O que é clima organizacional e por que ele é tão relevante?

Criado em: 17 de fevereiro de 2020Atualizado em: 31 de maio de 2022Categorias: Gestão7 min de leitura

O clima organizacional é o elemento que identifica a percepção de um ambiente de trabalho por aqueles que fazem parte dele. Ao contrário da cultura organizacional, que é permanente e difícil de mudar, o clima pode sofrer alterações conforme decisões e acontecimentos inerentes à organização.

Por exemplo, quando a empresa precisa cortar benefícios ou demitir colaboradores porque a receita diminuiu, o clima pode ser afetado negativamente. Por outro lado, o anúncio de um aumento ou notícias de que a empresa está indo bem nos negócios pode ajudar a elevar o clima organizacional.

Já uma cultura organizacional pautada por rigidez, gestão pouco flexível e processos burocráticos pode afetar duramente o clima organizacional e desmotivar os colaboradores. Por sua vez, uma gestão democrática e que aposta nos potenciais de cada um, valorizando os funcionários, tem efeitos positivos no clima organizacional.

Nesse sentido, entender a relevância do clima organizacional é importante para que a gestão de pessoas consiga mensurá-lo e traçar as ações efetivas para cada problema identificado.

Vamos falar sobre a importância do clima organizacional para sua empresa? Continue conosco!

Qual a relação entre clima organizacional e as necessidades humanas?

Como dissemos na introdução, o clima de uma organização está sujeito a alterações frequentes. Se a cultura representa a personalidade da organização, digamos que o clima é seu “humor”.

Problemas de clima organizacional surgem quando os gestores não estão atentos. Nas empresas que parecem relativamente saudáveis, a administração tende a seguir em frente, sem avaliar o que está por trás de uma suposta satisfação. Isso faz com que muitas organizações fiquem vulneráveis ​​a problemas, porque não estão sintonizadas com a experiência diária do colaborador ― independentemente de ser no chão da fábrica, na rua ou no escritório.

Um bom começo para compreender problemas de clima organizacional é se debruçar sobre as teorias motivacionais, que abordam as necessidades humanas. Em essência, podemos falar sobre duas muito famosas: as teorias de Maslow e de Herberg.

Hierarquia das Necessidades

O psicólogo norte-americano Abraham Maslow (1908-1970) propôs que a motivação é o resultado da tentativa de uma pessoa satisfazer cinco necessidades básicas: fisiológica, segurança, social, estima e autorrealização. Segundo Maslow, essas necessidades podem criar pressões internas que podem influenciar o comportamento do indivíduo. Veja como ele as descreve abaixo.

Necessidades fisiológicas

São aquelas necessárias para a sobrevivência humana, como ar, comida, água, abrigo, roupas e sono.

Necessidades de segurança

Fornecem, a uma pessoa, sensação de segurança e bem-estar (segurança pessoal, segurança financeira, boa saúde e proteção contra acidentes, danos materiais e morais etc.).

Necessidades sociais

Referem-se à necessidade de ter sentimentos de pertencimento e aceitação. São importantes para que ninguém se sinta sozinho, isolado e deprimido. Amizades, família e intimidade trabalham para satisfazer as necessidades sociais.

Necessidades de estima

Relacionam-se à necessidade de autoestima e respeito, sendo o autorrespeito mais importante que conquistar respeito e admiração dos outros.

Necessidades de autorrealização

Descrevem a necessidade de uma pessoa atingir seu potencial pleno. A necessidade de se tornar aquilo que alguém se considera capaz é altamente pessoal.

Teoria dos Dois Fatores

O também psicólogo e cientista comportamental norte-americano Frederick Herzberg (1923-2000) desenvolveu a teoria de que a satisfação no trabalho depende de dois tipos de fatores (higiene e motivacionais).

Na sequência, veja como ficou sua classificação.

Fatores de higiene

São os itens considerados essenciais à existência de motivação no local de trabalho. Embora não levem à total satisfação positiva em longo prazo, se estiverem ausentes, levarão à insatisfação. Em outras palavras, fatores de higiene são aqueles que, quando adequados, pacificam os funcionários e não os deixam insatisfeitos. Incluem:

  • salários;
  • políticas organizacionais;
  • benefícios;
  • condições do local de trabalho;
  • status;
  • relações interpessoais;
  • segurança.

Fatores motivacionais

Produzem satisfação positiva e são inerentes ao trabalho, por isso motivam os colaboradores a obterem um desempenho superior. Os fatores motivacionais simbolizam as necessidades psicológicas, as quais incluem:

  • reconhecimento;
  • sensação de pertencimento;
  • oportunidades de crescimento e promoção;
  • senso de responsabilidade;
  • trabalho significante.

Em ambos os casos, fatores físicos, psicológicos e sociais estão atrelados à motivação dos colaboradores. Além disso, também podem ter influência dos eventos relacionados ao clima organizacional e levá-lo a alterações significativas de tempos em tempos.

Como o clima organizacional impacta a motivação dos colaboradores?

Agora que refletimos um pouco sobre as necessidades humanas, vamos falar sobre os impactos do clima organizacional na motivação dos colaboradores. Em geral, o clima organizacional divide-se em três categorias.

Bom

É aquele desejável à manutenção da motivação dos colaboradores. Contribui para o engajamento e a retenção de talentos e facilita a criação de valor e confiabilidade para com a empresa.

Médio

Um clima organizacional médio pode ser um sinal de alerta a um possível mau momento. Manter-se na média sugere que a equipe de colaboradores não é tão engajada e que, na primeira oportunidade, vai “abandonar o barco”.

Nesse caso, as tarefas e compromissos são assumidos bem mais em razão da obrigação do que por engajamento. Também há insatisfação com a gestão.

Ruim

Por sua vez, um clima organizacional ruim ocasiona frustração e prejudica o engajamento dos colaboradores. Os fatores para esse cenário são diversos. Podem ser um problema de comunicação, fake news, insatisfação geral com a tomada de decisão da liderança, falhas estruturais/processuais, sentimento de desrespeito e desvalorização, entre outros.

De alguma forma, um mal-estar está se instalando na organização e provavelmente ocorrerão quedas na produtividade, diminuição na retenção de talentos e riscos para a participação de mercado.

Como você vê, motivação e necessidades caminham juntas e são facilmente influenciadas por situações ocorridas na empresa. Logo, o clima organizacional é afetado positiva ou negativamente.

Como a pesquisa de clima organizacional contribui para um diagnóstico?

As pesquisas de clima organizacional são uma maneira eficiente de “colocar o dedo na ferida” e obter uma visão ampla dos pensamentos predominantes dos funcionários. Tais resultados são importantes para a definição de programas que envolvam maior transparência, colaboração, melhor alinhamento de talentos ou maior potencial para atender às preocupações dos negócios.

As pesquisas podem abordar várias áreas diferentes e fornecer uma imagem mais clara do quanto os funcionários estão motivados. Veja alguns exemplos:

  • ambiente físico e psicológico;
  • autonomia e responsabilidade na organização do trabalho;
  • clareza de papéis e tarefas de cada cargo;
  • coerência entre orientações estratégicas e sua declinação operacional;
  • coesão da equipe;
  • desenvolvimento ― abertura ao progresso social e pessoal;
  • dinamismo ― vitalidade organizacional e propensão à inovação;
  • disponibilidade e clareza na divulgação de informações;
  • envolvimento no trabalho e organização;
  • incentivo ― reconhecimento de mérito e estímulo ao desenvolvimento profissional;
  • justiça ― sensibilidade social e um sentimento de imparcialidade;
  • liberdade de expressar sentimentos e ideias;
  • liderança ― relações e comunicação com superiores.

Ao tomar medidas para garantir uma cultura positiva e um clima organizacional saudável, a gerência pode levar a empresa adiante e realizar a manutenção preventiva necessária para maximizar os resultados dos negócios.

Um dos pontos de partida para a criação de uma estratégia de gestão de recursos humanos arrojada é a implementação de um bom pacote de benefícios. Embora os benefícios, sozinhos, não sejam capazes de manter os colaboradores permanentemente motivados ― por estarem entre os fatores de higiene ―, sua ausência é fator de plena insatisfação, colaborando para uma série de problemas e piorando o clima organizacional.

Por falar nisso, um ambiente repleto de tensão é altamente insalubre. Então, antes de ir embora, convidamos você à leitura do artigo Estresse no trabalho: quais as consequências e como evitar?

Compartilhe este artigo!