Conheça 4 tendências do RH do futuro para aplicar em sua empresa

Criado em: 7 de fevereiro de 2020Atualizado em: 31 de maio de 2022Categorias: Gestão3 min de leitura

Não é segredo para ninguém que o mercado de trabalho se reinventa constantemente à medida que diferentes tecnologias são desenvolvidas e novos conceitos são estudados. E quando falamos sobre o RH do futuro, por exemplo, existem diversas tendências que prometem movimentar e revolucionar o setor nos próximos anos.

Quer saber o que esperar do futuro RH? A seguir vamos listar as 4 principais tendências e novidades da área para os próximos anos. Continue a leitura, confira e inspire-se!

1. Big Data

Em um mundo que gera aproximadamente 25 milhões de terabytes por dia, o Big Data surge como uma solução eficiente para analisar dados e transformá-los em relatórios, planilhas e informações realmente relevantes para os mais variados setores das empresas.

No setor de RH, essa tecnologia promete otimizar a seleção e recrutamento de novos talentos, agilizar a análise de currículos e documentações, dentre outras atividades que fazem parte da rotina dessas equipes. Para isso é importante saber quais métricas e indicadores serão analisados e de que forma eles podem impactar os processos do seu negócio.

2. Inteligência emocional

O futuro RH está cada vez mais preocupado com a saúde emocional dos seus colaboradores. Isso porque, quanto mais equilibrados emocionalmente, mais produtivos e comprometidos com o trabalho os talentos costumam ser.

Nos últimos anos o mercado percebeu a importância de contar com indivíduos que sabem lidar com as suas próprias emoções e conviver de forma positiva em grupo. Diante desse cenário, a tendência é que as empresas invistam em treinamentos e capacitações para estimular a inteligência emocional de suas equipes.

3. People Analytics

Como o próprio nome sugere, o conceito de People Analytics está relacionado com o uso estratégico e automatizado de dados para avaliar o desempenho ou comportamento de pessoas. Logo, ele é uma peça super importante para o futuro da gestão de pessoas e promete ocupar um espaço de destaque nas empresas.

Quando usado corretamente, essa ferramenta pode ajudar a avaliar informações internas que são super relevantes para o trabalho do RH, como a taxa de rotatividade de colaboradores, a produtividade das equipes e muito mais!

4. Employer Branding

Por último, mas não menos importante, o Employer Branding é uma tendência que está focada na experiência dos colaboradores dentro das empresas. Isso porque as empresas já entenderam que, além de encantar os seus clientes, é preciso criar um apelo interno para manter as equipes engajadas com a marca.

Essa tecnologia busca criar uma identidade cultural que seja capaz de envolver e encantar os colaboradores e isso é feito a partir da valorização dos profissionais, sistemas de planos de carreira, investimento em benefícios, programas de incentivo e reconhecimento dos esforços pessoais.

Bem bacana, não é mesmo? Como podemos perceber, estar atento ao RH do futuro é essencial para não ficar atrás da concorrência e perder espaço no mercado. Por isso, lembre-se de se manter sempre atualizado e por dentro das novidades do seu segmento.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe esse post em suas redes sociais e faça com que mais pessoas tenham conhecimento sobre este assunto!

Compartilhe este artigo!

5 Comentários

  1. […] uma gestão eficiente de capital humano é um dos principais desafios do setor de RH nos últimos anos. Mas graças a sistemas como o mapeamento de talentos, esse processo ficou mais […]

  2. Consultoria Empresarial 10 de julho de 2020 at 13:57

    Um dos setores mais importantes da empresa é o RH e ter uma equipe especializada no assunto é ainda melhor, contratar uma equipe de fora da empresa para prestar consultoria é de grande relevância pois trara outra visão de mercado para os colaboradores. Gostei muito da matéria o blog é excelente.

  3. […] RH é um setor estratégico para uma empresa, afinal, suas ações recaem diretamente no principal ativo da organização: o […]

  4. Nicole Silva 10 de março de 2020 at 13:27

    Sempre é bom estar por dentro das tendencias atuais e do futuro, muito boa essa materia nos ajuda a ficar por dentro de tudo.

    • Sat 13 de março de 2020 at 14:14

      Olá, Nicole! Ficamos felizes em saber que as matérias do blog da Sat ajuda você no dia a dia. Obrigado

Os comentários estão desativados