Estresse no trabalho: quais as consequências e como evitar?

Criado em: 10 de outubro de 2019Atualizado em: 31 de maio de 2022Categorias: Desenvolvimento pessoal, Recursos humanos5 min de leitura

Prazos apertados, reuniões, apresentações de relatórios, pressão da chefia e metas de produtividade. Como não se estressar? Ao longo dos anos, a lógica do ambiente corporativo pode até ter feito com que o estresse no trabalho parecesse algo normal, mas não é!

Neste texto, queremos compartilhar com você quais são as condições que levam ao estresse no ambiente organizacional, as consequências desse quadro e como evitá-lo para ser uma pessoa psicologicamente mais saudável.

Continue a leitura e veja como isso pode melhorar sua qualidade de vida!

Como o estresse é influenciado pelo trabalho?

Uma pesquisa recente da International Stress Management Association (ISMA-BR) mostrou que o Brasil está em segundo lugar no mundo em relação a profissionais com alto nível de estresse.

São pessoas afetadas pela Síndrome de Burnout, uma condição extrema de estresse que acaba incapacitando o indivíduo de fazer suas tarefas. Infelizmente, o trabalho pode ser um grande agente de estresse na rotina, afinal, passamos grande parte dos nossos dias em um ambiente corporativo.

Alguns fatores podem acabar tornando esse espaço hostil, contribuindo para gerar ou agravar o estresse no trabalho. Entre eles, podemos citar:

  • excesso de pressão;
  • metas inatingíveis;
  • acúmulo de funções;
  • jornadas longas demais;
  • preconceito e assédio;
  • falta de comunicação;
  • relações interpessoais danosas.

Quais são as consequências no ambiente corporativo?

Passar oito horas diárias em um ambiente que tem problemas como os citados acima certamente prejudica a saúde física e psicológica. O estresse no trabalho é apenas a ponta do iceberg quando falamos das consequências para os profissionais e para a empresa.

Veja abaixo o que pode acontecer com um profissional que está estressado no trabalho.

Ficar desmotivado

Nem sempre o estresse no trabalho se manifesta com profissionais gritando irritados uns com os outros. Por vezes, a desmotivação é a principal característica desse quadro.

Se suas atividades na empresa não te motivam mais e você está apenas contando as horas para ir para casa ou os dias para as férias, isso pode ser um sinal de estresse.

Ter baixa produtividade

Ter um desempenho abaixo do esperado é outra consequência para um profissional que está estressado. Isso pode acontecer tanto por conta da desmotivação quanto por causa do excesso de pensamentos estressantes que acabam impedindo o foco no trabalho.

Fazer uma má gestão

É extremamente comum vermos pessoas estressadas em cargos de gestão. O estresse nesses casos é ainda pior, já que não influencia apenas o trabalho individual.

Gestores estressados acabam passando esse sentimento para suas equipes, “contaminando” o ambiente e, por vezes, descarregando tensões de maneira equivocada nos integrantes do time.

O resultado pode ser catastrófico, afinal, a produtividade de todos os funcionários pode acabar sendo comprometida.

Desenvolver Burnout

Chegar ao ponto de desenvolver um quadro extremo como o Burnout é a consequência máxima do estresse no trabalho. Essa doença, reconhecida recentemente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta 32% dos trabalhadores no país, segundo estimativas.

O profissional que desenvolve a Síndrome de Burnout apresenta sintomas físicos e psicológicos, como dores de cabeça constantes, alterações bruscas de humor, problemas gastrointestinais, falta de confiança e perspectiva e, em casos mais graves, até depressão.

Como evitar o estresse no trabalho?

Avaliando as consequências para o indivíduo e para a empresa, você já deve ter notado o quão importante é elaborar estratégias para evitar o estresse no trabalho.

Para ajudar, separamos algumas iniciativas que você pode adotar e incentivar em sua organização. Confira abaixo!

Evitar levar trabalho para casa

O excesso de demandas em um departamento pode acabar fazendo com que um colaborador ou gestor leve parte do trabalho para terminar em casa.

Seja terminar uma papelada ou montar um relatório, é preciso evitar misturar os problemas corporativos no seu ambiente pessoal e familiar. Quem faz isso acaba se privando do tempo que deveria ser de descanso e lazer.

Dormir bem

Por falar em descanso, muitas pessoas não dão o devido valor às horas de sono, mas é fundamental lembrar que elas são importantes para o bem-estar.

De acordo com especialistas, o sono tem o poder de regular o organismo, repor as energias e potencializar a memória. Por esses e outros motivos, dormir com qualidade pode evitar o estresse.

Adotar técnicas de relaxamento

Para quem já se encontra em um quadro de estresse, é preciso rever hábitos e adotar ações que ajudem no relaxamento.

Aprender técnicas de respiração é uma medida simples que pode influenciar positivamente a rotina, já que vai ajudar a controlar a ansiedade e desacelerar os batimentos em picos de estresse.

Atividades como meditação igualmente ajudam a desestressar e ter mais qualidade de vida. Exercícios físicos como caminhada, corrida e natação também são excelentes, além de trazerem outros inúmeros benefícios para a saúde.

Planejar a rotina

Sabemos que a ansiedade é uma das grandes causadoras ou agravadoras do estresse. Muitas vezes, as demandas do dia a dia contribuem para gerar um sentimento de descontrole para o profissional.

Quando a rotina de compromissos no trabalho é desorganizada, as chances de estresse acabam sendo maiores. Para driblar isso, o ideal é adotar um planejamento de médio prazo e um organizador de tarefas para o dia.

Esse alinhamento vai permitir que você coloque o foco em uma tarefa por vez e não crie ansiedade por conta das outras situações a serem resolvidas.

Colaborar para um ambiente mais saudável

O que você pode fazer para promover um ambiente menos favorável ao estresse? No trabalho, cada profissional pode desempenhar um papel que contribua para um clima organizacional mais saudável.

Veja algumas dicas:

  • ter mais empatia nas relações interpessoais;
  • promover ou incentivar momentos de lazer com os colegas de trabalho;
  • trabalhar em equipe para equilibrar as demandas e não sobrecarregar ninguém;
  • desenvolver uma comunicação mais transparente e propositiva.

Mais do que identificado, o estresse no trabalho precisa ser combatido. Afinal, pode gerar um impacto extremamente prejudicial para o profissional, para a equipe e para os resultados gerais de uma empresa.

Esperamos que este conteúdo tenha sido esclarecedor para você. Temos certeza que ele pode ajudar outras pessoas também, por isso, que tal compartilhá-lo em suas redes sociais?

Compartilhe este artigo!