Transforme a gestão de Vale-Transporte com a plataforma da Sat para o RH

Criado em: 31 de outubro de 2023Atualizado em: 30 de janeiro de 2024Categorias: Gestão, Recursos humanos, Vale-Transporte6 min de leitura

No mundo de hoje, as empresas estão constantemente buscando maneiras de melhorar a experiência de trabalho para seus colaboradores. Entre os muitos desafios enfrentados pelos departamentos de Recursos Humanos, a gestão eficaz do Vale-Transporte se destaca como uma prioridade essencial. Com o aumento das complexidades envolvidas na distribuição e acompanhamento desse benefício vital, é fundamental contar com soluções tecnológicas inteligentes que simplifiquem o processo, garantam a conformidade com a lei e, acima de tudo, promovam a satisfação do time.

É aqui que a plataforma de gestão de VT para o RH, da Sat, entra em cena, oferecendo uma abordagem inovadora para todo o processo de gerenciamento do VT. Neste artigo, exploraremos como a nossa ferramenta pode transformar completamente a forma como as organizações lidam com o Vale-Transporte dos colaboradores, melhorando a eficiência operacional e reduzindo custos. Vamos descobrir como essa solução pode simplificar tarefas complexas, promover a transparência e permitir que as empresas concentrem seus esforços no que realmente importa: o crescimento sustentável e a felicidade de sua equipe.

Veja o que a plataforma de Gestão de VT da Sat faz por você

A gestão do Vale-Transporte é uma das principais responsabilidades da área de Recursos Humanos, mas não é a única. Com tantas demandas importantes, é comum que o departamento tenha pouco tempo para se dedicar a esse benefício.

É por essa razão que gerenciar o benefício do VT dos colaboradores por meio de planilhas de Excel é um grande risco. Sem a devida atenção e com a correria do cotidiano, é comum que aconteçam erros humanos que não apenas impactam o trabalho final do RH, como também geram prejuízos à saúde financeira e jurídica da empresa.

Nesse sentido, pensando em solucionar essa dor, desenvolvemos uma plataforma capaz de tornar todo o processo mais eficiente (sem chance de erros) e rápido. Assim, é possível otimizar o tempo do departamento para que os profissionais responsáveis por essa demanda possam e consigam se concentrar com tranquilidade em outras atividades essenciais.

Abaixo, você conhecerá as ferramentas da nossa solução.

Roteirização de Vale-Transporte

A Roteirização é, sem dúvidas, uma das etapas mais importantes na hora de garantir a identificação dos trajetos mais eficientes entre a residência dos colaboradores e seus locais de trabalho.

Mas, como o RH conseguiria realizar esse processo com precisão sem o auxílio de uma ferramenta especializada?

É comprovado que a utilização de tecnologias genéricas, como os mapas disponibilizados por alguns motores de busca, não é tão eficaz. Muitas vezes, as rotas encontradas nesses meios estão desatualizadas, incluindo informações como tarifas, o que pode resultar em dois problemas significativos.

O primeiro problema surge quando a empresa deposita um valor menor do que o necessário para o trabalhador. Com um saldo insuficiente, ele não consegue se deslocar até o local de trabalho. Nesses casos, além de possíveis faltas, pode ocorrer também um sentimento de insatisfação.

Já o segundo problema ocorre quando a empresa deposita um valor excessivo, resultando em gastos desnecessários. Esse saldo excedente, que permanece inutilizado no cartão do colaborador, poderia ser direcionado para outros fins relacionados ao seu bem-estar.

Nesse sentido, a plataforma da Sat atua solucionando essas dores. Nosso sistema realiza atualizações automáticas de linhas, tarifas e integrações, tornando possível roteirizar toda a sua base de funcionários e calcular o custo real do transporte de cada um deles, também levando em conta fatores como local de origem e de destino, distância, tempo de deslocamento, meios de transporte utilizados, entre outros. A soma de todos esses dados gera um itinerário otimizado, assertivo e preciso.

Gestão de Saldos

No tópico anterior, falamos um pouco a respeito do problema que o depósito de valores a mais no cartão de VT dos colaboradores pode gerar. Mas, será que existe uma maneira de recuperar esse crédito?

Sim, com a Gestão de Saldos é possível identificar o saldo remanescente no cartão de cada trabalhador e indicar o valor mais adequado para recarga no próximo mês. Assim, a empresa evita gastos desnecessários nas futuras compras do benefício.

Na prática, funciona assim:

simulacao-de-economia-vt

Vale lembrar que a plataforma da Sat não realiza esse cálculo por estimativa. Você sabe exatamente o saldo disponível e os valores pendentes de recarga no cartão dos seus colaboradores. Além disso, também disponibilizamos o acesso aos nossos relatórios gerenciais de Gestão de Saldos para que você possa ter uma visão mais abrangente sobre o benefício e sobre como ele está sendo utilizado.

Recrutamento e Seleção

O Recrutamento e Seleção da Sat é um facilitador para o RH. Com esse recurso, sua empresa pode:

  • Verificar antecipadamente o tempo de deslocamento dos futuros colaboradores e o gasto com Vale-Transporte, evitando surpresas na hora da contratação;
  • Descobrir quais são os colaboradores ou candidatos mais próximos de um determinado local de trabalho, através do recurso de proximidade;
  • Obter maior previsibilidade sobre o benefício dos candidatos durante o processo seletivo;
  • Ganhar mais assertividade na gestão do seu time, integrando a nossa ferramenta com o seu ERP.

Como o RH tem acesso a todas as soluções?

A Sat oferece a combinação ideal de tecnologia e facilidade para o RH e para o colaborador, e nossas soluções da Assessoria de Vale-Transporte são entregues através dos canais abaixo.

Plataforma de Serviços Sat (PSS) – Para o RH:

O RH centraliza a Gestão do Vale-Transporte em um só lugar. Assim, fica muito mais fácil visualizar informações como: histórico dos colaboradores, alterações de endereço e atualizações automáticas de linhas, tarifas e integrações do transporte público.

App Sat – Para o colaborador:

Com o aplicativo, os colaboradores podem solicitar o VT e fazer alterações de endereço online, sem precisar preencher formulários impressos. O RH controla as aprovações através da PSS e pode configurar o App de acordo com suas necessidades.

Entenda como já transformamos a Gestão de Vale-Transporte dos nossos clientes

Até aqui, falamos sobre a plataforma da Sat e como suas ferramentas têm contribuído para otimizar a gestão de Vale-Transporte dos colaboradores.

Agora, iremos te mostrar como essa solução gerou impactos reais para nossos clientes. Ao todo, já são mais de mais de 500 mil trabalhadores roteirizados com a nossa ajuda, e 23% de economia média gerada para cada empresa que atendemos.

Confira o nosso case de sucesso e conheça uma história real.

Compartilhe este artigo!