7 dicas de redução de custos nas empresas para você adotar

Criado em: 15 de abril de 2020Atualizado em: 27 de maio de 2022Categorias: Gestão6 min de leitura

Muita gente pensa que falar de redução de custos nas empresas só é pertinente em momento de instabilidade econômica no mercado ou de uma crise interna na organização. No entanto, queremos desmistificar essa questão e mostrar que práticas de economia são interessantes em qualquer momento.

Reduzir gastos é uma das formas que a empresa pode encontrar para ter um orçamento mais flexível e, assim, aproveitar oportunidades de crescimento que surgem. Além disso, essa segurança financeira também é o caminho para atrair investidores e evitar soluções emergenciais em momentos difíceis.

Neste artigo, separamos 7 estratégias que sua organização pode adotar para reduzir custos no dia a dia. Continue a leitura e confira!

1. Analise cada processo individualmente

Para uma gestão financeira, o mapeamento dos processos talvez seja um dos primeiros passos rumo à economia. A verdade é que lacunas produtivas e “ralos” financeiros acabam sendo inevitáveis ao longo dos anos de atuação de uma empresa.

É preciso parar em determinado momento para identificá-los e pensar em soluções para acabar com esses pequenos problemas. No fim das contas, eles podem ter um impacto significativo no orçamento.

Ao fazer uma análise individual de cada processo, gestores e colaboradores podem atuar juntos para propor melhorias e otimizações. Atualmente, já existem diversas tarefas repetitivas que podem ser automatizadas e feitas de forma mais rápida, barata e eficiente.

O uso de capital humano em tarefas que poderiam ser realizadas por ferramentas tecnológicas é, nos dias atuais, um verdadeiro desperdício. Os times de talentos precisam estar focados em iniciativas que contribuam para o desenvolvimento da corporação, usando todo seu potencial criativo e inovador.

2. Renegocie com fornecedores

Mais um meio para a redução de custos nas empresas é a renegociação de contratos com fornecedores. Essa é outra questão que a empresa acaba arrastando por anos sem analisar valores e se atualizar com o mercado.

Para manter bons fornecedores, vale a pena conversar e negociar vantagens, firmando contratos por um período extenso em condições atrativas. No entanto, em casos de empresas que podem ser substituídas, sempre é interessante observar as variáveis e pesquisar preços que podem trazer benefícios ao corte de gastos.

3. Adote iniciativas sustentáveis

Sustentabilidade empresarial, além de precisar ser um alvo das organizações modernas e conscientes com o meio ambiente, é uma forma de gerar a redução de custos nas empresas. Esse termo norteia corporações que entendem seu papel social e buscam poupar e usar com sabedoria os recursos naturais.

Existem diversas iniciativas sustentáveis simples que a empresa pode adotar e sugerir aos colaboradores, gerando, no processo, economia financeira. Por exemplo:

  • economia e reutilização de água;
  • uso de aparelhos que consomem menos energia;
  • instalação de painéis de energia solar;
  • economia de papel com digitalização;
  • adoção de separação seletiva do lixo;
  • desligamento de aparelhos ao fim do expediente;
  • uso de produtos reciclados, entre outros.

4. Mobilize e engaje a equipe

Economia corporativa precisa se tornar um dever coletivo e não apenas de um setor da empresa. Quando todos os colaboradores são integrados em iniciativas de redução de custos, as chances de resultados realmente satisfatórios nesse âmbito são muito maiores.

Para conseguir esse engajamento tão importante, um movimento de conscientização se faz necessário. Os motivos para a economia precisam ser colocados à mesa, mostrando que, quanto mais flexível estiver o orçamento, mais a empresa cresce e pode proporcionar benefícios aos seus profissionais.

Quando a mudança de hábitos gira em torno de sustentabilidade, é ainda mais pertinente abrir um diálogo claro e informativo. A sociedade atual precisa se preocupar com questões relacionadas ao meio ambiente, e cada um pode fazer sua parte, principalmente dentro das empresas.

5. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia pode ser a grande aliada na redução de custos nas empresas. Ao acompanhar as tendências do setor, a gestão vai perceber como existem ferramentas que permitem maior otimização do trabalho realizado.

Sistemas de gestão, por exemplo, tornaram-se indispensáveis para centralizar informações e administrar dados e andamento de processos. Tecnologias como Big Data e People Analytics usam dados para tornar processos como recrutamento, seleção e treinamento de pessoas mais eficientes.

Precisamos ressaltar que usar a tecnologia na organização não apenas acelera tarefas e economiza mão de obra. Os dados proporcionados pelas ferramentas geram métricas importantes, que podem ser acompanhadas de perto e nortear decisões mais estratégicas a longo prazo, beneficiando ainda mais o orçamento.

6. Desenvolva metas de redução de custos

A redução de custos nas empresas não pode ser somente um ideal abstrato a ser alcançado. Pelo contrário, precisa se tornar uma meta concreta para as equipes e para a organização como um todo.

Estabeleça objetivos para os setores e mostre quais ações podem ser tomadas para gerar economia. A redução do uso de papel e de impressoras, por exemplo, é uma prática acessível a todos os funcionários e pode gerar resultados reais.

Contas de telefone também podem ser reduzidas de forma significativa, principalmente considerando as diversas tecnologias de comunicação gratuitas disponíveis. Atitudes cotidianas como essas podem até parecer pequenas, mas fazem a diferença principalmente no contexto empresarial.

7. Otimize a gestão de transportes

Benefícios corporativos como o vale-transporte representam uma grande fatia do orçamento do Departamento Pessoal e, consequentemente, da empresa. Mas os custos dessa área também podem ser otimizados e reduzidos.

A gestão de transportes merece atenção, já que, se realizada da forma correta, não apenas corta gastos como também eleva a qualidade de vida dos colaboradores.

Exemplificando, a empresa precisa observar se o vale-transporte está sendo utilizado para os fins adequados — deslocamento de casa para o trabalho —, se os endereços estão corretos e atualizados, se existem rotas melhores para o transporte público ou para a frota corporativa etc.

Analisando essas questões, a gestão consegue fazer diversos ajustes que geram um orçamento melhor aplicado e sem desperdícios.

A redução de custos nas empresas é um alvo possível e precisa ser desejado por uma gestão estratégica que visa ao crescimento saudável do negócio.

A SAT Rotas Inteligentes pode ajudar você a fazer a gestão completa do vale-transporte na organização, identificando melhorias, otimizando seu trabalho e promovendo economia. Entre em contato com nossa equipe e conheça nossas soluções!

Compartilhe este artigo!