Entenda como as dinâmicas de grupo podem motivar a equipe

Criado em: 23 de janeiro de 2020Atualizado em: 31 de maio de 2022Categorias: Desenvolvimento pessoal6 min de leitura

O alcance de resultados em uma empresa depende de uma série de fatores que, de uma forma ou de outra, estão interligados. Pense, por exemplo, nos processos internos necessários para a criação de ofertas qualificadas. Além de contar com uma infraestrutura adequada, a empresa precisa dispor de colaboradores motivados e alinhados à sua cultura.

Em outras palavras, isso significa que o grupo de profissionais envolvido, além de competente, precisa se comportar de modo a criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Por conta disso, um dos papéis mais importantes do departamento de recursos humanos é manter um movimento constante de otimização do clima organizacional.

Nesse sentido, as dinâmicas de grupo são ferramentas cada vez mais valorizadas pelas companhias, graças aos benefícios que podem trazer para a performance das equipes. Quer saber mais sobre o assunto?

Neste artigo, vamos definir o conceito de dinâmica de grupo, falar sobre suas vantagens e passar dicas para sua aplicação. Confira!

O que é uma dinâmica de grupo?

A dinâmica de grupo é uma atividade muito realizada nos processos seletivos de empresas, especialmente para simular um problema que precisa ser solucionado de forma coletiva. Embora seja conhecida pelo uso na fase de seleção de talentos, ela também pode ser utilizada para fortalecer laços, desenvolver competências e motivar as equipes já existentes.

A atividade se caracteriza por uma abordagem lúdica, que é empregada para estimular a participação dos colaboradores. Quando realizadas dentro das empresas, essas dinâmicas podem contar com objetivos diversos, que não precisam estar ligados ao trabalho colaborativo. Um dos mais comuns é incentivar a motivação.

Independentemente do objetivo, é preciso entender que esse tipo de exercício deve, acima de tudo, respeitar as características do participante. Alguns indivíduos podem se sentir expostos ou inseguros quando passam por uma atividade que os força além de seus limites. Quando isso acontece, o efeito obtido é o reverso.

Sendo assim, a aplicação de dinâmicas de grupo depende, antes de tudo, de um entendimento profundo sobre as peculiaridades da empresa e de seu corpo de colaboradores. Se realizada com excelência, essa pode ser uma abordagem fundamental para otimizar o clima organizacional, como mostraremos no próximo tópico.

Qual é o papel das dinâmicas de grupo no clima organizacional?

Antes de qualquer coisa, é fundamental entender o que é o clima organizacional e como ele interfere no desempenho das empresas. Posto de forma simples, trata-se da percepção que os colaboradores têm sobre a empresa, algo que é construído a partir da vivência cotidiana no ambiente de trabalho, experimentando suas políticas, valores e coisas do tipo.

A necessidade de dar atenção a esse fator vem da influência direta que ele causa na produtividade e eficiência dos colaboradores. Um clima organizacional qualificado é aquele que proporciona às equipes todos os elementos necessários para uma performance satisfatória, desde a estrutura até a relação entre indivíduos dentro da companhia.

E em que ponto as dinâmicas de grupo entram nesse cenário? Ora, como já sugerimos, elas podem ser utilizadas como uma ferramenta para otimizar o clima da empresa. Isso acontece a partir da integração de colaboradores, do incentivo ao trabalho em equipe, do aumento da motivação e, principalmente, da potencialização do engajamento entre os setores.

Sendo assim, as dinâmicas podem funcionar como um modo de combater um problema identificado, como a falta de motivação, ou de aprimorar um ambiente que já é positivo. O fundamental é que o responsável por sua realização tenha uma meta bem-definida e a aplique de acordo com as particularidades das equipes.

Quais dinâmicas de grupo podem ser aplicadas em sua empresa?

Os modelos de aplicação de dinâmicas de grupo, assim como seus objetivos, variam bastante. Por isso, separamos alguns dos principais tipos que podem ser utilizados para impactar seu clima organizacional. Acompanhe!

Dinâmica do desafio

Encarar desafios, mesmo os desconhecidos, é uma das qualidades mais buscadas em um profissional. Por isso, estimular esse tipo de comportamento é algo que pode ser bastante benéfico para a gestão, já que estimula os colaboradores a lidarem com os desafios cotidianos com mais confiança, aumentando a probabilidade de sucesso.

Esse modelo de dinâmica é um dos mais populares. Isso se dá pela simplicidade com que pode ser realizado e pelo fator surpresa, que costuma agradar os participantes. Funciona assim: no local designado, você deve dividir, por meio de sorteio, a equipe em dois grupos iguais.

Forme um grande círculo alternando os integrantes de cada grupo, de modo que ninguém fique ao lado de um companheiro do mesmo time. Coloque uma música para tocar e entregue uma caixa para qualquer um dos participantes. Explique que, dentro dela, existe um grande desafio a ser cumprido.

Instrua os participantes a passarem a caixa de mão em mão, explicando que a movimentação deve parar quando a música cessar. Quem estiver com a caixa na mão nesse momento deverá cumprir o desafio ou submeter seu grupo à perda de pontos. Já se a missão for cumprida, a equipe ganhará pontos extras.

Quando a música parar, adicione uma nova regra: a pessoa “escolhida” ganha a opção de passar o desafio para outro participante. Se isso acontecer, essa pessoa ganha a mesma alternativa e assim se sucede até que alguém opte por abrir a caixa.

Para a surpresa de quem aceitar o desafio, a caixa estará cheia de bombons ou outros itens agradáveis. Assim, além do divertimento, uma mensagem fica bem clara: é melhor encarar um desafio do que delegá-lo para outros.

Dinâmica da ilha do tesouro

Essa dinâmica tem como objetivo principal desenvolver o trabalho em equipe e motivar os colaboradores a cumprirem desafios. Para realizá-la, estabeleça uma premiação, que pode ser uma caixa de chocolate. Posicione-a em uma das extremidades da sala, separe a equipe em duplas e faça com que cada uma fique em pé em cima de uma folha de jornal.

Posicione as duplas lado a lado e explique que elas devem utilizar o papel para chegar ao outro extremo da sala, onde está a premiação, sem tocar os pés no chão. O jornal pode ser movido livremente, mas não pode ser rasgado ao meio. Além disso, quem exceder os limites da folha será desclassificado.

Determine um tempo máximo para o cumprimento da tarefa e deixe claro que, caso duas duplas cheguem ao mesmo tempo, dividirão a premiação. Assim, a única forma de cumprir o objetivo é convidar outra dupla a subir em seu jornal, colocar o vazio mais adiante e repetir o movimento até chegar ao prêmio.

Caso ninguém entenda o truque antes do tempo-limite, interrompa o exercício e explique como ele poderia ser finalizado. Isso abrirá espaço para uma rica discussão sobre a colaboração entre equipes para o alcance de metas conjuntas.

Controlar e otimizar o clima organizacional é uma das funções fundamentais de um departamento de RH. Nesse cenário, as dinâmicas de grupo surgem como ferramentas valiosas para trabalhar a falta de motivação, estimular o trabalho em grupo ou mesmo para estreitar as relações entre os colaboradores. O resultado é um impacto extremamente positivo nos resultados em médio e longo prazo da companhia.

Como você viu, habilidades técnicas não são as únicas qualidades essenciais para a produtividade de um colaborador. Neste post, falamos sobre o que é a inteligência emocional e como ela pode ser trabalhada. Confira!

Compartilhe este artigo!