O que é a avaliação 360º e quais seus benefícios?

Criado em: 14 de outubro de 2019Atualizado em: 31 de maio de 2022Categorias: Gestão, Recursos humanos7 min de leitura

Grande parte dos funcionários da empresa gosta de saber se produzem resultados positivos tanto em suas competências comportamentais quanto nas técnicas. Assim sendo, para que esse feedback ocorra de forma correta e alinhada aos objetivos do negócio, os gestores podem contar com a avaliação 360º em seu cronograma de RH.

Por se tratar de um método tão importante quanto necessário para identificar pontos de melhoria, implementar o plano de carreira e investir no desenvolvimento dos profissionais, essa avaliação tem outras particularidades às quais uma gestão estratégica deve estar atenta para que a tática tenha sucesso.

Neste post, vamos conhecer o que é a avaliação 360º, como ela funciona e quais seus benefícios para a gestão de pessoas e membros das equipes. Confira!

O que é a avaliação 360º?

É uma metodologia capaz de identificar, em todos os colaboradores, pontos importantes e necessários para a evolução de cada um como ser humano e como profissional, de acordo com as competências e habilidades atribuídas a cada função exercida.

Nessa avaliação são observados os seguintes pontos:

  • perfil comportamental;
  • habilidades técnicas;
  • pontos fortes;
  • pontos de melhoria;
  • capacidade de entrega de resultados.

A partir desses apontamentos será possível desenvolver ações de treinamento e desenvolvimento com o intuito de alinhar os talentos às metas organizacionais.

Como ela funciona?

Como o próprio nome sugere, o colaborador será avaliado pelos profissionais dos setores com que ele tem contato com maior frequência, inclusive fornecedores — ou seja, por todos os ângulos, mas ele não saberá quem foram essas pessoas.

Para realizar esse processo de forma que o funcionário tenha completa noção do que seus pares pensam a seu respeito e de como ele se avalia dentro da empresa, são necessários alguns passos a serem seguidos pelo RH.

Conhecer bem o negócio

O gestor de RH deve inteirar-se das necessidades da empresa, sua cultura, missão, visão e valores para que, a partir disso, desenvolva a melhor forma de executá-la.

Obter o apoio da empresa

É importante que os níveis mais altos da hierarquia da empresa conheçam profundamente o método e seus benefícios para o negócio. Cabe ao RH explicá-la de forma convincente para, assim, obter o apoio necessário para sua implementação.

Formular questões claras

Também é relevante que as perguntas sejam simples e diretas, de acordo com o objetivo da empresa. Os funcionários não podem ter dúvidas na hora de respondê-las, pois isso pode prejudicar o resultado final.

Treinar os líderes

O RH deve desenvolver treinamentos direcionados, a fim de que toda a liderança esteja alinhada com a finalidade da ferramenta. Com isso, os feedbacks serão mais construtivos e todos ganham com as boas práticas.

Estabelecer um cronograma

Recomenda-se fazer um cronograma do evento e trabalhar para que não ocorram imprevistos. Envolver toda a equipe de RH e de líderes no processo contribui para que tudo saia conforme planejado.

Comunicar-se de forma transparente

É necessário que o RH crie uma estratégia de marketing para divulgar o método, esclarecendo todas as dúvidas que possam surgir de forma transparente e objetiva, afirmando os benefícios dessa tática para todos os envolvidos.

Examinar os resultados

Manter tudo sob controle faz parte da eficiência do método e auxilia o RH nas tomadas de decisões estratégicas futuras. Lembrando que o feedback é responsabilidade dos líderes, mas a continuidade da avaliação é dever do RH.

Analisar o processo

É importante criar uma avaliação da ferramenta, assim que tudo for concluído, para que arestas sejam aparadas e o processo melhore continuamente. Esse feedback é fundamental para o sucesso das avaliações futuras.

A partir desses pontos, é possível entender como a avaliação 360º funciona. Sua maior função é conhecer todos os profissionais da empresa, sem exceção e, a partir dos resultados obtidos, criar estratégias para a evolução pessoal e profissional de cada um. Essa medida é essencial para o crescimento da companhia.

Quais os benefícios desse método de avaliação?

Além de ser o método mais aplicado e eficiente no mundo corporativo, a avaliação 360º apresenta muitas vantagens com relação ao RH e aos funcionários.

Amplitude de informações

Devido às fontes de avaliação partirem de diversos níveis hierárquicos, o RH e o colaborador têm uma ampla visão de como suas atitudes, habilidades e competências impactam no ambiente de trabalho.

Como o próprio funcionário também se avalia, o responsável pelo feedback terá uma base comparativa sobre a visão do talento e a forma como ele é visto pelos avaliadores. Devido ao anonimato, a pessoa não sofre pressão ou poderá pressionar de alguma forma os outros funcionários.

Identificação dos pontos a serem melhorados

Com o relatório de avaliações é possível destacar os pontos fortes do avaliado e criar estratégias para que essas atitudes sejam potencializadas. Assim, ele se sente parte do time e tem motivação necessária para continuar desempenhando suas atividades com eficiência.

Entretanto, essa avaliação também é capaz de mostrar os pontos de melhoria conforme as observações realizadas no método. Com isso, o líder tem a oportunidade de criar, junto com o liderado, maneiras de reduzir os pontos fracos, com ferramentas de desenvolvimento, treinamentos direcionados e livros e feedbacks contínuos capazes de alinhar o profissional com os objetivos da empresa.

Promoção do desenvolvimento pessoal e profissional dos talentos

Ao conhecer como as pessoas o enxergam pessoal e profissionalmente, a avaliação 360º desenvolve, no funcionário, um sentimento de melhoria contínua, capaz de impulsioná-lo a exercer suas atividades com maior empenho.

Ademais, ele começa a prestar atenção na forma como utiliza sua inteligência emocional para lidar com situações diversas, levando essas melhorias também para sua vida fora do ambiente corporativo, tornando-se motivado, proativo e feliz em sua rotina diária.

Fortalecimento da liderança

Como o líder também passa pela avaliação, ele terá acesso a informações importantes sobre seu estilo de liderança e, com isso, contará com a chance de se aperfeiçoar e reduzir seus pontos fracos.

Além do mais, ele saberá como sua gestão impacta positivamente nos funcionários e poderá potencializar suas habilidades e competências.

Aumento da satisfação dos funcionários

Sentir-se parte importante na empresa é o desejo da maioria dos colaboradores que nela trabalham. E é isso que a avaliação 360º proporciona: ela dá voz e vez aos talentos, que têm a oportunidade de expressar sua opinião sobre seus líderes, pares e fornecedores.

Ao saberem que sua opinião é pertinente para o crescimento da empresa e das pessoas que eles avaliam, o colaborador se torna mais engajado e motivado, o que influencia positivamente a taxa de turnover da organização.

Facilidade para tomada de decisão

Com o relatório completo referente à avaliação 360º em mãos, o RH tem base estratégica para criar planos de desenvolvimento individual (PDI) dos funcionários, planos de carreira e mecanismos de prevenção e resolução de problemas nos setores da empresa. Esses procedimentos são de extrema importância para que o RH tenha total controle sobre o que deve ser feito para elevar a motivação, o engajamento, a produtividade e o clima organizacional.

Como consequência, a empresa ganha em lucratividade, fortalecimento da marca empregadora e atração de novos talentos compatíveis com a cultura corporativa. Isso torna atividades como recrutamento e seleção menos estressantes e morosas para a equipe de RH, que ganha uma visão mais tática da gestão de pessoas.

A avaliação 360º é um grande benefício para a empresa e seus colaboradores, sendo capaz de identificar pontos fortes e de melhoria em cada profissional envolvido. Com isso, passa-se a ter dados suficientes para a tomada de decisões estratégicas na organização e para promover o crescimento do negócio e do seu corpo funcional.

Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de nos seguir nas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) e fique por dentro de nossos posts exclusivos!

Compartilhe este artigo!