Entenda mais sobre o recrutamento e seleção, uma prática dos Recursos Humanos!

Criado em: 14 de outubro de 2019Atualizado em: 31 de maio de 2022Categorias: Gestão, Recursos humanos3 min de leitura

O primeiro passo para o sucesso de uma empresa é a realização de processos de recrutamento e seleção efetivos, capazes de contratar talentos compatíveis com a cultura e objetivos do negócio. Essa é uma competência cada vez mais exigida da equipe de Recursos Humanos.

Profissionais de RH precisam de muitas qualidades e ferramentas que otimizem as etapas e forneçam as informações necessárias para uma contratação eficiente, a fim de reduzir o turnover e evitar custos com demissões e novas contratações.

Neste texto, vamos explicar sobre a gestão de RH, suas principais funções e algumas dicas importantes de boas práticas no recrutamento e seleção. Não perca!

Gestão de Recursos Humanos

O RH é o setor responsável por todas as questões referentes ao corpo funcional da empresa. Sua principal finalidade é cuidar para que os colaboradores estejam alinhados com a cultura organizacional, elaborando estratégias para atrair, desenvolver e reter os melhores talentos para impulsionarem o crescimento da instituição.

Principais funções do setor

Para que tudo esteja em conformidade, o Recursos Humanos atua nas seguintes questões:

  • motivação;
  • engajamento,
  • retenção dos talentos;
  • treinamento e desenvolvimento;
  • plano de carreira;
  • políticas internas;
  • avaliação de desenvolvimento;
  • recrutamento e seleção.

Com essas atribuições, o RH passa a atuar de forma cada vez mais estratégica nas instituições, pois detém grande parte das informações necessárias para a evolução do negócio: os dados sobre cada colaborador da empresa.

É por isso que realizar contratações de qualidade são importantes para a tomada de decisões táticas na organização.

Boas práticas no Recrutamento e Seleção

Um processo seletivo eficiente vai além de um bom currículo e uma entrevista de qualidade, pois com a necessidade de pessoas compatíveis com a missão, os valores e as metas empresariais, as habilidades comportamentais se tornam tão importantes quanto as técnicas.

Para auxiliar o gestor de RH na realização do recrutamento, separamos alguns pontos importantes para o sucesso do processo.

Ferramentas adequadas

Sistemas de RH estão se tornando essenciais para uma seleção de qualidade, pois muitos já realizam a triagem dos currículos de acordo com os requisitos pré-cadastrados, otimizando essa etapa com agilidade, imparcialidade e em conformidade com as regras.

Análise da vaga

Dê atenção especial na descrição da vaga antes de anunciá-la. Relacione apenas o que o setor de destino considera mais importante nos requisitos técnicos e não deixe de enumerar as habilidades comportamentais necessárias. Lembrando que o foco é o alinhamento dos candidatos com a cultura da empresa.

Inclusão da liderança

Para realizar o desenho do perfil ideal é importante que o RH inclua na etapa o líder do setor que solicitou a vaga. Dessa forma, a seleção será mais direcionada e com maior probabilidade de eficiência na escolha do candidato adequado.

Comunicação e transparência

O RH deve informar, desde o início, quantas e quais serão as etapas do processo seletivo. Manter a transparência na comunicação é importante para criar uma experiência positiva nos candidatos e divulgar a empresa. Mesmo que o profissional não seja aprovado, continuará se candidatando nas próximas oportunidades.

Feedback

Tão importante quanto as dicas anteriores, fornecer um retorno aos talentos em cada etapa é fundamental para criar vínculos positivos com os candidatos, pois mostra que a empresa tem uma gestão humanizada, atraindo sempre mais profissionais em seus processos.

Uma gestão estratégica de Recursos Humanos deve ser baseada em um recrutamento e seleção capazes de atrair e contratar profissionais com perfil aderente à cultura do negócio e, com isso, criar e transformar equipes de alta performance, com pessoas motivadas, engajadas e produtivas, preparadas para serem fundamentais no crescimento institucional.

Siga-nos nas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) e acompanhe publicações sobre esse e outros temas importantes na área de Recursos Humanos e Departamento Pessoal, aprimorando seus conhecimentos!

Compartilhe este artigo!

Um comentário

  1. […] Em suma, um relatório gerencial consiste em um conjunto de dados sobre determinado acontecimento. Por exemplo, você pode preparar um relatório sobre a aquisição de novos talentos, incluindo itens como: o custo e o tempo gastos ao longo do processo de R&S. […]

Deixe seu comentário