Qual o papel do departamento de RH em uma empresa?

Criado em: 29 de novembro de 2019Atualizado em: 31 de maio de 2022Categorias: Gestão, Recursos humanos3 min de leitura

Ao longo dos anos, a forma como o departamento de RH tem sido visto dentro das empresas mudou bastante. Antes excessivamente burocrático, agora ele tem se tornado cada vez mais estratégico para contribuir com o crescimento da organização.

Você entende completamente o papel do RH em uma empresa? Neste texto, vamos abordar as responsabilidades desse setor, os profissionais que o integram e os benefícios de uma área de Recursos Humanos bem estruturada. Continue a leitura e confira!

O que é o departamento de RH e quais são suas funções?

O RH é o setor da empresa responsável por cuidar do que há de mais valioso na organização: o capital humano. O bom desempenho dele vai influenciar indicadores como retenção de talentos, produtividade e satisfação de profissionais, que são imprescindíveis para o sucesso de um negócio.

Entre as atribuições do departamento de RH, podemos mencionar:

  • atração e seleção de novos talentos;
  • processo de integração de contratados (onboarding);
  • fortalecimento e disseminação da cultura organizacional;
  • treinamento e desenvolvimento de pessoas;
  • estratégias de retenção de talentos (sugestão de benefícios, manutenção de um bom clima organizacional);
  • avaliações de desempenho;
  • acompanhamento de indicadores de performance.

São muitas funções, certo? Em muitas empresas, o RH ainda é mesclado com o setor de Departamento Pessoal e acaba ficando responsável também pela parte burocrática, como gestão de benefícios, folha de pagamento e folha de ponto.

Para dar conta de tantas demandas, uma equipe de RH conta com diversos profissionais. Em geral, eles são, hierarquicamente:

  • diretor;
  • gerente;
  • coordenadores (de RH e de recrutamento e seleção);
  • analistas (de desenvolvimento, de recrutamento, de cargos e salários, de benefícios).

Quais os benefícios de um RH bem estruturado?

Entender as funções do RH e o potencial de um setor bem organizado e produtivo é fundamental para performar bem dentro da empresa e contribuir para o crescimento dela. Veja quais as vantagens de investir no RH.

Gerenciamento de informações

O departamento de RH funciona como um intermediário entre os colaboradores e os níveis mais altos de uma organização. Conseguir administrar esse contato de maneira eficaz e promover uma comunicação que dê resultados positivos para ambas as partes é uma das vantagens de ter um setor bem estruturado.

Gestão de pessoas eficiente

Quando os profissionais de uma empresa não são bem cuidados pela gestão, taxas altas de rotatividade e de baixa produtividade se tornam inevitáveis. É preciso ter um setor que cultive um olhar atento sobre as necessidades dos colaboradores, garantindo que eles permaneçam engajados e alinhados com os propósitos da organização.

Otimização com tecnologia

Um RH eficiente percebe o potencial das ferramentas tecnológicas para otimizar o serviço. Em vez de considerar a tecnologia ameaçadora, ele a usa como aliada para produzir mais e melhor, tomar decisões mais acertadas e garantir resultados acima do esperado.

Participação nas decisões do executivo

Uma das principais vantagens de um RH estratégico é que ele consegue ter voz ativa nas decisões que impulsionam o crescimento da empresa. Quando a área de Recursos Humanos é bem estruturada, ela consegue sugerir melhorias, oferecer soluções e propor inovações que fazem a diferença para o sucesso corporativo.

Maior equilíbrio em todas as áreas da empresa

Quando o RH é eficiente, ele consegue gerar um equilíbrio de bons resultados em todos os setores da organização. Isso porque os profissionais do setor conseguem perceber aspectos que podem ser desenvolvidos em cada equipe, garantindo que todas alcancem sua máxima performance.

Investir em um departamento de RH atualizado e estratégico influencia o desempenho de toda a empresa. Afinal, o RH é um elo que une e administra os mais diversos aspectos de uma organização, com um olhar amplo que permite melhorias constantes.

Qual é sua visão sobre a necessidade de um bom RH na empresa? Compartilhe nos comentários!

Compartilhe este artigo!