Como reduzir a rotatividade na sua empresa?

Criado em: 29 de outubro de 2019Atualizado em: 31 de maio de 2022Categorias: Desenvolvimento pessoal, Gestão, Recursos humanos6 min de leitura

Ver seguidos desligamentos de colaboradores pode causar pânico em qualquer gestor. Afinal, a rotatividade é um dos índices mais combatidos nas empresas atualmente. É preciso adotar medidas rápidas e eficientes para ir de encontro a esse problema.

Você sabia que a gestão de benefícios está entre as diversas estratégias que podem ser usadas para a retenção de talentos? Neste texto, vamos mostrar como essa pode ser uma ferramenta do Departamento Pessoal para manter os profissionais satisfeitos com a empresa.

Continue a leitura e entenda mais sobre essa solução para as altas taxas de rotatividade.

Quais são os impactos da rotatividade na empresa?

A rotatividade trata do fluxo de contratações e demissões de uma corporação. O termo turnover passou a ser usado para caracterizar esse movimento que, apesar de inevitável nas organizações, pode indicar problemas se for desenfreado.

Entre os aspectos que podem causar o turnover, podemos citar:

  • falta de fit cultural dos profissionais contratados com a empresa;
  • problemas com o clima organizacional e com as relações interpessoais;
  • ausência de salários e benefícios atrativos aos colaboradores;
  • poucas oportunidades de desenvolvimento e crescimento de carreira na empresa;
  • falta de engajamento e senso de propósito em relação à organização.

Quer entender melhor as consequências negativas da rotatividade para uma empresa? Veja a seguir alguns pontos que separamos.

Queda de produção

É inevitável: se uma equipe de talentos está constantemente perdendo membros, seu trabalho nunca vai alcançar a máxima performance. O processo de onboarding de um novo profissional pode levar desde dias até semanas, e esse tempo acaba sendo perdido no fator produtividade.

Além disso, o período entre o desligamento de um colaborador e a chegada de outro à equipe também é um desfalque. Somados, esses dias acabam impactando negativamente na produção da empresa. Quando o ciclo se repete com frequência, a organização corre o risco de ficar muito abaixo de suas metas.

Gastos com desligamento e novo recrutamento

Um dos fatores que certamente traz mais preocupação aos gestores em relação à rotatividade é o gasto inerente ao processo. Análises mostram que o custo do turnover pode ficar entre 16% e 213% do valor do salário da pessoa desligada.

Esses gastos não são relacionados apenas aos benefícios que são pagos na saída de um profissional. Os recursos — financeiros e de capital humano — usados para um novo recrutamento de talentos realmente podem pesar nas finanças da empresa.

Enfraquecimento da imagem

Outra questão negativa que vem junto do alto índice de turnover é o enfraquecimento da imagem da empresa frente ao mercado. Dependendo dos fatores que fazem os colaboradores saírem, a organização pode cultivar “má fama” entre os profissionais do ramo. Isso torna o processo de atração e seleção ainda mais complexo e, por vezes, demorado.

Viu como esses problemas integram um ciclo realmente preocupante?

Como a gestão de benefícios pode ajudar?

A gestão de benefícios é uma excelente alternativa para transformar o cenário de rotatividade em sua empresa. Isso porque administrar essa área de forma eficiente vai influenciar vários aspectos da relação entre os colaboradores e a marca empregadora.

Abaixo, separamos as principais vantagens de investir em benefícios atrativos aos profissionais. Acompanhe!

Cumprimento da lei

Muitas empresas acabam falhando com seus colaboradores ao apresentar benefícios obrigatórios em lei como cortesia da empresa. Em outros casos, o desconhecimento de aspectos da Nova CLT e da Constituição fazem com que a gestão não cumpra a lei e gere má impressão com os funcionários.

A gestão de benefícios se encarrega de observar a fundo todos os benefícios garantidos aos colaboradores pela lei, fazendo com que a empresa não fique suscetível a equívocos que podem causar até processos trabalhistas.

Motivação com os benefícios certos

Que benefícios corporativos podem ser usados como estratégia de engajamento e satisfação você já sabe. Mas também é fundamental entender quais dessas vantagens realmente vão chamar a atenção dos colaboradores.

Para chegar a uma conclusão sólida, é necessário estudar o perfil dos profissionais da empresa, analisando fatores como idade, classe social e cargos. É possível considerar também a adesão de benefícios flexíveis — sistema em que cada pessoa pode escolher as vantagens desejadas dentro de um plano.

Valorização dos colaboradores

Um dos principais motivos que faz a gestão de benefícios conseguir combater a rotatividade é o senso de valorização de pessoas que ela gera na empresa.

Por vezes, os profissionais se sentem desmotivados e não veem seu trabalho ser reconhecido com o devido valor. Muito mais que aumentar salários, oferecer benefícios mostra que a gestão está preocupada em atender as necessidades deles e dar recompensas pelo trabalho realizado.

Consequentemente, esse senso de valorização gera mais engajamento dos colaboradores com a empresa e seus objetivos. Eles se sentem mais satisfeitos no ambiente organizacional. O resultado é o aumento da produtividade e a diminuição das taxas de turnover.

Melhora da qualidade de vida

Adotar os benefícios corretos vai proporcionar um aumento da qualidade de vida dos profissionais. Essa melhora não tem reflexos apenas na vida particular de cada um. Ela se mostra também no clima da organização, que fica mais saudável, com pessoas mais satisfeitas e produtivas. Sabendo que o clima organizacional contribui diretamente para a retenção de talentos, as chances de diminuir a rotatividade ao oferecer vantagens são claras.

Potencialização da qualidade do trabalho

Benefícios voltados para o desenvolvimento dos profissionais (descontos em cursos e universidades) e para a facilitação do trabalho (no caso de home office, fretados e horários flexíveis) têm o potencial ainda de elevar a qualidade do serviço prestado à empresa. Com iniciativas como essas, os colaboradores sentem mais prazer em exercer suas funções, além de ficarem mais capacitados. Isso se transforma em uma satisfação real, evitando o desligamento voluntário.

A rotatividade na sua organização pode ser combatida com eficácia por meio da gestão de benefícios. A Sat é a empresa que pode ajudar você com as melhores soluções para a gestão do transporte dos colaboradores, garantindo que esse benefício seja administrado com mais economia e segurança.

Entre em contato com nossa equipe e descubra como a gestão de transportes pode ser muito mais eficiente.

Compartilhe este artigo!