Reconhecimento profissional: como ele pode garantir um diferencial para sua empresa?

Criado em: 19 de janeiro de 2021Atualizado em: 19 de agosto de 2022Categorias: Gestão3 min de leitura

Todos nós precisamos ser reconhecidos, e isso se trata de uma questão inata. Desde a infância à idade adulta, o reconhecimento por aquilo que somos e fazemos favorece o desenvolvimento de competências socioemocionais que terão reflexos em todos os âmbitos da vida.

Partindo desse princípio, o reconhecimento profissional é um importante fator motivacional e tem influência no bem-estar e na produtividade dos colaboradores. Isso porque o reconhecimento é um feedback que gera satisfação pessoal, felicidade e autoconfiança no desenvolvimento do trabalho.

Na gestão de pessoas, estratégias de reconhecimento profissional estão entre as técnicas principais na arte da retenção de talentos. Em um mercado tão volátil e competitivo até mesmo no recrutamento dos melhores profissionais, tornar público o bom desempenho dos colaboradores é uma forma de fazer com que saibam que sua contribuição é necessária para o sucesso da empresa.

Quer saber como isso pode ser feito em sua organização? Continue conosco!

Quais os benefícios do reconhecimento profissional?

Irradiar o reconhecimento profissional por meio do ambiente corporativo é altamente beneficiador para qualquer empresa. Mas, ao contrário do que você possa estar imaginando, isso não significa despender rios de dinheiro — pelo menos não a princípio. Pequenas mudanças comportamentais são suficientes para pôr em prática ações que modificarão positivamente as relações dos colaboradores com a organização.

Para se ter uma ideia do poder do reconhecimento profissional, um artigo da revista Forbes aponta que 93% das empresas com melhor desempenho relataram que seus executivos entendem que recompensas e reconhecimento não monetários são uma vantagem competitiva.

Além disso, devemos nos lembrar de que a atual geração de trabalhadores, composta sobretudo pelos Millenials, é imediatista e deseja ser reconhecida como termômetro para seu desenvolvimento — o que é capaz de evitar maior rotatividade dos talentos.

Dessa forma, é criado um efeito que favorecerá o bom ambiente de trabalho e uma concorrência saudável e equilibrada. Isso será útil para ajudar a alcançar os objetivos da empresa, tornando-a mais eficiente e rentável.

O que fazer para pôr em prática essa estratégia?

Pratique o reconhecimento diário

Não é preciso de nenhum grande evento para trabalhar o reconhecimento profissional. Desde que sejam sinceros, os feedbacks positivos podem ser feitos de forma espontânea no dia a dia. Embora pareça uma ação simplista, mesmo o típico “tapinha nas costas” é muito bem recebido pelos funcionários quando vem de pessoas-chave a quem eles são subordinados. Assim, eles se sentem respeitados pelos colegas e superiores e têm a garantia de que seus esforços são visíveis.

Adote incentivos financeiros

Recompensar os esforços dos colaboradores com um aumento salarial ou outros benefícios financeiros é a forma de reconhecimento que vem mais rápido à mente. Sem dúvida, o dinheiro é um fator essencial de incentivo para que o funcionário continue “na luta”. Mas lembre-se de que dinheiro, por si só, não é um fator motivacional, então essas ações precisam ser inseridas em um projeto maior para não perderem a eficácia.

Crie planos de carreira

Um funcionário que não vê possibilidades reais de promoção na empresa nunca se sentirá verdadeiramente reconhecido. Portanto, criar planos de carreira é muito importante especialmente para que os colaboradores mais antigos se mantenham fiéis no longo prazo. Por isso, favoreça promoções e, se possível, flexibilize as hierarquias, a fim de tornar possível a ascensão dentro da empresa.

Vale lembrar que ao consolidar estratégias de reconhecimento profissional, a primeira coisa é se debruçar sobre a própria realidade. Para tanto, investigue sua cultura organizacional e apure como ela influencia o clima dentro da empresa. Com um diagnóstico em mãos, o desenho de um planejamento motivacional fica muito mais claro e evita erros resultantes da intuição.

Já que estamos falando de reconhecimento profissional e motivação, fique conosco mais um pouco e confira este artigo sobre as vantagens do treinamento e desenvolvimento de pessoas!

Compartilhe este artigo!