Guia rápido sobre a terceirização de serviços e como ela pode ser utilizada

Criado em: 9 de março de 2020Atualizado em: 31 de maio de 2022Categorias: Gestão6 min de leitura

A terceirização de serviços, ou mercado de outsourcing, é um segmento em ampla expansão no mundo. Ele têm beneficiado muitas organizações, bem como facilitado a abertura de mais postos de trabalho.

No Brasil, por exemplo, a recente crise econômica, a Lei da Terceirização e a Reforma Trabalhista, ambas aprovadas em 2017, foram fatores preponderantes para o crescimento dos números de contratos terceirizados. Esse aumento é evidenciado pelo IBGE, que apresentou dados de que, em 2018, os terceirizados correspondiam a 22% da mão de obra formal.

Se, de um lado, a terceirização foi uma alternativa encontrada pelas empresas para reduzir custos, de outro, é uma tendência mundial. Para se ter uma ideia, uma pesquisa da consultoria alemã Statista apontou que em 2019 os contratos no mercado da terceirização atingiram a marca US$ 92 bilhões, impulsionados sobretudo pela indústria de tecnologia.

Para que você compreenda os benefícios da terceirização de serviços, criamos este guia. Nele, explicamos os benefícios e como você pode adotar esse tipo de contratação. Acompanhe as próximas linhas!

O que é terceirização de serviços?

A terceirização é uma prática comercial em que uma empresa contrata outra organização ou indivíduo para executar tarefas, lidar com operações ou prestar serviços que normalmente são executados, mas anteriormente eram realizados pelos próprios funcionários da contratante.

A empresa externa, conhecida como prestadora de serviços ou terceirizada, organiza seus próprios funcionários ou sistemas informatizados para executar as tarefas ou serviços em sua sede, nas instalações da empresa contratante ou em locais externos.

Hoje, as empresas podem terceirizar vários tipos de tarefas ou serviços. Geralmente, terceiriza-se serviços de tecnologia da informação, incluindo programação e desenvolvimento de aplicativos, além de suporte técnico.

Também costuma-se terceirizar serviços de atendimento ao cliente, manutenção, segurança e limpeza, consultorias administrativas (contabilidade, jurídico), serviços de logística, marketing, gestão de RH etc. Como você vê, é possível terceirizar serviços específicos de um profissional ou departamentos inteiros.

Com a Lei da Terceirização, o número de serviços terceirizados aumentou. Isso porque, antes da lei, somente era possível contratar terceirizados para realizar as atividades-meio. Com a lei, agora é possível contratar terceirizados para atividades-fim.

Para entender melhor, vamos dar o exemplo de uma escola. Antes da lei, somente era possível contratar terceirizados para serviços de manutenção e limpeza (atividades-meio), digamos — hoje, com a lei, é possível contratar professores terceirizados (atividade-fim).

A Lei da Terceirização também ampliou o tempo de contrato para o trabalho temporário para 6 meses, com possibilidade de mais de 90 dias de acréscimo, totalizando o período máximo de 9 meses de contrato.

Como a terceirização de serviços pode beneficiar a empresa?

Confira, agora, algumas vantagens de apostar na terceirização de serviços.

Redução de custos

O benefício mais óbvio e visível está relacionado à economia de custos resultante da terceirização. Você pode realizar seu trabalho a um custo menor, sem se preocupar em perder a qualidade, já que os profissionais são especializados e vão se concentrar estritamente nos serviços para os quais são designados.

Economia em infraestrutura e tecnologia

A terceirização elimina a necessidade de investimento em infraestrutura, pois o parceiro de terceirização assume a responsabilidade dos processos de negócios e, portanto, desenvolve a infraestrutura para os mesmos.

Foco nas principais áreas

A terceirização de seus processos de negócio direciona sua energia e permite que você se concentre no seu core business, na construção de sua marca e no desenvolvimento de estratégias para o crescimento dos negócios.

Serviços mais rápidos e melhores

Ao terceirizar suas atividades, é possível melhorar suas ofertas de serviços com produtos de alta qualidade e diminuir o tempo de entrega necessário para que seu produto chegue ao mercado. Assim, você consegue ampliar sua competitividade e focar na lucratividade da empresa.

Quais tipos de serviços podem ser terceirizados em uma empresa?

Veja, a seguir, alguns serviços terceirização para facilitar as atividades de sua empresa.

Administrativo

Serviços contábeis, jurídicos, de departamento pessoal, recursos humanos e secretaria normalmente demandam muito esforço se são realizados por funcionários contratados, além de representarem um enorme ônus financeiro. Ao terceirizar essas áreas, você pode destinar os colaboradores para atividades que realmente se convertam em benefícios para a organização.

Atendimento ao público/cliente

Ao terceirizar o atendimento ao público, você consegue um atendimento mais ágil e padronizado, especialmente se sua empresa estiver crescendo a passos largos. Além disso, você garante sistemas de informação atualizados e pessoal treinado com as melhores práticas e processos. Esses serviços podem incluir call center e recepção na própria empresa.

Comunicação e marketing

Economia e agilidade também estão presentes nos serviços de comunicação e marketing. Para isso, você pode ter uma agência com profissionais trabalhando permanentemente para sua empresa ou comprar pacotes de serviços, como gerenciamento de internet (sites, redes sociais etc.), campanhas de marketing e coberturas jornalísticas.

Manutenção, segurança

Limpeza, segurança e portaria já vêm sendo terceirizados há muito tempo. Como contratar todos esses colaboradores aumenta muito a folha de pagamento da empresa, essa é a melhor solução para diminuir as despesas e evitar gastos com treinamento, encargos trabalhistas etc.

Tecnologia e informação

Ter um departamento de tecnologia e informação próprio, sem dúvida, é muito oneroso. Ao terceirizá-lo, você tem acesso aos melhores profissionais, delegará tarefas e terá conhecimento sobre as melhores soluções em inovação presentes no mercado.

Gestão de vale-transporte/fretados

Portanto, a gestão de benefícios também pode ser terceirizada. Um exemplo é a gestão de vale-transporte e fretados. Ou seja, como este é um dos benefícios que mais pesa no orçamento das empresas, é preciso otimizar sua gestão para conseguir redução de custos, sem prejudicar o atendimento ao colaborador.

Um exemplo de serviço é a roteirização de vale-transporte. Consiste em encontrar as melhores rotas para seus funcionários chegarem à empresa, por meio de um sistema que cruza os dados de endereço de seus colaboradores com os da empresa e os associa ao transporte público. Então, encontra o caminho mais rápido, mais curto e, preferencialmente, com necessidade de menos baldeações.

E já que tocamos na gestão de vale-transporte, gostaríamos de terminar este artigo comentando sobre a Sat, que, há mais de 20 anos, cria soluções para a gestão do transporte do colaborador.

Em conclusão, se você está pensando em investir na terceirização de serviços, saiba que a gestão de transporte é um item a ser levado em consideração, por demandar tarefas repetitivas e de alta complexidade, as quais envolvem logística e orçamento.

Então, se você chegou até aqui, convidamos a acessar nosso site e conhecer de perto como nossas soluções podem ajudar sua empresa!

Compartilhe este artigo!