Como motivar uma equipe? Saiba o que mantém um profissional motivado

Criado em: 11 de fevereiro de 2020Atualizado em: 31 de maio de 2022Categorias: Desenvolvimento pessoal6 min de leitura

Saber como motivar uma equipe pode ser o maior diferencial entre uma organização que se destaca no mercado e outra que não consegue crescer. Afinal, os colaboradores têm um papel muito importante no sucesso de um negócio.

Mas, se você atua na gestão de pessoas, já deve ter notado que nem sempre um bom salário é o grande atrativo para um profissional aceitar uma vaga ou continuar ocupando seu posto. Então, o que será que pode realmente manter a motivação de um time de talentos?

Neste texto, vamos compartilhar com você alguns fatores que contribuem para formar e manter equipes mais motivadas e engajadas na empresa. Por isso continue a leitura e confira!

Clima organizacional harmônico

Algo que vêm contando bastante para a satisfação dos profissionais dentro de uma organização é o chamado clima organizacional. Esse conceito define a visão que os colaboradores têm do ambiente corporativo.

Para ter um clima organizacional harmônico, é fundamental que os valores da empresa estejam presentes de forma prática no dia a dia. Do contrário, esse pode ser um fator de desmotivação.

Situações, como falta de respeito e empatia, assédio moral, preconceito, nível alto de estresse e de competitividade, têm um impacto extremamente negativo no clima interno. Fatores como esses acabam sendo muito mais observados pelos profissionais do que um bom salário.

Quando falamos das gerações Y e Z, essas questões são ainda mais relevantes, pois representam a falta da qualidade de vida que eles buscam. Por isso, é necessário trabalhar para um ambiente corporativo que seja seguro e traga bem-estar e satisfação para os talentos.

Possibilidade de crescimento na empresa

A maioria dos profissionais dá valor à possibilidade de crescimento. Na hora de elaborar estratégias de como motivar a equipe, é interessante conversar com os gestores e analisar a implementação de um plano de carreira para os colaboradores.

Saber que pode “chegar a algum” lugar traz mais engajamento para o indivíduo, já que ele vai ter um objetivo final claro e metas a serem cumpridas até chegar lá.

Atualmente existem diversas metodologias que ajudam a traçar o caminho de um talento dentro da corporação. A carreira em linha, por exemplo, oferece, ao fim, a possibilidade de gestão de um setor ou de especialização em uma área.

Já a carreira em W permite que o profissional se desenvolva com mais flexibilidade, podendo ser tanto gestor quanto especialista no futuro. Por fim, a carreira em rede permite a experiência em diversas áreas e o colaborador tem uma vivência bastante dinâmica dentro da organização.

Programas de treinamento e desenvolvimento

A valorização do capital humano é um dos fatores principais quando o assunto é motivar uma equipe. A empresa precisa mostrar que se preocupa com seus colaboradores e reconhece a importância deles para o negócio.

Investir em programas de treinamento e desenvolvimento é uma das maneiras de dar valor aos integrantes do quadro de funcionários. A gestão pode optar por cursos esporádicos e treinamentos que ajudem na capacitação e atualização da equipe.

Por outro lado, os gestores também podem escolher a implementação de um programa de educação corporativa, em que os profissionais tenham livre acesso a desenvolvimento pessoal e profissional. Esse caminho é extremamente benéfico, já que gera uma cultura de aprendizagem na empresa e os times de talentos se tornam muito mais precisos em seu trabalho.

Facilidades no dia a dia

A rotina que envolve o trabalho muitas vezes se torna um fardo para o colaborador. Muitas pessoas precisam enfrentar um longo percurso dirigindo ou em um transporte público para chegar à empresa. Outras ainda têm que estudar ou cuidar de filhos após o turno terminar. Alguns cargos lidam com pressões diárias e prazos apertados.

Por esses motivos, garantir algumas facilidades no dia a dia dos profissionais pode ser um grande diferencial e gerar maior bem-estar, motivando a continuar na empresa e fazer um bom trabalho.

Benefícios, como o transporte em fretados da corporação ou mesmo a possibilidade de home office em alguns dias da semana, podem aliviar a rotina. Além disso, dentro do prédio os colaboradores podem encontrar espaços de descanso e lazer para momentos mais descontraídos e leves em meio às responsabilidades do trabalho.

Benefícios adequados ao perfil

Quem quer saber como motivar equipes na empresa precisa entender de vez a importância dos benefícios corporativos como ferramentas de valorização e de engajamento. Eles são grandes trunfos da organização, mas, para serem realmente eficientes, precisam ser adequados corretamente ao perfil dos talentos.

Os benefícios precisam ser interessantes para o público-alvo e agregar valor à remuneração-base. É necessário fazer um estudo prévio do perfil dos funcionários, entendendo quais vantagens podem ser mais atrativas. Outro caminho interessante é criar pacotes de benefícios flexíveis, onde cada um possa escolher os ideais para seu estilo de vida.

Reconhecimento das conquistas

Imagine trabalhar por anos em um lugar e não ver reconhecimento do seu trabalho por parte da gestão? Esse é um erro de comunicação grave que muitas empresas cometem, gerando desmotivação nos colaboradores e, muitas vezes, o desligamento.

Para evitar esse cenário de profissionais sem autoconfiança e ânimo para vencer desafios, a organização precisa buscar a criação de uma cultura de reconhecimento.

Dar feedbacks construtivos e elogiar desempenhos satisfatórios precisa se tornar uma parte da rotina interna. Isso vai não apenas motivas as equipes, como também melhorar o relacionamento entre líderes e liderados.

Ao descobrir como motivar uma equipe, sua organização vai experimentar vantagens como:

  • maiores índices de satisfação entre os colaboradores;
  • maior retenção de talentos e menor rotatividade de funcionários;
  • equipes mais criativas e engajadas nos propósitos da empresa;
  • times de talentos performando com alto desempenho e aumentando a produtividade.

Como você viu, a maior parte de como motivar uma equipe passa pela valorização dos profissionais. E essa valorização não acontece apenas por meio de salários altos, mas também pela qualidade de vida oferecida a cada colaborador.

Esperamos que nossas dicas ajudem você a elevar a motivação dos talentos em sua organização. Já que o treinamento de pessoas é um dos caminhos para a motivação, que tal descobrir alguns motivos a mais para investir nesse tipo de iniciativa? Confira, então, agora mesmo, o texto especial que separamos sobre o assunto.

Compartilhe este artigo!

Um comentário

  1. A. U 24 de setembro de 2020 at 18:32

    Ótimo conteúdo! Gostaria de deixar uma leitura complementar sobre como motivar a sua equipe, caso queira dar uma olhadinha: https://bannet.com.br/blog/geracao-de-leads-como-ferramenta-de-vendas-para-motivar-sua-equipe/

Os comentários estão desativados