Início>RH estratégico: O futuro do líder de Recursos Humanos

RH estratégico: O futuro do líder de Recursos Humanos

Criado em: 25 de julho de 2022Atualizado em: 25 de julho de 2022Categorias: Desenvolvimento pessoal, Recursos humanos6 min de leitura

Durante muitos anos, a área de Recursos Humanos foi vista como um departamento extremamente burocrático e operacional. Ainda hoje, existem muitos profissionais que não perceberam as possibilidades e as vantagens de se envolver em questões mais estratégicas do negócio e se limitam a execução de tarefas mais rotineiras, como por exemplo, recrutamento e seleção, admissão, desligamento e gestão de benefícios.

Porém, o conceito de RH Estratégico vem crescendo cada vez mais e o tema tem se popularizado no ambiente corporativo e, obviamente, influenciado diretamente o modelo de liderança dos gestores que atuam nesta área.

Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é o RH estratégico, quais são seus principais elementos e qual é o papel do líder de Recursos Humanos neste processo de transformação.

O que é RH estratégico?

O primeiro ponto fundamental para entendermos o conceito de RH Estratégico, é que ele não propõe o abandono das tarefas básicas que descrevemos acima. Ou seja, ele não traz a ideia de que o profissional de RH deva dar uma atenção menor as atividades que envolvem, por exemplo, o Departamento Pessoal. No entanto, a ideia é que o profissional de RH não se limite a isso.

A proposta básica que envolve o RH Estratégico é que o profissional de Recursos Humanos deve ampliar a sua visão e utilizar a tecnologia para colaborar com o seu processo de decisão e, consequentemente, potencializar os seus resultados.

Isto é, um RH estratégico é o que enxerga os colaboradores de maneira estratégica, utiliza boas fontes de dados para tomar decisões acertadas e usa a tecnologia para melhorar os seus processos. Desta forma, este RH não possui, apenas, uma posição operacional, mas, é percebido como setor essencial para o crescimento sustentável e sucesso da empresa.

Qual a diferença entre o RH estratégico e o RH tradicional?

Dentre as diversas diferenças que existem entre estes dois modelos, trouxemos aqui aquelas que trazem mais impacto no dia a dia de trabalho. No entanto, vale ressaltar que todas elas estão relacionadas ao aumento de performance, melhor uso das competências e a geração de benefícios reais para os colaboradores. Desta forma, podemos dizer que um RH estratégico implementa o seguinte modelo de trabalho:

  • Utiliza dados concretos para tomar as suas decisões;
  • Usa a tecnologia para aprimorar os seus processos;
  • Possui uma visão 360º em relação aos colaboradores;
  • Está inserido no processo de transformação digital;
  • Assume um papel importante nas decisões estratégicas da empresa.

Com essas ações, a equipe de RH consegue otimizar o seu trabalho e alcançar resultados extraordinários de uma forma mais eficiente.

Quais são as principais vantagens de um RH estratégico?

Ao implementar essa nova dinâmica de trabalho a equipe de RH consegue realizar as mesmas atividades operacionais que já fazia antes, mas, agora com uma produtividade muito maior. Esse aumento de performance, evidentemente, gera uma série de benefícios não só para o departamento, mas, para a empresa como um todo.

  • Melhor aproveitamento do tempo;
  • Aumento de produtividade;
  • Maior satisfação dos colaboradores;
  • Redução de turnover;
  • Melhor acompanhamento dos resultados;
  • Mais assertividade no processo de decisão.

Todas essas melhorias tornam o trabalho do RH ainda mais impactante. Além disso, a equipe de Recursos Humanos consegue acompanhar o seu trabalho de forma muito mais clara e mensurar os resultados com mais objetividade.

Qual o papel do gestor de RH neste processo de mudança?

Embora essa teoria seja muito atrativa e os resultados que diversas empresas já estão conquistando deixe a ideia ainda mais interessante, na prática o processo nem sempre é tão simples. Muitas vezes, a burocracia interna ou até mesmo a própria cultura da empresa podem criar obstáculos complexos e dificultar a construção de um RH estratégico.

É justamente aí que surge um personagem importantíssimo nesta jornada: O líder de Recursos Humanos. Na maioria das vezes, ele é o grande vetor de mudança e a peça chave para iniciar o desenvolvimento de um departamento mais estratégico.

No entanto, para que isso se torne possível, este profissional deve estar muito bem informado e atualizado sobre o assunto e preparar o terreno para que isso aconteça. Ou seja, alinhar a proposta com o planejamento estratégico da organização e buscar apoio interno para transformar a iniciativa em uma realidade de sucesso.

Como implementar um RH estratégico?

Agora, a grande pergunta é a seguinte: O que deve ser feito para tornar um time de Recursos Humanos em um RH estratégico? Bom, a resposta é simples: Comece.

Para que isso aconteça de fato, o gestor de RH deve buscar o apoio do time e aplicar algumas iniciativas importantes para solidificar o processo:

Faça Benchmarking

Busque boas referências e entenda quais são as melhores práticas do mercado que realmente estão dando certo. Em seguida, estude a viabilidade de aplicação na sua empresa e adapte isso a sua realidade.

Desenvolva um plano detalhado

É muito importante construir um plano detalhado e estabelecer objetivos estratégicos que estejam alinhados à empresa.

Monitore os atuais indicadores de desempenho

Para que você consiga avaliar a sua evolução, é fundamental acompanhar os indicadores que já existem na sua operação.

Invista na atração e retenção de talentos

Lembre-se que é impossível criar um RH estratégico sozinho. Por isso, é imprescindível investir na atração de bons profissionais e criar planos de retenção para alcançar um alto nível de engajamento e evitar o turnover.

Utilize a tecnologia

Modernize os processos de RH e utilize as melhores soluções de tecnologia disponíveis no mercado. Caso você ainda não utilize, considere a implementação de sistemas que vão aumentar a eficiência do seu time e melhorar o dia a dia dos seus colaboradores. Ferramentas de Recrutamento e Seleção, Plataformas de Roteirização e Softwares de Avaliação de Desempenho, são alguns exemplos que podem fazer a diferença.

Invista em Endomarketing e Employer Branding

Aprimorar a comunicação interna e divulgar a sua marca como boa empregadora é uma questão primordial para alcançar o objetivo descrito acima e aumentar as suas chances de sucesso.

Qual será o futuro dos líderes de RH?

O mundo está mudando rápido e os gestores de RH que quiserem manter a sua relevância no mercado terão que acompanhar esta transformação. Tecnologias como Big Data, Machine Learning e Internet das Coisas já estão impactando o mercado global e tendem a crescer cada vez mais.

Sendo assim, um dos deveres do líder de RH que pretende fazer a diferença no presente e conquistar o seu espaço no futuro, é manter-se constantemente atualizado e buscar associações inteligentes para relacionar as diversas possibilidades do mundo tecnológico ao dia a dia do profissional de Recursos Humanos.

Assim, ele conseguirá alavancar os seus resultados, impulsionar a sua equipe, colaborar com o crescimento da empresa e, claro, contribuir para a construção de um ambiente saudável, sustentável e perene para todas as pessoas que fazem parte do negócio.

Compartilhe este artigo!

Postagens relacionadas

Deixe seu comentário