5 fatores que todo gestor de recursos humanos precisa estar atento

Criado em: 23 de abril de 2020Atualizado em: 27 de maio de 2022Categorias: Recursos humanos6 min de leitura

O RH tem se tornado um setor extremamente estratégico dentro das empresas, conduzindo melhorias e inovações em prol da satisfação do capital humano. Com isso, a figura do gestor de recursos humanos ganhou um peso também maior, afinal, é ele quem vai liderar a equipe em suas iniciativas.

Neste artigo, vamos abordar qual é o perfil desse profissional no cenário corporativo atual. Além disso, listaremos os principais fatores que merecem a atenção de um gestor de RH eficiente em sua atuação.

Portanto, continue a leitura e veja como melhorar a performance da sua gestão!

Qual é o papel do gestor de recursos humanos?

Quando falamos do RH moderno, podemos deixar de lado aquela ideia de um setor estritamente burocrático, preocupado apenas com os trâmites administrativos que envolvem o capital humano.

Ou seja, as transformações no âmbito social e empresarial passaram a exigir da área de Recursos Humanos uma atuação mais voltada para análise e criação de estratégias. Mas, as ações do setor agora têm muito mais a ver com a manutenção de um bom clima organizacional, a satisfação e o engajamento dos profissionais e o recrutamento dos melhores talentos para a organização.

Sendo assim, o gestor de recursos humanos tem o papel de estar à frente de um RH estratégico, que acompanha e implementa tendências e que tem a tecnologia como principal aliada para otimizar os processos.

Dessa forma, é importante ressaltar que agora ele tem uma influência considerável na corporação. Ou seja, ele senta à mesa com o executivo e com os gestores para expor questões que podem atrapalhar ou ajudar o desenvolvimento da empresa e tem o aval para propor mudanças na gestão de pessoas.

O profissional nesse cargo precisa ser flexível em sua performance, dando conta tanto de continuar a eficiência das tarefas burocráticas quanto de olhar analiticamente para a empresa e pensar em soluções que promovam melhorias.

Entre as responsabilidades do gestor de recursos humanos, podemos citar:

  • recrutamento e seleção de talentos;
  • implementação de programas de desenvolvimento de pessoas;
  • escolha e administração de benefícios corporativos;
  • criação de planos de carreira;
  • instituição de ferramentas tecnológicas para otimizar processos de RH;
  • implementação de iniciativas de motivação e engajamento, visando à retenção de profissionais.

Em relação a quais fatores um gestor de RH precisa estar atento?

Em primeiro lugar, para conseguir alcançar essa atuação tão versátil e influente, o gestor de recursos humanos precisa estar constantemente atento a diversos fatores que atravessam a rotina organizacional.

Sendo assim, esse olhar treinado vai permitir que soluções eficazes sejam criadas para impulsionar o desenvolvimento da empresa e a performance dos colaboradores. Veja, a seguir, quais são essas questões que merecem atenção.

1. Clima organizacional

Tem ficado cada vez mais evidente a importância de um clima organizacional harmônico dentro da organização. Mas, esse conceito se refere à qualidade do ambiente de trabalho e como as situações são percebidas pelas pessoas que o integram.

Em geral, o clima reflete a verdadeira cultura da empresa. Se os valores propostos conseguem ser aplicados e vividos no dia a dia, a organização tem uma cultura sólida, e o clima interno é sadio e agradável.

Considerando que as experiências dos colaboradores dentro da corporação moldam sua satisfação, engajamento e produtividade, é fundamental que o gestor de RH esteja sempre atento ao clima organizacional. Mais do que isso, é necessário que ele desenvolva iniciativas para manter ou melhorar esse ambiente, como:

  • incentivo a uma comunicação transparente e sadia;
  • implementação de benefícios que melhorem a qualidade de vida;
  • estímulo ao feedback construtivo nas equipes;
  • adequação a normas de segurança e ergonomia.

2. Indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho também merecem uma atenção constante do gestor de recursos humanos. Eles são as métricas cruciais para mensurar o sucesso do negócio ou de iniciativas implementadas.

Por isso, não basta apenas definir indicadores, é necessário acompanhá-los de perto e conseguir usar esses dados para traçar estratégias e tomar melhores decisões. Entre os principais indicadores que o RH deve observar estão:

  • rotatividade;
  • absenteísmo;
  • produtividade;
  • satisfação;
  • return on investment (ROI).

3. Retenção de talentos

A rotatividade de profissionais na empresa é algo que precisa ser combatido pelo RH, afinal, a entrada e saída de colaboradores gera diversos impactos negativos e denota problemas na saúde corporativa.

Mais do que conseguir atrair e recrutar bons talentos, é imprescindível conseguir mantê-los na organização. Fazer isso se torna cada vez mais complexo, já que temos as gerações X, Y e Z no ambiente de trabalho com pensamentos, prioridades e exigências distintas.

Conseguir trabalhar com cada perfil de profissional e estabelecer um espaço satisfatório para todos os grupos é o caminho para evitar a rotatividade e criar equipes fortes e produtivas.

4. Comunicação interna

A comunicação é uma das questões que mais impacta o clima da empresa e as relações interpessoais. Mas, quando ela não é eficiente, as regras não são claras, não existe diálogo e os funcionários acabam ficando desmotivados por não terem voz ativa na organização.

O RH tem o papel de fomentar uma comunicação interna que seja sempre transparente e propositiva entre os colaboradores e entre a marca empregadora e os profissionais. Ou seja, entre as formas de fazer isso, podemos mencionar a implementação de uma cultura de feedback, em que o diálogo se torne comum e saudável, com a finalidade de crescimento mútuo.

Além disso, é vital conscientizar gestores sobre a necessidade de uma comunicação eficiente com as equipes, de forma a permitir que todos se sintam à vontade para expor opiniões, dar ideias e sugerir melhorias.

5. Tendências tecnológicas

Por fim, o gestor de recursos humanos não pode deixar de observar tendências tecnológicas que podem ajudar o RH a atuar com uma performance mais elevada. Existem diversos recursos que se tornam aliados do setor, seja na automação de tarefas seja na otimização de processos.

Ou seja, tecnologias como Big Data, People Analytics e sistemas de gestão de benefícios são apenas algumas das opções que podem ser implementadas. Para conseguir manter um RH estratégico, uma atualização constante se faz necessária, tanto na mentalidade na gestão quanto na adoção de novos recursos.

Em suma, esperamos que este conteúdo tenha sido útil para mostrar qual é o papel do gestor de recursos humanos na empresa e como esse profissional pode alcançar uma atuação eficiente para alavancar os resultados do negócio.

Que tal compartilhar este artigo com seus colegas nas redes sociais? Afinal, outras pessoas podem se beneficiar dessas dicas.

Compartilhe este artigo!