6 práticas que vão melhorar o seu processo de recrutamento

Criado em: 22 de agosto de 2019Atualizado em: 31 de maio de 2022Categorias: Recursos humanos6 min de leitura

Sem dúvidas, o recrutamento é um dos processos mais importantes para o funcionamento eficiente de uma empresa. Encontrar colaboradores que compartilhem as visões e valores da companhia é primordial para criar um ambiente de trabalho agradável, eficiente e produtivo.

Para alcançar esse objetivo, é importante explorar boas práticas e modernizar todo o procedimento. Dessa forma, sua empresa tem a possibilidade de tomar decisões com mais segurança, otimizando os recursos e o tempo investidos na condução do processo seletivo.

Em alguns casos, a gestão dos Recursos Humanos tem uma certa dificuldade em implementar essa modernização na organização. Para facilitar todo o processo, é essencial reunir cada vez mais conhecimento sobre o assunto.

Pensando nisso, elaboramos esta lista com 6 práticas que vão aprimorar o recrutamento de profissionais da sua empresa. Confira!

1 . Planeje bem as etapas do processo de recrutamento

Como em qualquer processo — seletivo ou não — a execução eficiente depende de um planejamento bem estruturado. Portanto, não hesite em começar a pensar nas diretrizes da vaga de forma antecipada, traçando as principais características que vocês buscam em um colaborador.

Além de pensar nas habilidades técnicas do profissional, é crucial que você dê atenção ao seu perfil pessoal também. Garantir que o escolhido poderá se encaixar na equipe já existente é fundamental para um ambiente de trabalho positivo e alinhado à cultura organizacional.

É importante realizar um mapeamento de todos os processos da empresa para identificar as áreas que merecem mais atenção. Além disso, a fase de planejamento é essencial para que você comece a buscar os melhores locais para anunciar e entender de forma profunda como anda a movimentação do mercado em seu segmento.

2 . Divulgue a vaga de forma clara e específica

Nada pior para um processo de recrutamento do que uma vaga redigida de forma imprecisa ou ambígua. Mais do que entender o que espera de um candidato, é essencial que o responsável por sua elaboração saiba como se comunicar com ele. Dito isso, seja claro nas expectativas e benefícios envolvidos no emprego.

Vale lembrar a importância da utilização de uma linguagem condizente com o perfil que você está buscando. De nada adianta escrever em termos formais demais se o alvo pode ter qualquer tipo de dificuldade para compreender o real significado da mensagem.

A dica principal é: evite generalizações, seja claro, direto e extremamente realista. Ao adotar essas práticas, você garante que o anúncio vai atrair apenas pessoas que estejam realmente motivadas para assumir o posto.

Por outro lado, omitir tarefas ou criar expectativas difíceis de serem cumpridas pela companhia pode resultar em abandonos precoces de vagas recém-preenchidas, uma baixa na taxa de retenção da empresa e aumento no índice de rotatividade de profissionais (turnover).

3 . Estabeleça bons canais de comunicação

Estabelecidos o perfil profissional que você está buscando e a descrição clara da vaga, é hora de lidar com os canais de comunicação. É fundamental que você saiba onde encontrar os candidatos mais adequados e que invista estrategicamente na abordagem.

Se você visa um recrutamento receptivo — que atrai profissionais que estão à procura de novas oportunidades —, alguns canais úteis para divulgação são:

  • site da empresa;
  • redes sociais;
  • sites e jornais especializados;
  • murais públicos;
  • comunicação interna da companhia.

Agora, se o objetivo é trabalhar com o recrutamento ativo — mirando os profissionais que se encaixam perfeitamente no perfil definido como ideal —, você pode investir na contratação de headhunters (especialistas em encontrar talentos para funções específicas) ou realizar buscas em redes voltadas para o networking, como o LinkedIn.

4 . Preze pelo envolvimento dos líderes no processo

Por definição, os gestores e colaboradores classificados como líderes são os que melhor conhecem as particularidades do ambiente profissional da empresa. Isso, aliado a um treinamento adequado, faz com que esses indivíduos possam atuar ativamente no processo.

Seja com o compartilhamento de ideias na elaboração da vaga, seja com a realização de perguntas diretas aos candidatos, o fato é que o envolvimento de pessoas importantes da empresa só tem a agregar no recrutamento.

5 . Invista em ferramentas de automação

O investimento em ferramentas de automação viabiliza, além da redução de custos desnecessários, uma praticidade maior para a execução do processo.

Funcionalidades como a filtragem dos candidatos interessados, por exemplo, diminuem o volume de dados que o departamento de RH precisa analisar manualmente.

Já a realização de testes de alinhamento de cultura organizacional, cada vez mais comuns em processos seletivos, garantem uma pré-seleção que elimina profissionais que não se alinham com as visões e valores da empresa. Assim, diminui a incidência de gastos relacionados a contratações realizadas de forma equivocada.

6 . Dê atenção ao lado financeiro das novas contratações

Ao longo do texto, falamos da importância de detalhar os benefícios oferecidos pela vaga, o que inclui o oferecimento do Vale-Transporte, por exemplo. Aqui, você pode ser criativo e agregar valor a essa vantagem, fazendo com que seja mais certeira e eficiente, gastando apenas o necessário.

Para garantir o foco financeiro da operação, você pode optar por ferramentas que calculem de forma inteligente a rota a ser percorrida pelo colaborador para chegar ao trabalho. Dessa forma, é possível criar um roteiro focado na economia de gastos e no bem-estar do profissional. Existem diversas empresas com foco na gestão de benefícios que podem auxiliar com isso. Um bom exemplo de oferta para gestão de vale-transporte é oferecido por nós da Sat, empresa de tecnologia que cria soluções para a gestão do transporte do colaborador.

Com a aquisição da Plataforma de Serviços Sat (PSS), você tem a possibilidade de manter as informações atualizadas, calcular rotas com mais de dois pontos e recuperar saldos inutilizados em vales-transporte, o que gera uma economia média de 30% do valor total. Além disso, se você trabalha com fretados, a ferramenta oferece a implantação ágil e fácil de rotas mais produtivas.

A boa execução de um processo de seleção é fundamental para que uma empresa alcance seus objetivos — independentemente de serem em curto, médio ou longo prazo. Com a contratação de profissionais competentes e que se alinhem aos valores da marca, o ambiente de trabalho se torna um local mais harmonioso e produtivo.

Para otimizar o recrutamento, é crucial contar com um planejamento bem estruturado, entender o perfil procurado e saber como e por onde se comunicar com ele. Além disso, a adoção de tecnologias de automação e que possibilitem a redução dos custos envolvidos é fundamental.

E aí, o que achou das dicas para aprimorar o recrutamento de colaboradores? Quer saber como a Sat pode ajudar sua área de Recursos Humanos? Entre em contato com a gente!

Compartilhe este artigo!