Treinamento e desenvolvimento nas empresas: como planejar?

Criado em: 3 de dezembro de 2019Atualizado em: 31 de maio de 2022Categorias: Desenvolvimento pessoal, Gestão, Recursos humanos3 min de leitura

Nos últimos anos, os investimentos em treinamento e desenvolvimento nas empresas têm crescido bastante. Um dos motivos para isso é a percepção dos gestores sobre o impacto positivo na retenção e produtividade dos talentos.

Quando uma organização decide adotar estratégias de T&D, é fundamental elaborar antes um planejamento consistente. Assim, os resultados podem ser potencializados na empresa. Quer entender como planejar o treinamento e desenvolvimento de pessoas em sua corporação? Confira abaixo as principais etapas para esse processo.

Avaliar as necessidades da empresa

Ter um objetivo sólido é um dos pontos mais importantes quando falamos de estratégias de treinamento e desenvolvimento nas empresas. É preciso identificar possíveis brechas de conhecimento que estejam comprometendo o desempenho das equipes.

O RH pode perceber, por exemplo, se a maior carência é de desenvolvimento de competências socioemocionais ou atualização de habilidades técnicas. A partir dessa análise, é possível definir qual será o tema da iniciativa de T&D.

Entender o perfil dos profissionais

O perfil dos colaboradores que serão alvo dos treinamentos e cursos também influencia no planejamento. Se a implementação será apenas para um setor específico da empresa, usar uma linguagem mais técnica de conhecimento do time não será problema.

No entanto, se todas as equipes, de diferentes funções e hierarquias, participarem da iniciativa, é fundamental adotar uma linguagem que seja acessível a todos. Além disso, perceber a faixa etária e a classe social dos colaboradores é necessário para montar um conteúdo que tenha impacto positivo em todos.

Definir a metodologia

Foi-se o tempo em que todos os cursos e treinamentos aconteciam em uma sala dentro da empresa. Atualmente, existem diversas metodologias que podem ser aplicadas, muitas delas que fazem com que os profissionais nem precisem se deslocar até a empresa para participar.

Plataformas digitais de treinamento e desenvolvimento nas empresas facilitam um aprendizado mais flexível e dinâmico, além de ter custos mais equilibrados por ser escalável e de fácil atualização.

Elaborar o material

A criação do material é uma das últimas etapas do planejamento. Nesse ponto, os responsáveis pela iniciativa já conhecem a fundo o público-alvo e entendem qual metodologia será mais efetiva.

A elaboração do conteúdo pode ser feita pelo próprio RH, desde que com fontes confiáveis que passem autoridade. Contar com a ajuda de profissionais experientes e gestores também é interessante. Uma outra alternativa é ainda a contratação de professores externos.

Estabelecer indicadores

Definir indicadores de performance é uma ação que não pode ficar de fora do seu planejamento de uma estratégia de desenvolvimento de pessoas. A partir do acompanhamento desses dados você vai poder entender o sucesso da iniciativa.

Os indicadores também permitem que os modelos de aprendizagem sejam aprimorados em sua organização ao longo do tempo. Alguns como ROI, aderência e satisfação serão centrais, tanto para observação quanto para a prestação de contas ao executivo.

Quer experimentar os benefícios do treinamento e desenvolvimento nas empresas? Entre eles estão a atração e retenção de talentos, a melhora do clima organizacional, o aumento no desempenho e viabilização de um negócio mais competitivo. Para garantir isso, investir em planejamento é o primeiro passo.

O que você achou deste artigo e das informações que aprendeu com ele? Deixe seu comentário contando como o treinamento e desenvolvimento pode impulsionar sua empresa.

Compartilhe este artigo!

Um comentário

  1. […] que as normas de ergonomia e segurança serão cumpridas. Veja em outro artigo que separamos como planejar uma estratégia de treinamento e desenvolvimento de pessoas. Boa […]

Os comentários estão desativados