O que é recrutamento e seleção? Entenda mais sobre este assunto!

Criado em: 26 de novembro de 2019Atualizado em: 31 de maio de 2022Categorias: Recursos humanos6 min de leitura

Compor equipes de alta performance é o desejo de todo profissional de RH, afinal, a gestão de pessoas é uma das principais responsabilidades do cargo. Para que isso seja possível, é necessário começar entendendo a fundo o que é recrutamento e seleção e como esses processos podem ser efetivos.

Neste texto, queremos compartilhar com você o que está por trás desses dois conceitos tão falados no universo do RH. Vamos mostrar também o que precisa ser feito para otimizar esse trabalho.

Se interessou? Continue a leitura e vamos analisar esse assunto!

O que é recrutamento e seleção de pessoas?

Mesmo que sejam tomados como sinônimos, recrutamento e seleção são dois momentos diferentes de um mesmo processo, responsável por preencher as vagas em aberto da organização.

O conceito de recrutamento está voltado para a atração dos talentos que estão no mercado. Estamos falando de profissionais que estão em busca de vagas e também daqueles que não estão, mas por conta de seu desempenho, seriam interessantes para compor o quadro da empresa.

O profissional de RH precisa elaborar boas estratégias de recrutamento, tornando a marca empregadora atrativa e as vagas desejáveis aos candidatos. Assim, a gama de possibilidades é muito maior para passar para a segunda etapa: a seleção.

O processo de seleção está ligado diretamente à escolha dos candidatos que realmente têm potencial para integrar os times de talentos da empresa.

Durante o recrutamento, é comum que muitos currículos cheguem às mãos dos recrutadores. No entanto, uma seleção apurada e com as técnicas certas consegue fazer escolhas acertadas.

Quais são os principais tipos de recrutamento?

Após entender o que é recrutamento e seleção, também é importante saber que esse processo pode ser realizado de diferentes formas. Veja a seguir as vantagens e desvantagens de cada um deles.

Interno

O recrutamento pode ser interno, ou seja, o RH pode buscar, entre as pessoas já contratadas da empresa, profissionais que tenham o perfil da vaga em questão e queiram trocar de cargos ou estejam aptos a uma promoção.

A principal vantagem desse tipo de recrutamento é a rapidez e o baixo custo. A gestão já conhece os perfis, não há necessidade de um onboarding longo e não há risco de falta de adaptação. Por outro lado, esse tipo de seleção limita bastante as opções de candidatos.

Externo

Já o recrutamento externo foca apenas em profissionais que estão no mercado. A busca pode ser feita apenas na região da empresa, em todo o estado ou mesmo em todo o país.

As chances de encontrar o profissional ideal para a vaga são muito maiores, no entanto, é preciso ter mais tempo disponível e recursos para investir na procura. Mais um ponto positivo é a visibilidade que a marca empregadora ganha, aumentando as chances de se mostrar competitiva no mercado.

Misto

Esse modelo torna as vagas abertas tanto para profissionais já atuantes na empresa quanto para os de fora. Apesar de ter o benefício de uma gama maior de opções, o RH tem mais trabalho para dar conta da quantidade de currículos.

Às cegas

Esse modelo inovador de recrutamento tem o potencial de trazer muito mais igualdade e diversidade às empresas. Trata-se de uma seleção de currículos que não leva em conta dados pessoais como gênero, idade e local de moradia.

Já que as habilidades técnicas e socioemocionais são as mais contadas, a empresa pode se beneficiar de times mais capacitados e motivados. Entretanto, a cultura da empresa precisa ser sólida o suficiente para integrar corretamente todos os profissionais.

Como é possível otimizar esse processo?

Independentemente do modelo adotado para o recrutamento e seleção, existem maneiras de otimizar esse processo. Quer descobrir quais são elas? Veja a seguir:

Objetivo

Como qualquer iniciativa da gestão de RH, ter objetivos claros vai ser fundamental para um processo de recrutamento e seleção mais eficaz nos resultados. Em vez de divulgar oportunidades de maneira vaga, o ideal é realçar pontos que sejam realmente importantes para o bom desempenho do profissional no cargo em questão.

Para conseguir isso, é preciso atuar em parceria com os gestores de equipes, entendendo as necessidades específicas de cada vaga. Dessa maneira, é possível traçar arquétipos mais elaborados e usá-los na hora de peneirar os candidatos.

Tecnologia

Hoje em dia, muito do que é recrutamento e seleção está ligado à tecnologia. Cada vez mais empresas adotam ferramentas tecnológicas para otimizar o processo e conseguir melhores resultados.

Essas ferramentas oferecem desde a criação de perfis ideais detalhados, passam pela coleta de currículos em plataformas digitais e chegam à triagem de candidatos a partir de características específicas.

Na parte de seleção, a tecnologia está presente no uso de testes online, entrevistas a distância e plataformas de acompanhamento do processo seletivo.

As ferramentas tecnológicas também oferecem a possibilidade de roteirização das rotas dos candidatos, garantindo contratações que caibam no bolso da empresa e melhorem o custo-benefícios dos trajetos.

Tudo gira em torno da otimização do trabalho — em termos de redução de custos, de uso de capital humano ou de efetividade nos resultados.

Padronização

A falta de regras na realização de processos seletivos pode causar diversos problemas, sendo o maior deles a escolha equivocada de candidatos. Para evitar isso, mapear as ações do RH nesse sentido e descobrir qual caminho pode ser seguido para melhores resultados é o ideal.

Com isso, implementa-se um padrão que passa a ser usado por todos os profissionais da área em todas as situações de recrutamento. Essa padronização inclui aspectos como tempo de busca, ferramentas usadas, formatos de comunicação com os candidatos e código de ética.

Técnicas

Existem inúmeras técnicas que podem otimizar o processo de recrutamento e seleção. O uso delas vai variar de acordo com as políticas da empresa e modo de atuação do RH. No entanto, é interessante estar por dentro das possibilidades. Entre elas, podemos citar:

  • uso de redes sociais e sites especializados para atrair e analisar candidatos;
  • criação de um banco de talentos no site da empresa;
  • oferta de benefícios diferenciados para atrair profissionais;
  • valorização de soft-skills, com testes de mapeamento comportamental;
  • automatização de etapas do processo com tecnologias inteligentes;
  • consideração do fit cultural dos candidatos com a empresa.

Chegamos ao fim deste conteúdo sobre o que é recrutamento e seleção. Esperamos que essas informações ajudem seu RH a realizar processos com maior índice de acertos, diminuindo a rotatividade e montando times de alta performance na empresa.

Que tal receber mais artigos como este em seu e-mail? Para isso, basta se inscrever em nossa newsletter! Será um prazer compartilhar nosso conhecimento com você.

Compartilhe este artigo!