Afinal, por que integrar RH e Financeiro? Nós explicamos!

Criado em: 26 de agosto de 2019Atualizado em: 31 de maio de 2022Categorias: Recursos humanos6 min de leitura

O equilíbrio entre Gestão de Pessoas e Finanças é fundamental para garantir o sucesso de qualquer organização, não é verdade? Sendo assim, integrar RH e Financeiro é uma necessidade para qualquer empresa poder manter estratégias focadas no desenvolvimento constante.

Mas não é só isso: com o alinhamento correto entre RH e Financeiro, é possível garantir decisões mais inteligentes para o negócio como um todo. Isso ocorre porque as decisões passam a levar em consideração tanto o impacto humano quanto o monetário.

Neste artigo, vamos abordar a importância de integrar essas duas grandes áreas da Administração e quais os principais motivos para que isso seja feito estrategicamente. Acompanhe!

O que fazem os setores de RH e Financeiro?

O setor de Recursos Humanos é responsável pelos processos de gestão de pessoas, com atividades que envolvem recrutamento e seleção, treinamentos, desenvolvimento, análise de perfis, entre outras funções. Também é responsável por manter um clima organizacional harmonioso, criar planos de cargos e salários, pesquisas de satisfação dos colaboradores e gestão por competências.

Já o Departamento Financeiro é responsável por cuidar do dinheiro da empresa. É o Financeiro que controla todos os investimentos que entram e que saem — e são eles os responsáveis, por exemplo, pelo pagamento dos funcionários e dos fornecedores. Os profissionais dessa área trabalham com análise de investimentos e riscos, além de terem um relacionamento próximo com bancos, financeiras e corretoras. Tudo isso pensando na sustentabilidade financeira da organização!

Como integrar RH e financeiro?

É preciso alinhar as estratégias envolvendo as pessoas e as finanças para conquistar resultados acima da média. Veja a seguir como integrar financeiro e RH nas empresas!

Planejamento bem alinhado

Para alinhar o planejamento entre RH e financeiro, é necessário que os dois setores exponham suas expectativas a médio, curto e longo prazo — envolvendo tanto as necessidades dos setores quanto o negócio como um todo.

Aqui, pode ser proposto que os dois departamentos trabalhem a gestão de metas. Desse modo, será possível avaliar os objetivos estratégicos para que todas as equipes possam trabalhar com foco no desenvolvimento global da organização.

De forma prática, vai funcionar assim: caso os objetivos estratégicos estejam traçados visando ao desenvolvimento do negócio e a otimização de recursos, o Departamento Financeiro será o responsável por assegurar o melhor uso do capital, eliminado perdas.

Já o Recursos Humanos, será responsável por cuidar do clima organizacional e viabilizar ações para atrair e reter os colaboradores, além de melhorar a produtividade no trabalho.

Com cada setor fazendo a sua parte e trabalhando em sintonia, os processos podem ser otimizados, conferindo mais competitividade para a companhia.

Comunicação mais robusta

Para que o planejamento estratégico funcione, é fundamental estabelecer uma comunicação clara e objetiva — além de consistente e contínua. O que queremos dizer com isso é que todos devem falar a mesma língua para poder romper as barreiras que tradicionalmente já existem entre os departamentos.

É muito comum pensar que cada área deve cuidar apenas dos seus resultados, mas todos os setores são responsáveis pelo sucesso da empresa. Sendo assim, isso deve estar em evidência o tempo todo para que RH e Financeiro possam trabalhar juntos rumo aos resultados desejados.

Isso requer de todos os envolvidos muita colaboração para que o fluxo de informações transcorra de forma livre entre as áreas.

Para tanto, é necessário uma mudança de ponto de vista sobre a atuação dos profissionais de cada parte. A comunicação é fundamental e, na prática, pode envolver:

  • reuniões periódicas entre os times;
  • troca de mensagens por e-mails e chats;
  • plataforma unificada para salvar documentos e fazer análise de dados;
  • newsletter com as novidades de cada setor;
  • quadro ou mural colaborativo para visualização dos trabalhos e troca de ideias.

Acompanhamento dos trabalhos

Com o planejamento e a comunicação alinhados, já será possível observar os primeiros efeitos positivos da integração de RH e Financeiro. Porém, mesmo que todas as atividades transcorram de forma correta, é fundamental acompanhar os resultados obtidos.

Ajustes no planejamento podem ser necessários e devem ser feitos para que os resultados possam acontecer como o previsto — ou com uma performance ainda melhor. Assim, o ideal é definir indicadores de desempenho e acompanhá-los de perto.

Alguns indicadores que podem ser definidos são:

  • redução de despesas;
  • engajamento dos colaboradores;
  • produtividade.

Faça o levantamento dos números e analise-os. É importante encontrar as oportunidades de melhoria e dar início a ações para de fato efetivá-las.

Otimização de tarefas

A otimização de tempo e de mão de obra é uma preocupação de todas as empresas. Isso se torna possível com a automatização de processos, principalmente nas duas áreas que estamos analisando.

A automatização da folha de pagamento é um exemplo clássico disso. Entre os benefícios da automatização, estão:

  • redução dos esforços necessários;
  • elevação da produtividade;
  • contribuição para ampliar a confiabilidade de dados.

Reduzindo os esforços e conferindo mais dinâmica para os trabalhos, é possível alcançar as metas traçadas com maior facilidade, favorecendo a construção de um resultado positivo.

Voltando ao exemplo da folha de pagamento, o financeiro terá uma visão acertada dos valores que precisam ser pagos. Também é possível localizar possíveis gargalos e fontes de desperdício.

Já para o setor de Recursos Humanos, essa automação garantirá maior eficiência na folha de pagamento, permitindo que todos os funcionários recebam seus salários, benefícios e bonificações da forma correta.

Maior produtividade

Com as ações de integração entre RH e Financeiro, a empresa passa a trabalhar de forma a aproveitar ao máximo os seus recursos, melhorando os processos existentes. Isso permite maior eficiência operacional, o que resulta em mais produtividade e ganhos para a empresa.

Além disso, com os processos funcionando de forma correta e mais rápida, o clima organizacional é favorecido, trazendo à organização mais possibilidades de redução do turnover, absenteísmo e outras questões que podem comprometer o resultado da empresa.

Redução de custos empresariais

Com todas as ações que citamos nos itens anteriores, Recursos Humanos e Financeiro juntos são capazes de diminuir despesas. Esses recursos podem ser investidos em tecnologia e outros elementos essenciais para manter a empresa competitivo — e até mesmo aumentar os lucros da organização.

Com isso, todos ajudam no desenvolvimento de uma empresa mais sustentável e em um excelente ambiente de trabalho. A integração entre as equipes traz uma série de vantagens para a organização em diversas frentes: participação mais efetiva dos departamentos no planejamento estratégico, áreas na mesma sinergia e com objetivos macro em comum, cultura organizacional alinhada, entre tantas outras consequências positivas.

Como vimos ao longo deste artigo, a integração entre o Departamento Financeiro e o RH é possível e colabora de forma efetiva para o crescimento altamente sustentável e competitivo de uma empresa.

Além disso, essa aproximação com o Financeiro é importante para desmistificar a ideia de que o RH representa apenas custos para a empresa. Isso fica claro quando o setor passa a apresentar seus resultados e contribui para uma gestão mais estratégica da empresa.

Gostou deste artigo sobre os departamentos de RH e Financeiro? Então, acompanhe mais conteúdos como este pelas redes sociais!

Compartilhe este artigo!