Employer Branding: O que é e como fazer na sua empresa

Criado em: 21 de novembro de 2022Atualizado em: 21 de novembro de 2022Categorias: Desenvolvimento pessoal, Gestão, Recursos humanos7 min de leitura

Nos dias de hoje, ser reconhecido como uma boa marca empregadora é fundamental para o sucesso do seu negócio. Porém, desenvolver a cultura da empresa e construir um posicionamento diferenciado vai muito além das tarefas básicas do dia a dia. É necessário uma boa estratégia, ferramentas adequadas e muita tecnologia.

É neste contexto que surge o conceito de Employer Branding. É com ele que você consegue melhorar o reconhecimento da sua marca, atrair grandes talentos e manter os melhores profissionais na sua empresa por muitos anos.

Neste artigo, explicaremos o que é Employer Branding e como você pode usar essa estratégia para melhorar os resultados da sua empresa.

O que é Employer Branding?

O Employer Branding é uma estratégia que tem como objetivo a construção e manutenção da imagem da empresa como boa empregadora. Dessa forma, diferentemente do Branding tradicional, o alvo não são os clientes finais e sim os colaboradores. Ou seja, na prática, você vai trabalhar para mostrar a sua cultura e desenvolver uma série de ações que demonstrem como é bom trabalhar na sua empresa. Dessa forma, você conseguirá despertar o desejo para que futuros profissionais queiram entrar no seu time e fazer parte da sua história.

Por ser uma estratégia voltada aos colaboradores, na maioria das vezes o Employer Branding é totalmente associado a área de Recursos Humanos. No entanto, em muitos casos, outros departamentos como o de Comunicação e Marketing podem contribuir bastante com a construção de um processo mais eficiente.

Embora à primeira vista essa estratégia possa parecer algo simples, ela envolve um conjunto de técnicas avançadas que pode fazer toda a diferença na hora da implementação. Mas, uma coisa é certa: não faltam motivos para você investir neste conceito e aplicar no seu negócio.

Qual é a importância do Employer Branding?

Bom, agora que nós já sabemos o que é Employer Branding, é fundamental mostrarmos qual é a sua relevância. Separamos aqui cinco itens importantíssimos que tornam essa estratégia essencial para a sua empresa:

01 – Aumenta a satisfação dos seus colaboradores: Quando você conecta o Employer Branding com outras estratégias complementares, como por exemplo o Endomarketing, você cria um ambiente mais agradável, melhora a satisfação dos colaboradores e contribui para a construção de um ambiente de trabalho que estimule o desenvolvimento. Isso, consequentemente, aumenta a produtividade da sua equipe. Geralmente, pessoas satisfeitas e engajadas apresentam os melhores resultados.

02 – Reduz o turnover: Quando você investe na construção de um ambiente de trabalho agradável e inspirador, você demonstra a sua admiração e comprometimento com a sua equipe. Isto é, não basta, apenas, oferecer um bom salário. É necessário criar uma cultura e um ambiente favorável para o desenvolvimento do seu time. Desta forma, provavelmente, eles ficarão com você por um longo período de tempo e sempre darão uma recomendação positiva para aqueles que pretendem ingressar na sua organização.

03 – Atrai mais talentos: Evidentemente, um bom ambiente de trabalho não só facilita a manutenção dos bons colaboradores como também atrai os melhores profissionais do mercado. Afinal, quem não gostaria de trabalhar em um lugar legal e produtivo, não é mesmo? Assim que você começar a colocar essas recomendações em prática, perceberá que o número de candidaturas aumentará, consideravelmente, sempre que você abrir uma nova vaga.

04 – Reduz o custo com recrutamento e seleção: Esse aumento no número de candidatos que citamos no item acima, reflete no seu custo direto com recrutamento e seleção. Isso acontece porque você conseguirá aumentar o número de candidaturas orgânicas e preencher a sua vaga com mais facilidade sem a necessidade de investir muito dinheiro em anúncios ou plataformas especializadas.

05 – Colabora com o crescimento das vendas: Um dos principais ganhos indiretos que você conquista ao comunicar ações que posicionem a sua marca uma boa empregadora é o fato de que muitas empresas podem fechar negócios com você por conta do seu posicionamento. Obviamente, isso não acontece de forma direta. Porém, o poder da influência pode gerar bons frutos para o seu negócio.

Como fazer Employer Branding?

Para fazer um Employer Branding poderoso você precisa elaborar ações que melhorem a reputação da sua empresa e reforce a imagem da marca empregadora. Porém, para que você seja bem sucedido na sua iniciativa, é importante lembrar que você não deve olhar apenas para fora, é fundamental ter muita atenção com os seus próprios colaboradores.

Como vimos anteriormente, o Endomarketing (Marketing Interno), pode ser uma excelente opção para a composição da sua estratégia como um todo. Desta forma, você conseguirá mostrar com mais eficiência quem você é e o que você pode oferecer para os futuros colaboradores.

Vale lembrar que essas ações não devem ser esporádicas. Ou seja, não adianta nada fazer algumas iniciativas isoladas. É preciso elaborar um plano detalhado e desenvolver movimentos constantes e sinérgicos. Isto é, utilize diversos canais de comunicação e faça isso de forma constante.

Uma pesquisa do LinkedIn mostrou que mais da metade dos candidatos a uma vaga de emprego buscam informações nas redes sociais e no site da empresa para saber um pouco mais sobre o futuro empregador. Por isso, é fundamental utilizar as redes sociais, páginas do site, blog e plataformas de vagas para comunicar o seu posicionamento de forma adequada.

Para te ajudar a não cometer nenhum erro neste processo, vamos compartilhar três dicas que fazem toda a diferença na implementação da estratégia:

01 – Planejamento: Assim como qualquer outra ação na sua empresa, o Employer Branding precisa de planejamento. Construa um plano detalhado com um cronograma de ações, prazos e indicadores de desempenho. Assim, depois de um determinado período, você conseguirá fazer uma análise para entender o que deu certo e o que precisará de correções.

02 – Foco e segmentação: Segmente o seu público interno por meio de pesquisas. Assim, você conseguirá realizar os ajustes necessários de forma segmentada de acordo com as necessidades que foram encontradas em cada departamento.

03 – Experiência únicas: Lembre-se que, acima de tudo, o Employer Branding trabalha com as pessoas e quase nada é tão marcante para o ser humano quanto uma boa experiência. Crie momentos únicos para seus colaboradores e divulgue isso de forma estratégica. Eventos internos, festas, palestras, treinamentos e até mesmo reuniões podem se tornar experiências marcantes e elas devem ser registradas. Isso é extremamente valioso para melhorar a sua imagem na mente do colaborador e fortalecer a sua marca como boa empregadora.

Dicas para fortalecer a marca empregadora

Trabalhe o seu propósito no Onboarding

O Onboarding é um dos primeiros contatos oficiais que os novos colaboradores terão com a sua marca. E nele que a equipe de RH realiza a apresentação da empresa para os recém chegados. Esse é um momento único que você tem para apresentar todo o valor da sua empresa para as pessoas que estão iniciando a sua jornada.

Realize pesquisas internas

As pesquisas internas, geralmente, trazem dados valiosos para a estratégia de Employer Branding. Utilize este recurso com frequência e veja o quão enriquecedor esse processo pode se tornar.

Crie uma comunicação integrada

Como vimos anteriormente, a estratégia de Employer Branding não deve ser limitada ao RH. É importante reunir a liderança e interagir com outros departamentos da empresa. Só assim, será possível desenvolver uma comunicação integrada que, de fato, represente a sua cultura como um todo.

Divulgue de forma estratégica

Lembre-se que se você possui um ambiente incrível e uma cultura inspiradora, porém, ninguém, além dos seus colaboradores, sabe disso, você está reduzindo as suas chances de sucesso. É preciso registrar os momentos importantes do seu dia a dia de trabalho e criar uma estratégia de divulgação que potencialize a sua marca empregadora.

Se você seguir todas essas dicas, com certeza, conseguirá construir uma excelente estratégia para manter os talentos na sua empresa e atrair ainda mais pessoas de valor para o seu negócio.

Compartilhe este artigo!