Roteirização: o que é ? Confira como fazer na sua empresa!

Criado em: 3 de janeiro de 2020Atualizado em: 31 de maio de 2022Categorias: Vale-Transporte6 min de leitura

A gestão financeira do departamento pessoal pode ditar os rumos da empresa. Quando bem realizada, é possível seguir todas as normas trabalhistas sem comprometer o orçamento predefinido. Para isso, além de boas habilidades gerenciais, é fundamental ficar por dentro dos recursos oferecidos pela tecnologia.

Um dos elementos mais importantes nesse sentido é ligado ao vale-transporte. Isso porque ele se trata de um direito do trabalhador, que deve ser concedido antecipadamente pelo empregador e não pode ser descontado da folha salarial. Portanto, é um custo que, como todos os outros, pode e deve ser controlado e, até mesmo, reduzido.

Para tal, é preciso realizar, de forma eficiente, uma roteirização de vale-transporte. O que é isso? Neste artigo, você vai descobrir a resposta para essa pergunta, conhecer os benefícios da roteirização e entender como ela pode ser implantada em sua empresa. Continue a leitura e confira!

Entenda o que é a roteirização de vale-transporte

Como você já sabe, o vale-transporte deve ser utilizado pelo colaborador exclusivamente no trajeto entre a residência e o local de trabalho. Dito isso, a gestão deve buscar otimizar essa rota, de modo que ela seja eficiente para o profissional em questão e também para a empresa.

A roteirização busca exatamente isso, na medida em que é uma ferramenta utilizada para encontrar a melhor rota de deslocamento entre dois pontos. Isso é feito com o auxílio de um sistema que analisa mapas, itinerários, integrações e baldeações, considerando todas as regras tarifárias da região.

Com esses dados e utilizando parâmetros preestabelecidos, o sistema consegue fazer uma varredura e identificar todas as possíveis formas de deslocamento entre os dois pontos. Com isso, ele aponta qual é a melhor opção, sempre prezando tanto pela economia da gestão quanto pela comodidade do colaborador.

É importante ressaltar que o trajeto considerado mais adequado nem sempre é o de menor custo ou o mais curto. A ferramenta, por exemplo, limita a distância a ser percorrida a pé em um quilômetro. Se, dentro desses mil metros, houver uma opção mais econômica e que não altere o tempo de deslocamento em mais de 30 minutos, ela se tornará a rota principal.

Conheça os principais benefícios que ela oferece

Você já entendeu que a roteirização de vale-transporte otimiza a rota utilizada pelos colaboradores que recebem o benefício, certo? Mas como isso beneficia a empresa na prática? Bem, para começar, trata-se de uma oportunidade para reduzir os custos de operação da companhia. Vamos falar mais sobre essa e outras vantagens a seguir!

Redução dos custos

Junto ao vale-refeição e à folha salarial, o vale-transporte é uma das três maiores despesas do departamento de Recursos Humanos. Por isso, reduzir parte desse gasto pode dar uma sobrevida à saúde financeira do empreendimento, especialmente em tempos de crise.

Ao implementar a roteirização e encontrar os trajetos mais eficientes, é possível reduzir, em média, 20% dos recursos utilizados para o transporte de colaboradores. Tudo isso sem desrespeitar a lei trabalhista e, ainda, proporcionando aos funcionários rotas que não alteram demais o tempo de deslocamento.

Padronização do fornecimento de transporte

Sem um sistema de controle e roteirização, a companhia não tem como garantir que os colaboradores utilizem as rotas mais econômicas e eficiente. Muitas vezes, por exemplo, funcionários vindos da mesma região utilizam opções de transporte completamente diferentes, o que é contraprodutivo.

Com o uso de um sistema de roteirização, a própria companhia pode indicar ao colaborador a rota mais eficiente. Isso se torna ainda mais relevante em casos de novas contratações. O novo membro da equipe pode não conhecer a melhor forma de se deslocar ao trabalho. Portanto, em vez de questioná-lo sobre o assunto, a equipe de RH já chega com a solução em mãos.

Cumprimento da legislação trabalhista

Falhar ao cumprir as regras estabelecidas pela CLT pode gerar danos financeiros à empresa, além de prejudicar sua reputação. No que diz respeito ao vale-transporte, a lei estipula que o empregador deve ser responsável pelo custo do trajeto casa-trabalho e vice-versa.

Contudo, esse valor não é necessariamente estipulado pelo colaborador. Com o uso do sistema de roteirização, a empresa não apenas calcula o valor mais eficiente como também tem como provar a legalidade desse cálculo. Isso porque todos os membros da equipe preenchem um formulário de dados, que é usado como base para a indicação da melhor rota.

Então, no extremo caso de uma ação trabalhista em que um colaborador alega que não recebia o suficiente para trabalhar, a companhia conta com uma prova concreta do contrário.

Saiba como implantar a roteirização em sua empresa

Para implantar a roteirização em sua empresa e usufruir de seus benefícios, é indispensável contar com um parceiro de confiança e especializado. Com mais de 20 anos de mercado, a Sat é uma empresa que, entre outros produtos, oferece um sistema completo de roteirização de vale-transporte.

A implantação é feita em duas etapas. Em um primeiro momento, na abertura do projeto, é efetuado um mapeamento com todos os colaboradores já existentes em sua empresa, registrando nomes, endereços, tipos de transporte disponíveis etc. Dessa maneira, torna-se fácil identificar pontos de economia.

Como cada companhia conta com características próprias, essa etapa é personalizada de acordo com variáveis como o número de localidades e o tamanho do quadro de funcionários. Para entender melhor essas particularidades e suprir as necessidades da empresa, membros da Sat vão até o local e, junto à gestão, elaboram um relatório.

Esses profissionais também podem ser designados para interagir com os colaboradores do seu negócio, de modo a garantir que todos compreendam o que está sendo implementado e conheçam as novas rotas otimizadas.

Com tudo isso feito, é hora da manutenção do serviço. Esse acompanhamento é crucial para manter o sistema em funcionamento, principalmente em casos de alta taxa de rotatividade.

Novos colaboradores, alterações em linhas de ônibus e mudanças de endereço são alguns fatores que tornam o processo de manutenção primordial. O melhor é que esse gerenciamento é feito de forma extremamente simples, por meio de um software que se pode acessar online.

Agora que você sabe o que é roteirização de vale-transporte e como ela pode auxiliar sua empresa, é hora de colocar a ideia em prática. Além de trazer economias e resguardar sua empresa perante a legislação, um sistema como o oferecido pela Sat otimiza a rotina dos colaboradores que, satisfeitos, podem se tornar muito mais produtivos.

E aí, quer entender melhor como a Sat pode ajudar na otimização das rotas de vale-transporte? Entre em contato com a gente! Ficaremos felizes em tirar qualquer dúvida.

Compartilhe este artigo!