Saiba como formar um RH estratégico para sua empresa

Criado em: 11 de março de 2020Atualizado em: 31 de maio de 2022Categorias: Gestão6 min de leitura

Você já percebeu como a expressão RH estratégico tem se popularizado nos últimos anos? Apesar de ser um conceito atrativo para vincular à área de Recursos Humanos da sua empresa, é fundamental que esse termo tenha sentido prático e gere uma transformação no trabalho do setor.

Neste artigo, queremos compartilhar com você quais são as principais tendências que contribuem para a formação e a manutenção de um RH que pensa e age de forma estratégica na corporação.

Continue a leitura e confira nossas dicas!

O que é o RH estratégico?

Para começar, é importante saber que o termo RH estratégico tem um fundamento. Originalmente, esse setor da empresa tinha um viés muito mais burocrático. Ou seja, com responsabilidades que envolviam cálculos e papeladas trabalhistas e o processo de admitir e desligar colaboradores.

No entanto, foi-se percebendo o grande potencial que essa área tinha a oferecer para a organização caso atuasse de maneira mais analítica. Com isso, essa nova fase do RH deposita mais confiança nas mãos dos profissionais do setor. Permitindo assim, que eles tenham maior poder de decisão e possam influenciar positivamente as iniciativas de gestão das equipes.

Mas, é claro que a parte administrativa continua sendo realizada com eficiência. Porém a maioria das empresas cria uma subdivisão, em que o Departamento Pessoal se torna responsável pelas burocracias necessárias.

Como implementar um RH estratégico?

Existem diversos fatores que ajudam a compor um RH mais estratégico. Separamos algumas tendências que vão ajudar você a estruturar essa área na empresa e conseguir desempenhar um papel-chave no crescimento organizacional. Veja a seguir!

Criação de mindset digital

É verdade que a integração com a tecnologia tem uma parte significativa para um RH estratégico, mas alcançar isso é impossível sem antes fomentar um mindset digital tanto no executivo quanto nos profissionais de Recursos Humanos e no resto dos colaboradores da empresa.

É preciso “mudar a chave” na mente que percebe a tecnologia como algo prejudicial, desnecessário ou ameaçador. Sendo assim, quando isso acontece, as pessoas passam a entender ferramentas digitais e inteligência artificial como aliadas no trabalho realizado na empresa.

O mindset digital vai permitir que as tecnologias façam parte do dia a dia da organização, estando inseridas na otimização do trabalho, na digitalização de processos e no aumento da eficiência das iniciativas propostas.

Automação de processos

Quando uma equipe de Recursos Humanos não conta com muitos profissionais, há um desafio em conseguir manter uma atuação estratégica por conta do excesso de processos burocráticos de rotina. Mas, sem poder deixar essas obrigatoriedades administrativas de lado, o RH acaba analisando menos outras questões importantes que mereceriam atenção.

Por conta disso, automatizar tarefas é o caminho para manter o time com menos distrações e possibilitar mais foco em acompanhamento de indicadores e implementação de iniciativas de engajamento, desenvolvimento e retenção de colaboradores.

Entre os processos que podem ser automatizados, podemos citar:

  • folha de pagamento;
  • registro de ponto;
  • férias;
  • distribuição de benefícios corporativos;
  • recrutamento e seleção de pessoas.

Acompanhamento de indicadores

Os indicadores de performance são um termômetro da saúde do setor e da empresa. Por isso, é necessário que eles sejam acompanhados de perto se você quer atuar de forma estratégica com o RH.

Ao traçar indicadores, é possível ter em mente quais são as prioridades da organização e entender se os objetivos do planejamento estão sendo alcançados. No entanto, não basta apenas definir Key Performance Indicators (KPIs), é preciso estar constantemente analisando a evolução desses índices.

Com esses dados concretos em mãos, o RH consegue tomar melhores decisões, apresentar projetos inovadores e promissores ao executivo e prestar relatórios completos do trabalho realizado.

Contratação por competências

Mais um fator que define um RH estratégico é o regime de contratação de talentos. De forma tradicional, os colaboradores eram selecionados por suas habilidades técnicas, de modo a preencher lacunas de função. Mas, quando os recrutadores analisam os resultados e a integração dos profissionais com as equipes e a empresa, descobrem que nem sempre o conhecimento técnico é o que tem mais peso.

Com isso, o setor de Recursos Humanos passa a observar questões como o fit cultural dos candidatos, que é o alinhamento deles com a cultura organizacional. Além disso, procura também pessoas que tenham competências socioemocionais que agreguem melhorias ao local de trabalho.

A finalidade dessa transformação no recrutamento e seleção é o desejo de ter times de talentos com performance mais elevada, conseguir aumentar o índice de retenção e solidificar a imagem externa da empresa.

Valorização do capital humano

Uma forte característica dessa nova fase do RH é a valorização do capital humano. Os profissionais de Recursos Humanos precisam ver os colaboradores da empresa como ativos valiosos da organização e passar essa mentalidade para os gestores e para o executivo.

Em prol da valorização dos talentos, o setor passa a desenvolver diversas iniciativas de motivação de pessoas, com foco em engajamento entre as equipes e na marca empregadora. O RH também aposta na diversificação dos benefícios corporativos, deixando de oferecer apenas itens obrigatórios por lei.

Mais uma ação que é tendência para o RH estratégico é a implementação de programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas. Apostar em cursos e programas de educação corporativa mostra para os profissionais que a organização está investindo em seu crescimento.

Equipe analítica

Para dar conta de estruturar um RH estratégico, os profissionais que compõem a equipe de gestão de pessoas precisam adquirir novos conhecimentos e assumir um papel que antes não era tão comum.

Passa a ser exigida uma visão mais analítica e ampla sobre todos os processos da empresa e a capacidade de desenvolver iniciativas inovadoras com base na análise de dados. Trabalhar lado a lado com a tecnologia e com outros gestores também é importante para que melhores resultados sejam obtidos.

Em vez de estar mergulhado em papelada, o novo profissional de RH traça planejamentos sólidos e embasados para discutir com o executivo. Ele sugere otimização de processos e melhorias que vão proporcionar maior retenção de talentos e aumento da satisfação e da produtividade dos colaboradores.

Viu como um RH estratégico tem potencial para influenciar decisões da liderança e apresentar tendências que podem impulsionar a empresa para o crescimento? Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a descobrir qual é o caminho para o novo perfil do setor de Recursos Humanos.

Separamos um outro artigo que mostra como a união entre RH e Financeiro pode gerar resultados ainda melhores para a organização. Não deixe de ler!

Compartilhe este artigo!