Entenda como e por que usar tecnologia no departamento pessoal

Criado em: 9 de setembro de 2019Atualizado em: 31 de maio de 2022Categorias: Gestão, Recursos humanos6 min de leitura

O Departamento Pessoal é uma das áreas com maior responsabilidade na empresa. É por meio dele que diversas burocracias são resolvidas e as finanças corporativas são administradas. Felizmente, o uso da tecnologia no departamento pessoal tem otimizado e trazido mais eficiência para esses e outros processos.

Você já conta com tecnologias estratégicas em sua rotina de trabalho? Neste artigo, queremos compartilhar algumas ferramentas que fazem a diferença para a conquista de melhores resultados.

Para descobrir quais tecnologias você pode implementar e os benefícios de cada uma delas, basta continuar a leitura!

Por que modernizar a área de Departamento Pessoal?

Há não muito tempo, falar sobre uso de tecnologia no departamento pessoal significava, para muita gente, que as pessoas seriam substituídas pela inteligência artificial. Mas essa ideia já foi desconsiderada.

A verdade é que, atualmente, as ferramentas tecnológicas são grandes aliadas dos profissionais, e não inimigas. Com o impacto da transformação digital nas empresas, processos que antes eram demorados e complexos são simplificados.

As tarefas repetitivas são assumidas por sistemas inteligentes e, com isso, a equipe pode focar em soluções para o crescimento do negócio. O Departamento Pessoal é um grande beneficiado dessas inovações e, por isso, é um dos principais setores a ser modernizado.

Uma das principais vantagens é a agilidade que ele ganha em sua rotina de responsabilidades. Informações como frequência de funcionários, benefícios, pagamento e férias podem ser muito mais bem administradas com o uso de uma tecnologia digital que centralize os dados.

Essa visão mais ampla sobre os processos aumenta a produtividade e permite que a gestão seja mais estratégica, consiga tomar melhores decisões e apresentar resultados com base em indicadores sólidos.

Além disso, com a automatização de procedimentos, o índice de erros diminui drasticamente, o que acaba sendo um grande meio de economia de recursos para a empresa.

Quais tecnologias o DP deve implementar?

Como a tecnologia tem se desenvolvido de maneira cada vez mais veloz, é comum que as opções de ferramentas para o Departamento Pessoal sejam muitas.

Para que você acerte em sua escolha na hora de implementar uma tecnologia no ambiente de trabalho, fizemos uma seleção de alternativas estratégicas para o DP. Confira a seguir.

Sistema de gestão

Sabe aquele arquivo físico com as informações de todos os funcionários da empresa? Agora ele pode ser digitalizado e deixar os dados muito mais acessíveis à equipe de Departamento Pessoal por meio de um sistema de gestão.

Esse software vai permitir o cadastro de inúmeras categorias de dados pessoais. Isso proporciona organização e segurança ao DP, que passa a ter materiais a poucos cliques de distância.

A integração de funcionalidades faz com que o sistema de gestão de pessoas também armazene e administre informações como registro de entrada e saída, período de férias, histórico de salários e benefícios utilizados.

Existe um benefício ainda maior, que é a automação das tarefas. Ao centralizar todos esses dados, o sistema inteligente consegue executar processos de rotina de maneira automática. Entre os exemplos, podemos citar:

  • controle de ponto e cálculo de horas extras;
  • folha de pagamento;
  • cálculos trabalhistas;
  • cálculo de prazos.

People Analytics

Outro sistema que integra a tecnologia no ambiente de trabalho é o People Analytics. Para quem já ouviu falar de Big Data — o grande volume de dados produzidos por todos nós em rede —, basta saber que essa ferramenta faz uso desses dados com foco no recrutamento e seleção de pessoas.

Atualmente, candidatos cadastram suas informações profissionais em bancos de talentos e redes sociais como o LinkedIn. Ao alimentar desses dados, o People Analytics oferece à equipe de seleção um gama muito maior de oportunidades para escolher os melhores talentos.

É possível criar filtros específicos, que englobem não apenas habilidades técnicas, mas preferências pessoais, valores e soft skills. Assim, a busca de candidatos com maior fit cultural é simplificada e agilizada.

E-learning

O desenvolvimento de pessoas na empresa é mais uma tendência do mercado atual. E, de posse dos dados dos colaboradores, o DP pode atuar na sugestão de pontos que devem ser desenvolvidos nas equipes, bem como oferecendo soluções de aprendizagem.

O e-learning é uma opção de tecnologia no ambiente de trabalho que contribui para o crescimento profissional de forma dinâmica.

Por meio de plataformas digitais, os funcionários podem ter acesso a cursos e treinamentos a qualquer momento do dia, ganhando autonomia e mobilidade no aprendizado.

Computação na nuvem

O acesso facilitado a documentos é uma das necessidades para um DP mais ágil em seus processos. Por conta disso, a tecnologia de cloud computing — a computação na nuvem — não pode ficar de fora das ferramentas usadas.

Em um primeiro momento, os arquivos das áreas financeira e administrativa eram físicos, utilizando um espaço considerável, além da dependência constante de papel.

Quando a digitalização começou a se tornar viável, as empresas passaram a guardar esses documentos em servidores da empresa. Mas eles também têm seus riscos e podem comprometer a segurança de informações tão preciosas.

Usando a nuvem como espaço de armazenamento, esses problemas desaparecem, as informações podem ser acessadas de forma remota por qualquer um da equipe que tiver o acesso, tornando o trabalho muito mais fluido.

Redes sociais corporativas

Muitos subestimam o potencial das redes sociais no espaço corporativo. No entanto, se forem bem projetadas e divulgadas, elas podem ser ferramentas eficientes de comunicação interna.

Sua empresa já testou essa tecnologia? No ambiente de trabalho, a rede social serve como espaço para dar voz aos colaboradores, aproximar hierarquias e engajar pessoas.

Além disso, possuir uma rede social interna garante que a comunicação entre pessoas da empresa aconteça em um espaço mais seguro, sem possibilidade de vazamentos ou equívocos no envio de dados importantes.

Como você viu neste texto, a integração da tecnologia no ambiente de trabalho agrega valor ao trabalho de gestão de pessoas, aumentando a produtividade, reduzindo custos e otimizando processos que antes eram realizados manualmente.

Se você quer garantir que soluções estratégicas de gestão de pessoas façam parte da sua empresa, entre em contato com o time da Sat. Vamos mostrar quais são as melhores alternativas para automatizar processos em seu contexto organizacional.

Compartilhe este artigo!

3 Comentários

  1. […] Isso significa analisar o perfil dos colaboradores, a hierarquia e modelo de liderança, processos, estrutura tecnológica, entre […]

  2. […] intuitivo e os KPIs passam a ser aliados na hora de fazer ou não um investimento, aumentar o time, adotar uma nova tecnologia ou implementar um programa de desenvolvimento de pessoas. Não só esses como muitos outros […]

  3. […] tecnologia permite controlar de modo mais fácil os gastos dos funcionários com vale-transporte. A solução […]

Deixe seu comentário