Modelos de gestão: saiba quais são os tipos e como escolher o ideal

Criado em: 3 de março de 2021Atualizado em: 18 de agosto de 2022Categorias: Gestão6 min de leitura

Em primeiro lugar, o sucesso de qualquer empreendimento é resultado da soma de diversos fatores externos, como por exemplo a economia global, e internos, como a qualidade dos colaboradores e do ambiente de trabalho. Isso acontece porque os modelos de gestão eficientes são aqueles que conseguem alinhar esses pontos e gerenciar os profissionais da empresa de modo a potencializar sua produtividade.

Portanto, para alcançar tais objetivos, o primeiro passo é realizar uma avaliação para entender, de fato, as principais características do negócio. No entanto, singularidades como o perfil dos colaboradores, a cultura organizacional e o mercado de atuação são fundamentais para você encontrar o modelo de gestão mais apropriado para a sua empresa.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, vamos listar os principais modelos de gestão e, ainda, indicar como você pode escolher o ideal para você. Continue a leitura e acompanhe!

Quais são os principais modelos de gestão?

Conhecer os diferentes tipos de gestão que podem ser aplicados em uma empresa é algo fundamental para qualquer profissional que deseje se destacar no cotidiano corporativo porque só assim é possível contribuir para o alcance de metas da empresa e proporcionar aos trabalhadores um ambiente de trabalho motivador e positivo.

Mas, tal conhecimento teórico deve vir acompanhado da experiência prática e da capacidade de identificar como cada modelo pode ser aplicado. Afinal, cada companhia conta com detalhes e peculiaridades que influenciam na implantação da gestão, exigindo que o gestor conheça profundamente os processos internos existentes.

Então, em primeiro lugar, certifique-se de realizar um mapeamento da empresa, encontrando suas características mais marcantes e entendendo sua cultura, a começar pelas pessoas que a formam. Depois de fazer isso, você terá maior facilidade em escolher um dos modelos de gestão mais famosos, que listaremos a seguir. Ou seja, você estará mais preparado para tomar a sua decisão.

Gestão democrática

Você pode prever o que é a gestão democrática apenas olhado para o nome, não é? Isso acontece porque este modelo busca incentivar a participação dos colaboradores nos processos de tomada de decisão, buscando alcançar um consenso benéfico tanto para a empresa quanto para os funcionários. Portanto, trata-se de uma iniciativa interessante para valorizar as equipes e aumentar sua motivação.

Por outro lado, a gestão democrática pode sair pela culatra se não for comandada por um gestor experiente e habilidoso, capaz de identificar o grau de maturidade dos funcionários e se comunicar adequadamente. Afinal, será preciso lidar com o contraste de opiniões e possíveis atritos que podem atrasar os processos.

Gestão autocrática

A gestão autocrática, por sua vez, propõe o contrário da democrática, concentrando o poder na figura central do chefe, mas, em vez de incentivar o debate e colher opiniões nos processos de decisão, esse modelo estabelece uma hierarquia clara, traçando metas e estabelecendo punições em casos de descumprimento de tarefas.

Então, trata-se de uma opção interessante para equipes inexperientes ou com colaboradores pouco proativos. Contudo, é importante tomar cuidado para que a busca por autoridade não termine em um desequilíbrio do clima organizacional, o que poderia comprometer todas as operações internas.

Modelos de gestão com foco em resultados

Esse é o modelo ideal para empresas que buscam soluções rápidas, sem se importar muito com a forma que elas são desenvolvidas. Ou seja, a gestão com foco em resultados não se baseia em fórmulas nem estabelece um planejamento estratégico em longo prazo. Dessa forma, o único objetivo é o alcance de metas curtas e eficazes.

Modelos de gestão com foco em projetos

Já a gestão com foco em projetos vai por outro caminho. Nela, os gestores focam suas energias na aplicação das melhores técnicas e práticas para o desenvolvimento dos processos internos. Naturalmente, isso envolve erros e acertos, o que pode atrasar o alcance das metas e até apresentar resultados negativos em um primeiro momento.

Contudo, o foco em projetos garante um legado muito maior ao empreendimento e ao aperfeiçoar os métodos utilizados na produção, você gera benefícios em longo prazo e coloca a empresa em um movimento de constante otimização.

Modelos de gestão com foco no desenvolvimento de pessoas

Por fim, nesse modelo de gestão, o gestor assume o papel de motivador das equipes. Sendo assim, seja com palestras, seja com programas de treinamento, a empresa deve munir seus colaboradores com a motivação necessária para a execução eficaz das tarefas. Técnicas de coaching, por exemplo, são muito úteis e comuns quando falamos nesse modelo.

Ou seja, por mais complexa que seja, a gestão com foco no desenvolvimento de pessoas traz um benefício único: ela facilita a retenção de talentos. Isso acontece porque quando eles percebem o esforço da empresa em qualificar seus profissionais, têm menos motivos para deixar o emprego.

Como escolher a gestão ideal para o seu negócio?

Após conhecer os modelos de gestão, você deve estar se perguntando qual é o mais apropriado para ser aplicado em sua empresa. É possível, até que você tenha lido suas características e não tenha encontrado nenhum que pareça se encaixar perfeitamente na situação. Isso é mais comum do que você pensa.

Enfim, a grande verdade é que a gestão empresarial não é uma fórmula mágica ou um quebra-cabeça. Trata-se de uma atividade complexa, que envolve diversos fatores de influência, tanto no ambiente interno quanto no externo. Sendo assim, antes de definir a alternativa ideal para você, tenha em mente que cada caso é um caso.

Desse modo, você vai perceber que é possível mesclar características de dois ou mais modelos dentro de uma só empresa. O importante é chegar a um equilíbrio que favoreça a produtividade. Para isso, você deve ter em mente os objetivos da sua empresa, tanto no mercado comercial quanto na captação de talentos.

Se a sua empresa busca retornos rápidos, por exemplo, focar em resultados pode ser a melhor solução. Se, por outro lado, o objetivo é construir uma abordagem com benefícios em longo prazo, é mais adequado optar pelo foco nos processos ou no desenvolvimento de pessoas.

Escolher entre os muitos modelos de gestão não deve ser encarado como uma tarefa muito complexa. Para executá-la, basta contar com um conhecimento aprofundado sobre as características e objetivos da sua empresa e sobre os profissionais que a integram. Vale lembrar que, nesse processo, é fundamental contar tecnologias que facilitem a vida dos gestores.

Pronto para escolher o melhor modelo de gestão para o seu negócio? Que tal continuar aprendendo? Neste post, passamos dicas para você gerenciar sua empresa de modo mais estratégico e otimizado.

Quer conhecer um pouco mais sobre a Sat? Visite o nosso site.

Compartilhe este artigo!