Produtividade e alta performance: Como o RH pode ajudar

Criado em: 13 de dezembro de 2022Atualizado em: 20 de dezembro de 2022Categorias: Desenvolvimento pessoal, Recursos humanos5 min de leitura

Todos nós sabemos que alcançar o sucesso não é uma tarefa fácil e grande parte das dificuldades estão relacionadas a falta de foco e disciplina. Na prática, elas afetam a produtividade e impedem que uma pessoa, ou uma equipe, atinja um resultado de alta performance.

No entanto, caso você queira realizar conquistas de alto nível na sua empresa, precisará trabalhar para que o seu time alcance mais produtividade no trabalho e, com certeza, precisará do apoio da área de Recursos Humanos para fazer isso.

Neste artigo, mostraremos como o RH pode ajudar a sua empresa a ganhar mais produtividade e atingir a tão desejada alta performance.

O que é produtividade?

A produtividade está associada à quantidade e qualidade das tarefas executadas em um determinado período de tempo e aos recursos utilizados durante esse processo de produção. Porém é importante que você não confunda a produtividade com eficiência.

De forma geral, a produtividade está relacionada a entrega de resultados, já a eficiência é a forma como este resultado é alcançado.

Como exemplo, podemos pensar em dois profissionais: O primeiro, trabalhou 8 horas para elaborar um relatório. Já o segundo, construiu o mesmo relatório em apenas 4 horas. Neste caso, ambos foram produtivos. Porém, o segundo colaborador foi muito mais eficiente.

O que é alta performance?

É justamente essa capacidade de fazer mais com menos que torna um profissional eficiente e esse é o caminho para alcançar a alta performance. Ou seja, o profissional que atinge esse alto nível consegue conquistar resultados muito acima da média, mesmo contando com menos tempo ou recursos.

Dentro de um cenário competitivo, esse perfil é muito atraente e desejado pelas empresas que, assim como os profissionais, buscam os melhores resultados.

Portanto, lembre-se: todo profissional de alta performance é produtivo. Mas, nem todo profissional produtivo consegue atuar em alta performance.

Como o RH pode ajudar?

Neste processo de desenvolvimento, o time de Recursos Humanos pode colaborar e influenciar de diversas formas. Por isso, elaboramos uma lista com 06 itens importantíssimos que você pode aplicar na sua empresa para melhorar a performance da sua equipe.

01 – Treinamento e desenvolvimento

Evidentemente, um dos principais fatores para alcançar a alta performance é a aplicação de treinamentos e programas de desenvolvimento. Sendo assim, o RH se torna um ponto chave para realizar um diagnóstico, entender as principais necessidades e elaborar treinamentos específicos que possam contribuir com o crescimento da equipe.

Na prática, estas ações podem ser implementadas de várias formas diferentes, como exemplos, podemos citar trilhas de aprendizado em plataformas de ensino, palestras, workshops e treinamentos internos.

02 – Ambiente agradável

Outro ponto fundamental para o desenvolvimento da equipe é o próprio espaço de trabalho. Seja em um ambiente presencial, híbrido ou até mesmo em modelo home office, é muito importante que a empresa ofereça uma estrutura adequada para que todos os seus colaboradores possam atingir o melhor desempenho possível.

Boas máquinas, internet de qualidade e softwares que atendam às necessidades profissionais são alguns dos itens que compõe essa estrutura de qualidade. No entanto, não podemos esquecer do clima da empresa. Ou seja, não basta oferecer uma boa estrutura e não possibilitar um clima agradável no dia a dia. Sendo assim, ter uma relação profissional motivadora, saudável, segura e confiável é essencial para o sucesso.

Desta forma, uma boa estrutura e um clima positivo são a combinação perfeita para construir um ambiente agradável e propício ao desempenho em alta performance.

03 – Horário flexível

Ainda falando sobre a construção de um ambiente agradável, não podemos esquecer de um dos benefícios que ganhou muito destaque nos últimos tempos: o horário flexível.

Como o próprio nome diz, este benefício oferece uma certa flexibilidade, dentro de parâmetros pré-determinados, na rotina de trabalho dos colaboradores. Ou seja, diferentemente do modelo tradicional, ao invés de ter um horário exato para entrar e sair do trabalho todos os dias, este modelo oferece uma maleabilidade maior.

Neste caso, o principal foco não está nas horas trabalhadas, mas sim no resultado final daquele trabalho e, obviamente, o RH pode colaborar bastante para que este modelo seja inserido de forma adequada na empresa.

04 – Otimização das rotas

Para alcançar a alta performance, é muito importante que as rotas que os seus colaboradores realizam para chegar ao trabalho e voltar para casa estejam sempre otimizadas. Isso é fundamental, pois, com rotas desatualizadas eles, provavelmente, terão a sua produtividade comprometida. Sendo assim, é imprescindível realizar a roteirização de Vale-Transporte e das suas linhas de fretado para que o trajeto que o seu time realiza diariamente não se torne um obstáculo na sua gestão.

05 – Remuneração competitiva

Agora, chegamos a um dos pontos mais evidentes desta lista, o salário. Embora ele não seja uma garantia de alta performance no trabalho, ele é um dos componentes mais importantes.

Oferecer uma remuneração competitiva para seus colaboradores é um ponto chave para que você consiga estimular a sua equipe e mantê-la motivada.

Por isso, o departamento de Recursos Humanos deve manter-se atualizada em relação a média salarial do mercado e se esforçar para oferecer valores competitivos. Essa iniciativa, colabora para manter os grandes talentos na sua empresa e atrair novos profissionais para o seu negócio.

06 – Foco no resultado

Ao analisarmos todos os itens acima, perceberemos que todos eles caminham para a mesma direção: foco no resultado. Isto é, todo esforço que é realizado, especialmente pela equipe de RH, deve estar focado na produtividade no trabalho e na busca pela alta performance.

Desde feedbacks, avaliações de desempenho ou treinamentos, todos eles devem estar direcionados para o resultado e não apenas ligados a um processo “burocrático” e “robotizado”.

Como você pôde perceber, o RH tem um papel fundamental para potencializar a produtividade no trabalho e fazer com que a organização conquiste a alta performance. Por isso, estimular este processo no dia a dia da sua empresa faz toda a diferença para construir uma cultura de crescimento.

Gostou deste conteúdo? Então, siga nossa página no LinkedIn para ter acesso a posts e artigos diretamente em seu feed de notícias!

Compartilhe este artigo!