Descubra 3 diferenças entre Departamento Pessoal e Recursos Humanos

Criado em: 21 de agosto de 2019Atualizado em: 31 de maio de 2022Categorias: Gestão, Recursos humanos3 min de leitura

Por serem áreas próximas, é comum as pessoas confundirem o que fazem os setores de Departamento Pessoal (DP) e Recursos Humanos (RH).

A princípio, é preciso ter em mente que o funcionamento desses setores vai variar bastante de empresa para empresa. Em organizações menores, é normal que o contador faça a parte de DP, por exemplo.

Em organizações de médio porte, DP e RH se confundem em um único setor, e os funcionários fazem tanto as atividades de RH quanto de DP. Já em empresas de maior porte, os setores são diferentes, separados, mas bastante complementares.

Ao longo desta leitura, vamos conversar um pouco sobre as 3 principais diferenças entre Recursos Humanos e Departamento Pessoal. Acompanhe!

Departamento Pessoal (DP)

O Departamento Pessoal é o setor da empresa responsável por atividades como folha de pagamento, ponto dos colaboradores, gestão de benefícios como vale-transporte e refeição, férias, licença médica, rescisão contratual dos funcionários, 13º salário e organização da jornada de trabalho.

Recursos Humanos (RH)

O setor de RH é o responsável por reunir habilidades, técnicas, políticas e práticas definidas que estejam intimamente ligadas ao desempenho e ações desenvolvidas pelos colaboradores. O objetivo é fazer a administração de comportamentos dos trabalhadores e potencializar suas capacidades.

Entre as suas principais funções, estão o recrutamento e seleção de pessoal, treinamento e desenvolvimento de pessoas, avaliação de desempenho dos funcionários. Além disso, também é função do RH realizar a gestão de pessoas, tendo como objetivo atrair, engajar e desenvolver os colaboradores da empresa.

Agora que você tem um panorama geral do que fazem esses setores, veja a seguir quais as principais diferenças entre os trabalhos de RH e DP.

1. Recrutamento e seleção de pessoal

Os dois setores compartilham esse processo. O recrutamento e seleção de pessoas têm início quando surge a necessidade de contratar um profissional do mercado para ocupar determinada função.

Com a autorização da gerência da área, a vaga é encaminhada para o setor de Recursos Humanos, que fará o descritivo do cargo (job description) e dará andamento aos processos de recrutamento e seleção.

Após o processo de seleção de currículos, entrevistas e testes comportamentais e técnicos, o candidato é comunicado da sua contratação e encaminhado ao Departamento Pessoal.

A partir desse momento, o setor de DP ficará responsável pela admissão. Isso inclui assinatura de contrato, recolhimento da documentação e ajustamento dos benefícios do colaborador.

2. Trabalho burocrático

Enquanto o RH se dedica aos treinamentos, desenvolvimento de pessoas e gestão do clima organizacional — além das atividades de recrutamento e seleção —, o Departamento Pessoal fica responsável pelo trabalho burocrático, como folha de pagamento e gestão do vale-transporte, como já mencionamos no início deste artigo.

3. Avaliação e melhorias

Apesar do DP coletar informações de melhorias para o próprio setor, o RH é o departamento responsável por fazer as avaliações de desempenho, mensurar a satisfação dos colaboradores ao desenvolverem os seus trabalhos e outras questões relacionadas ao clima organizacional e à qualidade de vida no cotidiano da empresa.

O objetivo é fazer o diagnóstico, implementar ações contínuas para melhorar as atividades operacionais, gerenciais, estruturais e tecnológicas no ambiente de trabalho. Com isso, é possível alinhar e construir uma cultura empresarial, fomentando o bem-estar das pessoas que ali trabalham.

Como vimos ao longo deste artigo, existem diferenças pontuais entre o Departamento Pessoal e o RH. No entanto, são áreas que podem trabalhar juntas para otimizar os resultados da organização, contribuindo com ações mais eficientes e que facilitem a vida do colaborador.

Se você gostou deste artigo, não esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer sobre as diferenças entre Departamento Pessoal e Recursos Humanos!

Compartilhe este artigo!