Início>O que é employee experience? Entenda sua importância para a empresa

O que é employee experience? Entenda sua importância para a empresa

Criado em: 24 de fevereiro de 2021Atualizado em: 27 de maio de 2022Categorias: Recursos humanos6 min de leitura

Há algum tempo, sabe-se que o bem-estar dos profissionais está ligado à sua produtividade. Sendo assim, estima-se que empresas as quais promovem qualidade de vida aos talentos são, em média, 86% mais produtivas. Por esse e outros motivos, o employee experience tornou-se primordial.

Muitas das empresas bem-sucedidas pensam em employee experience desde o primeiro contato com o profissional, ainda no processo de recrutamento e seleção. Portanto, o intuito é torná-lo um promotor da marca, alguém que realmente veste a camisa do empreendimento.

Para te ajudar a compreender o tema, nos próximos tópicos, esclarecemos o que é esse conceito, quais seus benefícios, como e porque você deve aproveitar essa estratégia. Continue lendo!

Afinal de contas, o que é employee experience?

O termo employee experience, que vem do inglês, significa, acima de tudo, experiência do empregado. Dessa forma, refere-se a um conjunto de práticas capazes de tornar a vivência no ambiente de trabalho atraente e agradável, permitindo que o colaborador conte com boas experiências diárias.

Em geral, o objetivo é fazer com que o profissional torne-se um verdadeiro promotor da marca, alguém ávido por falar bem do empreendimento para seus amigos e familiares, mas, isso não é vaidade, é estratégia. Esses profissionais são leais e entregam ótimos resultados.

Por isso, o processo de construção de uma boa experiência começa ainda na etapa de recrutamento e seleção, quando empregado e empregador têm o primeiro contato. Ou seja, é necessário tornar esse processo fluido e agradável, sem que seja oneroso ou enfadonho demais para o talento.

No entanto, ele não acaba ai. O employee experience é uma prática diária. Ele envolve o estímulo de uma liderança exemplar, a construção de um ambiente agradável e de políticas de RH que sejam justas aos talentos. Desse modo, a experiência na empresa será superior.

Qual a importância do employee experience para a empresa?

Há muitos benefícios, tanto para a empresa quanto para os funcionários. É quase impossível tratá-los em um único artigo, então adiante listamos apenas os principais.

Permite a retenção de talentos

Em primeiro lugar, a alta rotatividade de profissionais é um enorme problema. Além de resultar na perda de talentos, causa custos adicionais à empresa e afeta a cultura organizacional. Sendo assim, é preciso de boas estratégias para reter os atuais empregados — e o employee experience pode ajudar.

Ou seja, quando o profissional passa por boas experiências no local de trabalho, torna-se menos propenso a pedir as contas. Em outras palavras, ele se dispõe a ficar na empresa por mais tempo, entregando bons resultados e colaborado com seus colegas de trabalho.

Aumenta o número de profissionais promotores

Todos os profissionais podem ser classificados em três categorias, de acordo com o seu grau de lealdade à empresa: promotores, neutros e detratores. O detrator é o profissional que fala mal da empresa para seus amigos e familiares; o neutro, é um meio-termo.

O mais importante, porém, é se concentrar no promotor. Ele é o profissional leal, que gosta de falar bem da empresa e faz um marketing boca a boca positivo porque realmente está engajado com o projeto. Por isso, ao oferecer uma boa experiência, fica mais fácil converter mais funcionários ao nível de promotor da empresa.

Promove um maior engajamento diário

Outro ponto importante é o engajamento. Profissionais que contam com uma boa experiência costumam ser mais engajados, isto é, motivados para entregar resultados fora do lugar-comum. Isso é importante ao sucesso das equipes e do próprio negócio.

Infelizmente, a má experiência tem efeito completamente oposto. Ou seja, se o talento sente um mal estar em fazer parte da empresa, há uma probabilidade muito grande de que ele fique desmotivado e entregue resultados abaixo do esperado. Então, todos perdem.

Elimina custos que não são estratégicos

O employee experience não é uma estratégia financeira, mas, como tudo na empresa, pode ser traduzida em números. O motivo é simples: profissionais que passam por más experiências tendem a errar mais e, algumas vezes, até prejudicar intencionalmente a empresa.

Felizmente, ocorre justamente o oposto com profissionais que tiveram boas experiências na empresa. Eles evitam gastos adicionais, conduzem os processos diários com cautela e ainda cuidam do patrimônio da empresa. Portanto, a empresa inclina-se a ter menos despesas.

Aumenta a atração de novos talentos

Encontrar e contratar bons profissionais não é fácil, mas é crucial ao sucesso nos negócios. No entanto, o desafio é que os empregados mais talentosos optam por atuar em empresas com uma marca empregadora prestigiada e, se não for o seu caso, pode perder esses talentos.

Sendo assim, o employee experience ajuda a reverter essa situação. Isso acontece porque os atuais colaboradores tornam-se promotores, falando bem da empresa para seus amigos e familiares, fica muito mais fácil construir uma boa marca empregadora e atrair os maiores talentos do mercado de trabalho.

Como promover o employee experience na prática?

Por fim, é preciso pensar em toda a jornada do profissional dentro da empresa. Questione-se: como é possível melhorar a experiência em cada ponto de contato, a partir do processo de seleção?

O primeiro é a liderança exemplar. É impossível criar uma boa experiência sem líderes que estejam engajados no assunto, afinal, o RH não faz tudo sozinho.

Sendo assim, outro ponto indispensável é a melhoria da comunicação. Se não há diálogo, o número de erros e problemas tende a ser muito superior. Isso afeta a experiência dentro da empresa e pode até resultar em conflitos interpessoais. Então, adote canais de comunicação, como:

  • aplicativos mobile;
  • redes sociais corporativas;
  • murais de recados;
  • softwares especializados; e
  • caixas de sugestões.

Além disso, é interessante adotar estratégias de endomarketing pensando nos talentos. Por exemplo, você pode criar uma campanha de incentivo para premiar profissionais mais assíduos. Ou, ainda, comemorar mais datas especiais — como aniversários ou feriados.

Como pode notar, é uma estratégia ampla e que depende do empenho diário. Seus benefícios são diversos, tanto aos profissionais quanto à empresa. Ou seja, o aumento do engajamento, a redução de custos e a retenção de talentos são ótimos exemplos.

Há mais uma coisa que pode fazer para aproveitar o employee experience em seu favor: criar um bom programa de incentivo. Assim, poderá estimular os profissionais mais talentosos e premiar equipes de alta performance.

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre a Sat, visite o nosso site.

Compartilhe este artigo!

Postagens relacionadas