

Para não haver problemas, sugerimos que haja uma estudo detalhado sobre a legislação do vale-transporte. Ela abrange a Lei 7.418/1985 e o Decreto 95.247/1997, que devem ser lidos com bastante atenção.

Parceria

A roteirização de transporte pode contribuir para uma organização fazer parcerias com empresas de transporte público ou privado. Nas principais cidades brasileiras, há companhias de táxi que priorizam clientes corporativos com a oferta de descontos especiais.

É uma alternativa que pode ser adotada, já que minimiza as possibilidades de um colaborador ficar irritado por causa da atitude de outros motoristas no trânsito. Além disso, essa parceria mostra que a empresa está preocupada com a qualidade de vida dos funcionários. Sem dúvida, é um aspecto que favorece o engajamento.

Saiba como a roteirização é importante na contratação

Muitas corporações estão avaliando não apenas o currículo e a postura do candidato na hora de contratar. Isso devido ao fato de elas também estarem considerando o tempo em que o futuro funcionário gasta para chegar ao local de trabalho.

Essa preocupação tem como justificativa o motivo de que a produtividade do empregado pode ser bastante afetada pela demora em estar no horário marcado na companhia. À medida que fica mais distante do emprego, maiores são as chances de o colaborador enfrentar dificuldades de ser pontual em virtude de imprevistos (chuvas fortes, manifestações, acidentes provocados por outros motoristas etc.).

Esse aspecto tem feito muitas empresas considerarem o local de residência como um fator importante na hora de escolher um empregado. Por isso, a roteirização de transporte tem se tornado um recurso cada vez mais valioso.

Fique atento aos benefícios da roteirização

Ao adotar com sucesso uma avaliação da rota a ser feita pelos funcionários para chegar ao trabalho, uma organização obtém uma série de vantagens. Uma delas é reduzir o número de faltas dos colaboradores por causa de situações atípicas (greve de ônibus, enchentes, entre outras).

A roteirização também contribui para reduzir os gastos com vale-transporte. Afinal, haverá um detalhamento perfeito de como o funcionário pode chegar ao trabalho por meio do transporte coletivo.

Essa procedimento também pode ser útil para uma maior interação dos funcionários por meio do carro compartilhado. Essa prática cria uma maior proximidade entre colegas de setores diferentes.

Conforme os funcionários fizerem novas amizades no ambiente de trabalho, mais dispostos eles estarão para passar o dia na empresa. Sem dúvida, isso influencia no estado emocional e favorece o aumento na produtividade.

Outro aspecto valioso é que amenizar o desgaste dos trabalhadores para chegar à empresa é uma medida inteligente para gerar mais qualidade de vida no trabalho. O bem-estar dos colaboradores é imprescindível para alcançar as metas e motivá-los a buscar resultados mais ousados.

Com planejamento, é possível adotar a roteirização de transporte e proporcionar benefícios não apenas para a companhia, mas também para os trabalhadores. As empresas precisam desse procedimento para serem mais competitivas e capazes de engajar a equipe.

Se pretende melhorar a performance do RH, vale a pena conferir 6 práticas essenciais para melhorar o processo de recrutamento. Estar informado é um passo importante para vencer novos desafios!

Compartilhe este artigo!