Você conhece a diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas?

Criado em: 14 de outubro de 2019Atualizado em: 31 de maio de 2022Categorias: Desenvolvimento pessoal, Gestão, Recursos humanos4 min de leitura

Não importa o tamanho da empresa que o RH atua, conhecer a diferença entre treinamento e desenvolvimento é fundamental para o sucesso da organização, assim como para motivar e engajar os colaboradores.

É comum no ambiente corporativo as pessoas associarem as palavras como se tivessem o mesmo significado, até porque elas costumam andar juntas, tanto nas atribuições de cargos, quanto no nome da área responsável. Contudo, saber o que cada uma representa para o negócio é o primeiro passo para que o RH tome as decisões certas para o negócio.

Neste post, vamos falar sobre treinamento e desenvolvimento, suas diferenças e como identificar as necessidades da empresa para definir a estratégia mais adequada. Continue a leitura!

Qual é a diferença entre treinamento e desenvolvimento?

Treinamento e desenvolvimento são investimentos que garantem muito mais efetividade nos processos de uma empresa, afinal, eles ajudam no aprimoramento e alinhamento das habilidades e competências dos colaboradores de acordo com os objetivos do negócio.

Além disso, os profissionais, independentemente de quando foram contratados, estarão no mesmo nível de conhecimento, favorecendo a comunicação entre as equipes, os pares e a melhora do clima corporativo.

Empresas que investem em treinamento e desenvolvimento fortalecem sua marca e cultura interna, despertando em seus funcionários o sentimento de pertencimento — o que faz toda a diferença na retenção de talentos e na redução de turnover.

Mesmo com a importância que os dois métodos têm na empresa, suas diferenças são vistas quando separamos suas características e funcionalidades. Veja só!

Treinamento

Essa estratégia é utilizada quando o foco é o aprimoramento dos colaboradores no curto prazo, nas funções que cada um desempenha. O treinamento é capaz de aperfeiçoar habilidades, diminuindo falhas nos processos e aumentando a produtividade.

Um bom exemplo é quando a empresa adquire um software e aplica um treinamento para que os profissionais conheçam e entendam a ferramenta. Com todos no mesmo nível de conhecimento, a equipe será igualmente capacitada para trabalhar com o novo sistema e, consequentemente, mais eficiente.

Desenvolvimento

É um investimento no profissional no longo prazo, em que a empresa promove capacitações comportamentais, técnicas e humanas. Esse processo transforma a pessoa em um talento valioso para a empresa, capaz de assumir cargos de responsabilidade e fornecer resultados para o negócio.

Devido ao tempo mais longo de resposta que essa estratégia oferece, o colaborador é preparado para atuar na prevenção e solução de novas e diferentes situações, antecipar tendências, demandas e metas, com uma visão geralmente de fora para dentro da empresa.

Como identificar a necessidade de um ou outro na empresa?

Afinal, quando aplicar um treinamento ou desenvolvimento na empresa? O que deve ser analisado? A seguir, você vai conhecer algumas das formas para reconhecer as dificuldades da organização e decidir qual tática usar. Acompanhe!

Observe a rotina dos setores da empresa

Com o auxílio da liderança, o RH deve observar a rotina dos setores, seus resultados, índices de absenteísmo, dificuldades nos processos e ouvir o que os colaboradores têm a dizer.

Muitos problemas podem ser resolvidos com treinamentos direcionados — reorganização de procedimentos, utilização correta das ferramentas e gestão do tempo. Fique de olho no dia a dia das outras áreas de uma empresa para identificar pontos de melhoria.

Aplique uma avaliação de desempenho

O feedback é uma das maneiras mais eficientes na obtenção do comprometimento e motivação dos funcionários. Nesse cenário, a avaliação de desempenho fornece base suficiente para que o RH exerça essa tarefa com segurança.

Por meio dela, é possível visualizar os pontos fortes e a desenvolver dos colaboradores e, a partir deles, formular capacitações de curto ou longo prazo, de acordo com os objetivos da organização.

Desenvolva uma boa comunicação interna

É muito importante que antes de aparecerem novidades na empresa ou nos setores, a equipe de RH já tenha um cronograma de treinamento pronto, para que os profissionais não percam tempo tentando entender o que está acontecendo.

Nesse tópico, a comunicação interna é fundamental. De forma clara e objetiva, o RH deve criar campanhas internas de divulgação e integrar todo o corpo funcional. Envolvê-los nas mudanças cria o sentimento de pertencimento, essencial para a motivação dos talentos.

A diferença entre treinamento e desenvolvimento gera muito diálogo entre os profissionais de RH, mas tão importante quanto conhecê-las é implementá-los na empresa, valorizando os talentos, otimizando processos e aumentando a lucratividade do negócio.

Se este post foi importante para seu crescimento profissional, o que acha de conferir nosso manual completo para profissionais de recursos humanos? Temos certeza de que será de grande ajuda!

Compartilhe este artigo!