Gestão de RH em pequenas empresas: confira 4 dicas indispensáveis!

Criado em: 13 de fevereiro de 2020Atualizado em: 31 de maio de 2022Categorias: Recursos humanos3 min de leitura

Você sabia que a gestão de RH em pequenas empresas pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio? Isso porque os colaboradores são peça fundamental para o sucesso de qualquer marca, e um bom gerenciamento desses recursos humanos vai garantir uma equipe engajada e produtiva.

Mas, afinal, como esse processo funciona na prática? Neste artigo, vamos mostrar 4 dicas indispensáveis para implantar uma gestão de RH realmente eficiente na sua empresa. Continue com a gente e confira!

1. Defina bem as funções dos colaboradores

O primeiro passo para uma boa gestão de RH é definir, de forma clara e objetiva, as funções de cada colaborador. Embora “fazer um pouco de tudo” seja bom no quesito quantidade, não contar com equipes desenvolvendo atividades específicas pode comprometer a qualidade do trabalho.

Se você quer aumentar o engajamento do seu time com os resultados, é essencial que todos os profissionais conheçam o seu papel e os objetivos que precisam cumprir. Além disso, com essas informações bem definidas, fica muito mais fácil dimensionar as equipes.

2. Promova a integração dos funcionários

Diferente do que a maioria das pessoas acredita, a integração de funcionários não precisa ser feita apenas, ou necessariamente, com eventos. Embora esse tipo de ação seja realmente muito efetiva, é preciso pensar em estratégias que integrem as equipes desde o primeiro dia de trabalho de um novo talento, por exemplo.

Uma integração estratégica dos times vai contribuir para o aumento da produtividade como um todo e para o alinhamento ainda mais eficiente dos colaboradores com a cultura da sua empresa. Para isso, é preciso planejamento e muita organização!

3. Incentive a cultura do feedback

Um dos grandes erros da gestão de RH em pequenas empresas é ignorar o uso de avaliações de desempenho mais complexas e estruturadas. E uma boa maneira de mudar essa realidade é a partir do incentivo de uma cultura de feedback forte.

Essa prática vai contribuir para que os colaboradores entendam quais são as expectativas da empresa em relação ao trabalho deles e se sintam confortáveis para expor seus objetivos e metas. É possível investir em diferentes canais de feedback, com reuniões individuais ou, até mesmo, ferramentas de pesquisa online. Encontre o mais adequado para o seu negócio e aproveite os benefícios dessa prática.

4. Mapeie as competências da equipe

Conhecer as competências da sua equipe é importante para delegar tarefas e identificar corretamente como cada um pode contribuir para o sucesso do seu negócio. Esteja aberto para explorar conhecimentos e habilidades específicas que podem ser usados para produzir um bom resultado. Uma boa dica é, além de reconhecer talentos, trabalhar a competência dos seus colaboradores dentro da própria empresa, investindo em cursos e capacitações para lapidar ainda mais o potencial das suas equipes.

Lembre-se de que todo time é reflexo de seu líder, por isso tão importante quanto investir em boas práticas de gestão é ser exemplo para manter os colaboradores engajados diariamente em suas atividades. Sendo assim, esteja sempre atento!

Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude outras pessoas a conhecerem o assunto e investirem em uma gestão de RH em pequenas empresas realmente eficiente.

Compartilhe este artigo!

Um comentário

  1. […] RH é um setor essencial. Sabe-se, por exemplo, que empresas que apresentam boas práticas de RH são 51% mais competitivas quando comparadas à média do seu respectivo mercado. No entanto, para […]

Os comentários estão desativados