Treinamento e desenvolvimento de pessoas: um guia completo!

Criado em: 29 de novembro de 2019Atualizado em: 31 de maio de 2022Categorias: Desenvolvimento pessoal, Gestão, Recursos humanos17 min de leitura

Engana-se quem pensa que os fatores que levam um empreendimento ao sucesso se resumem a um marketing forte e ao oferecimento de produtos e serviços de qualidade. As operações de qualquer empresa dependem de diversos fatores externos e internos que, se combinados de forma eficiente, proporcionam um ambiente extremamente produtivo e, portanto, lucrativo.

Entre os pontos essenciais para chegar a esse patamar, está a gestão de RH. O recrutamento de profissionais que se identifiquem com os valores da empresa e exerçam suas tarefas com excelência significa uma vantagem competitiva muito importante para qualquer negócio. Contudo, além de contratar bem, é preciso capacitar os colaboradores já inseridos na empresa.

E é aí que entram o treinamento e desenvolvimento de pessoas. Tem dúvidas sobre o assunto? Não se preocupe! Neste texto, vamos explicar detalhadamente o que é esse processo e sua importância para uma companhia. Além disso, você vai aprender as melhores práticas para planejar, desenvolver e implantar essa ideia em seu negócio. Continue a leitura e confira!

Entenda o que é treinamento e desenvolvimento de pessoas

Os conceitos de treinamento e desenvolvimento de profissionais são, muitas vezes, entendidos como a mesma coisa. Embora eles sejam parecidos e até complementares, essa percepção não é verdadeira. Então, vamos começar explicando o que significa cada um desses termos.

Treinamento

Treinamento se refere a um processo de capacitação mais pontual, focado no presente e em resultados em curto prazo. A ideia desse processo é justamente treinar determinados profissionais para que exerçam suas funções com maior conhecimento, eficiência e produtividade.

Além disso, o treinamento pode ser aplicado para preparar algum colaborador para exercer um cargo diferente do atual, seja por conta de uma promoção, seja pela expansão do negócio. Trata-se, também, de uma técnica muito útil para corrigir erros notados na produção ou otimizar a gestão de tempo.

Desenvolvimento

Bem, já ficou claro o que significa o treinamento de pessoas, concorda? Então, já podemos explicar como o desenvolvimento é diferente. Enquanto o primeiro conceito é tem objetivo pontual, o segundo tem uma visão mais abrangente sobre a capacitação.

O desenvolvimento de pessoas traz uma ideia de aprendizado contínuo, sem especificar um período de tempo ou uma função em particular. A ideia é que os colaboradores aperfeiçoem as próprias técnicas ao longo do tempo, a fim de melhorar os resultados individuais e coletivos a médio e longo prazo.

Por meio do desenvolvimento, é possível criar um plano de carreira para o colaborador dentro da própria empresa, o que é um excelente aliado no recrutamento e retenção de talentos. Ao contrário do treinamento, esse processo não pode ser conduzido em um curto espaço de tempo, já que o ganho de experiência e o aprendizado com erros são fundamentais para a aprendizagem.

Como já mencionamos, porém, as duas ideias podem ser complementares. Durante um longo período de desenvolvimento, é possível inserir sessões de treinamento para acelerar o domínio de determinadas técnicas e trabalhar habilidades mais específicas e urgentes.

Principais características

Sendo assim, preste atenção às características principais de cada um dos conceitos.

Treinamento:

  • curto prazo;
  • foco na capacitação para realizar tarefas específicas;
  • ação não contínua;
  • aprendizagem passiva, ou seja, conhecimento pronto para assimilação;
  • conhecimento deve ser colocado em prática rapidamente.

Desenvolvimento:

  • longo prazo;
  • foco no crescimento do indivíduo por meio de conhecimento, habilidade e atitude;
  • ação contínua de aperfeiçoamento;
  • aprendizagem ativa, ou seja, o colaborador é o protagonista do processo;
  • conhecimento é colocado em prática de forma progressiva.

Saiba qual é a importância desses processos para a empresa

Se você acompanha nosso blog, já sabe da importância de um profissional de RH para a organização. A condução dos processos de treinamento e desenvolvimento nada mais é do que uma das funções mais importantes da pessoa que ocupa esse cargo. Não acredita? Confira as principais vantagens que essas atividades podem trazer para o seu empreendimento!

Redução da taxa de turnover

Uma das grandes responsabilidades do departamento pessoal é reduzir a taxa de turnover, ou seja, diminuir o fluxo de saída de funcionários. Como sabemos, a ideia de que o salário é o único fator que influencia na satisfação dos colaboradores já é ultrapassada.

Mais do que o dinheiro que recebem, os profissionais prezam muito pela experiência proporcionada pela empresa em que trabalham e pelos benefícios envolvidos. Isso significa que eles querem um ambiente organizado, processos internos otimizados e, acima de tudo, reconhecimento e possibilidades de evolução na carreira.

Ora, o que melhor para mostrar para alguém que você reconhece sua importância do que investir em seu potencial? A partir da realização de treinamentos e desenvolvimento de pessoas, você assegura que os colaboradores se mantenham motivados e tenham menos razões para procurar outras oportunidades.

Elevação da produtividade das equipes

O que um nível alto de motivação representa? A resposta é simples: maior facilidade em engajar nas atividades das rotinas de trabalho, o que, naturalmente, potencializa a produtividade das equipes.

A partir de treinamentos que os capacitem para a realização de tarefas, os profissionais cometem menos erros e aumentam a confiança em si mesmos. Além desse fator, o simples aprendizado de novas técnicas, práticas e habilidades garante que eles realizarão as tarefas em menos tempo e com maior qualidade.

Uma boa ideia para garantir que os novos contratados tenham um tempo de adaptação reduzido é investir em treinamentos logo após sua chegada. Dessa forma, eles vão se sentir mais acolhidos pela empresa e tendem a aprender mais rapidamente as funções atribuídas ao cargo.

Nunca é de mais ressaltar, porém, a importância de dar continuidade a esse treinamento. Trabalhar com uma política de constante desenvolvimento das pessoas é importante para manter o nível de produtividade no alto e garantir que as práticas sejam atualizadas conforme necessário.

Redução de custos relacionados a falhas humanas

Já mencionamos que políticas de treinamento e desenvolvimento munem os profissionais de técnicas que diminuem a incidência de erros. Além do claro benefício que isso traz para as equipes, esse fato tem efeitos positivos na gestão financeira da empresa.

É que cada falha ocorrida nos processos internos pode significar a criação de um gargalo de produção. Esses gargalos, por menor que sejam, afetam negativamente as operações da companhia, podendo prejudicar prazos e até a perda de clientes. Cada falha, então, tem um custo financeiro.

Além de atrapalhar as operações como um todo, erros humanos podem prejudicar equipamentos caros. Por isso, se a sua empresa trabalha com tecnologia ou dispositivos de operação complexa, é essencial garantir que todos os colaboradores envolvidos em seu manuseio sejam devidamente treinados para tal.

Otimização do clima organizacional

Uma das dicas mais importantes para otimizar a gestão de recursos humanos é criar e consolidar um clima organizacional eficiente. Não sabe o que é isso? O clima organizacional é um conjunto de fatores que regem o cotidiano de uma empresa, reunindo suas políticas, valores, processos, sistemas etc.

Trata-se da percepção geral que os colaboradores têm da empresa. Os procedimentos de treinamento e desenvolvimento de profissionais são essenciais para a otimização desse clima. Afinal, colaboradores capacitados encontram maior facilidade em se comunicar e em se adequar à cultura presente na companhia.

Qualificação do atendimento ao público

É bem verdade que os processos de treinamento e monitoramento de pessoas são fundamentais para o aumento da qualidade na condução de tarefas internas. Contudo, as preocupações da empresa vão além. De nada adianta contar com atividades internas excelentes se a relação com o público não estiver no mesmo patamar.

Agora, imagine o que é necessário para um atendimento qualificado aos clientes. Um dos fatores principais é a qualificação e o preparo demonstrados pelo colaborador em questão, não é? A melhor forma de prepará-lo para essa função é por meio de um treinamento especializado e focado no trato com pessoas que se encaixem nas características do público-alvo da empresa.

Ademais, uma companhia que investe em um processo contínuo de desenvolvimento conta com colaboradores mais seguros de suas capacidades e felizes com sua situação. O reflexo imediato é um atendimento ao público mais alegre, humanizado e eficiente por parte das equipes de suporte.

Criação de vantagens competitivas

A concorrência ferrenha, tão característica do mercado atual, exige que as empresas busquem formas de se destacar, mesmo que seja nos menores detalhes. Afinal, com tantas alternativas de negócio disponíveis, os clientes não vão hesitar em substituir seus serviços pelos de um competidor.

Outra forma de competição muito comum, especialmente no que diz respeito à gestão de RH, é a concorrência por talentos no mercado. Uma empresa que quer prosperar precisa contar com os profissionais mais qualificados em seu staff; caso contrário, eles auxiliarão a concorrência.

Tanto a competição por clientes quanto a competição por talentos podem ser beneficiadas por uma política de treinamento e desenvolvimento. Trata-se de um processo sistêmico, em que uma coisa leva a outra.

Empresas que oferecem possibilidades de treinamento para os colaboradores têm uma vantagem na hora de recrutar profissionais. Da mesma forma, o desenvolvimento experienciado por esses funcionários otimiza todos os processos da companhia, o que facilita o desenvolvimento e implementação de estratégias para ganhar uma parcela de mercado mais relevante.

Incentivo à inovação

Ainda falando de concorrência no mercado, sabemos que uma das melhores formas de encontrar vantagens competitivas se dá a partir do estímulo à inovação. Novos métodos, práticas, procedimentos, serviços e até produtos podem dar ao empreendimento um diferencial em relação aos demais.

A inovação, porém, não acontece por acaso. Em nosso imaginário, é comum que a visão sobre inventores seja relacionada a uma espécie de cientista maluco, que cria seus inventos em um ambiente aleatório. A realidade não é essa. Para que haja inovação, é preciso um certo grau de organização, capacitação e, principalmente confiança.

Portanto, investir no treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores não vai transformá-los em inventores natos, mas vai aumentar consideravelmente a chance de eles terem ideias novas e eficazes.

Melhoria na comunicação interna

Uma comunicação interna eficiente é o pilar para um ambiente de trabalho organizado e produtivo. Para alcançá-la, é preciso treinar os colaboradores para que entendam o funcionamento da empresa e saibam como podem se relacionar com a gestão e os demais colegas.

Se você usa um sistema interno de comunicação que faz uso de tecnologia, treinar cada colaborador para utilizá-lo com maestria é essencial. O desenvolvimento contínuo também é fundamental para que o colaborador se sinta cada vez mais confortável na relação com os demais integrantes da companhia.

Veja como planejar e desenvolver um treinamento de pessoas

Agora que você já entende o que é o treinamento de pessoas, qual sua diferença para o desenvolvimento e quais são os benefícios que essas práticas podem trazer para a empresa, é hora de começar a aprender como planejar esse processo.

Compreenda a realidade da sua empresa

O primeiro passo, como não poderia ser diferente, envolve um entendimento completo das peculiaridades da sua companhia.

É preciso realizar um diagnóstico prévio das principais necessidades da empresa e identificar os pontos que merecem maior atenção. Considere, por exemplo, quais são as metas a serem alcançadas pela empresa e como as equipes estão se saindo na busca por tais objetivos.

Para fazer isso, você precisa envolver toda a equipe de gestão de recursos humanos e os líderes de cada time de colaboradores. Todos esses profissionais são essenciais para criar um relatório listando quais competências precisam ser aprimoradas para que a empresa melhore ou mantenha os resultados obtidos.

Em outras palavras, antes de sequer pensar na execução de um treinamento, você precisa saber exatamente que tipo de problema o processo deve eliminar. A partir daí, é possível trabalhar nas outras etapas, que listaremos a seguir.

Desenvolva um planejamento claro

O planejamento para os processos de treinamento e desenvolvimento deve contar com diretrizes claras a serem seguidas. Utilizando as informações reunidas no relatório de diagnóstico, elabore um esboço do programa de capacitação que você considera ideal para os seus colaboradores.

Entre os pontos que precisam ser definidos, estão:

  • o conteúdo do treinamento;
  • o objetivo final do processo;
  • colaboradores que devem ser inseridos;
  • os instrutores;
  • métodos e recursos que serão utilizados;
  • o local do procedimento;
  • a data e o horário;
  • frequência de repetição do processo;
  • o orçamento disponível para a execução.

Coloque o planejamento em prática

Quanto mais detalhado for o planejamento, mais fácil será sua execução. Uma vez que o plano for considerado satisfatório, faça o necessário para colocá-lo em prática. O primeiro passo para tal é delegar as funções e responsabilidades para os profissionais de RH designados.

Lembra que falamos da importância de uma comunicação interna eficiente? Aqui, isso é reforçado. É preciso divulgar o programa de treinamento e desenvolvimento e garantir que todos os integrantes da empresa tenham acesso a ele. Em casos de comunicação ineficaz, podem surgir ruídos que vão atrapalhar os prazos e objetivos definidos para o processo.

Outro passo importante para a execução do que foi planejado é a criação ou aquisição dos conteúdos que serão utilizados para o programa. Mais do que isso, é preciso garantir que eles se adéquem às mídias que você quer utilizar.

Um treinamento que foque uma mudança nas práticas da empresa, por exemplo, pode se beneficiar de uma apresentação em slides que detalhe o que deve ser modificado. Ao mesmo tempo, um procedimento padrão para informar os colaboradores sobre os valores da empresa pode ser realizado em EAD (ensino a distância).

Com tudo isso pronto, basta preparar os locais definidos para receber os colaboradores em processo de capacitação. Caso o uso de equipamentos seja necessário, é válido testá-los com antecedência, para evitar qualquer tipo de imprevisto.

Avalie os resultados

Pensa que acabou? A etapa de avaliação de resultados é tão ou mais importante do que as que já foram descritas. Afinal, sem ela, é impossível mensurar o efeito do procedimento ou identificar pontos que podem ou devem ser melhorados. Dito isso, a avaliação deve contar com ao menos dois objetivos:

  • determinar se o treinamento produziu os efeitos esperados;
  • entender se os resultados obtidos condizem com as metas estabelecidas pela empresa.

Como fazer isso? Cada caso é um caso, mas algumas práticas podem ser bastante úteis em determinadas situações. Se o programa envolve, por exemplo, algum tipo de conhecimento técnico, a realização de uma avaliação para medir o novo nível de habilidade dos colaboradores pode gerar excelentes indicativos.

Além disso, é fundamental ouvir os funcionários. O feedback das pessoas envolvidas no processo gera insights que seriam impossíveis caso a empresa optasse por coletar dados apenas com os instrutores. Como isso envolve o apontamento de pontos fracos do treinamento, pode ser uma boa escolha fornecer questionários anônimos.

Se você quer medir os efeitos que o treinamento e desenvolvimento causam em longo prazo, vale fazer uma comparação entre os índices da empresa antes da realização do processo e nos meses seguintes a ele.

Conheça as melhores práticas

Embora o planejamento de um treinamento e desenvolvimento de pessoas possa ser realizado seguindo as instruções do último tópico, existem diversas práticas diferentes que podem ser utilizadas para aprimorar o processo. Citaremos alguns exemplos!

Oferecimento de palestras

Essa é uma opção que, geralmente, apresenta a menor necessidade de investimento. Palestras podem ser realizadas no próprio ambiente corporativo e não tomam muito tempo. Ou seja, elas podem ser administradas durante as horas comerciais.

Naturalmente, escolher um palestrante capacitado é fundamental, mas não é preciso ir muito longe. Um gestor ou até mesmo um colaborador pode ser incentivado a ministrar o evento, o que ainda contribui positivamente para um clima organizacional agradável.

Acesso a cursos e workshops

Cursos e workshops são outros recursos muito utilizados no treinamento e desenvolvimento de pessoas. O primeiro diz respeito a aulas mais teóricas, com o objetivo de qualificar o colaborador em um tema que pode ser escolhido pela gestão. Como não exige exercícios práticos, essa é uma excelente opção para treinamentos a distância.

Os workshops, por sua vez, promovem uma mistura entre prática e teoria. A participação presencial em um desses processos é fundamental. A grande vantagem em relação aos cursos é que os workshops costumam durar menos tempo.

Realização de jogos corporativos

Essa é uma prática que está em pleno crescimento no mercado, também conhecida como gamificação. Trata-se de um recurso que busca refletir as características típicas de games em situações que promovam conhecimento ao participante.

Portanto, o programa precisa contar com elementos de competição, premiação, colaboração e, claro, uma pitada de diversão. A gamificação é uma maneira de promover um aprendizado lúdico e estimulante.

Ajuda de custos para graduação

Oferecer ajuda de custos para graduação ou especialização é uma prática não muito explorada em empresas, especialmente as brasileiras. Os motivos são fáceis de entender: trata-se de um procedimento caro e cujos principais resultados só aparecem em longo prazo.

Contudo, não descarte essa opção. Criar um plano de carreira que inclua um auxílio acadêmico é um grande chamariz para novos talentos. Além de facilitar o recrutamento, trata-se de um investimento direto em um profissional que, no futuro, pode gerar frutos para a companhia.

Descubra como implantar o treinamento e desenvolvimento de pessoas em sua empresa

Já falamos que a identificação das maiores necessidades da empresa é fundamental para o planejamento de treinamentos e desenvolvimentos profissionais. Por isso, vamos nos aprofundar um pouco em como esse tipo de avaliação pode ser realizado.

Um dos métodos mais comuns é a avaliação 180º, que busca mapear os comportamentos, conhecimentos e habilidades que podem ser estimulados e otimizados em cada colaborador. Se você quiser aumentar um pouco a abrangência dessa metodologia, existe a avaliação 360º.

Como o nome sugere, ela busca informações mais complexas que a avaliação 180º. O foco segue sendo os comportamentos, conhecimentos e habilidades que podem ser melhorados, mas o procedimento leva em conta muito mais fatores do que o outro.

Fora essas duas técnicas, você deve estabelecer uma política de observação diária e geração de relatórios. Observar e registrar se as tarefas estão sendo cumpridas de acordo com os prazos, práticas e critérios estabelecidos é suficiente para um entendimento aprofundado sobre as necessidades da organização.

O treinamento e desenvolvimento de pessoas em sua empresa não deve ser encarado como apenas mais um gasto, mas como um investimento em seu futuro. A partir de uma política que preze por esses processos, você vai qualificar seus colaboradores e criar atrativos fundamentais para o recrutamento e retenção de talentos.

Deu para entender como realizar processos de treinamento e desenvolvimento de pessoas e o que os faz tão importantes para empresas? Que tal receber mais conteúdos como este diretamente em seu e-mail? Basta assinar a nossa newsletter!

Compartilhe este artigo!

Um comentário

  1. […] ótimo exemplo é o processo de treinamento e desenvolvimento. Atualmente, toda empresa pode preparar seus colaboradores pela internet, reduzindo os custos de […]

Os comentários estão desativados