Como otimizar os processos de RH? Descubra aqui!

Criado em: 25 de fevereiro de 2020Atualizado em: 31 de maio de 2022Categorias: Recursos humanos6 min de leitura

Sua organização está crescendo e você quer garantir que o setor de Recursos Humanos vai conseguir acompanhar essa fase? Então está na hora de começar a buscar estratégias para a otimização dos processos de RH.

Neste artigo, queremos compartilhar com você o que está por trás dessa ideia e por que ela precisa ser um alvo da gestão. Além disso, vamos dar dicas para conseguir alcançar a otimização das tarefas pelas quais o RH tem responsabilidade.

Quer entender melhor do que estamos falando? Então continue a leitura!

O que é a otimização dos processos de RH?

O conceito de otimização de processos tem sido amplamente usado na indústria e no mercado corporativo. O principal motivo para isso é o fato de vivermos em uma época em que o tempo é um bem extremamente precioso e, como diz o ditado, está diretamente ligado ao lucro.

Otimizar uma tarefa envolve não apenas fazê-la de forma mais rápida ou mais barata. A ideia está ligada principalmente à eficiência. Ou seja, é preciso descobrir como alcançar o resultado desejado, ou mesmo superá-lo, de acordo com as metas financeiras e de tempo estipuladas.

Os processos de RH estão constantemente sujeitos a esse aperfeiçoamento e, quando há otimização, o setor consegue entregar resultados de excelência e ganhar o título de RH estratégico.

Quando uma empresa está em expansão, a demanda da área de Recursos Humanos acaba aumentando. No entanto, muitas vezes a equipe da gestão de pessoas continua com os mesmos componentes, sendo fundamental otimizar a realização das tarefas.

Como alcançar a esse objetivo?

Para ajudar seu RH a performar melhor, trouxemos algumas dicas que a gestão pode adotar para alcançar esse objetivo de otimização de processos. Veja abaixo algumas iniciativas que podem ser adotadas.

Faça um planejamento sólido

É inegável que o planejamento é um dos componentes essenciais para o sucesso de um negócio ou da gestão de um setor. Afinal, ele se torna a bússola para a tomada de decisões, para a atuação da equipe e para a definição de prioridades, mesmo em momentos de crise.

Para otimizar processos de RH, a criação de um planejamento sólido se torna indispensável. É necessário ter um plano de ação a longo prazo, com metas amplas que devem ser alcançadas.

No entanto, também é preciso elaborar um planejamento periódico, por ano ou por semestre. Nele, são traçadas ações pontuais que a equipe quer realizar, mudanças que precisam acontecer e objetivos de curto e médio prazo que a gestão se propõe a atingir.

Defina metas claras

Um erro comum em muitas organizações é a criação de um planejamento estratégico, mas sem uma aplicação realmente prática. Com as inúmeras atividades e as eventuais emergências da rotina empresarial, os objetivos traçados acabam ficando de lado.

Para corrigir esse problema e realmente alcançar a eficiência de processos, é de suma importância estipular metas claras para a equipe de Recursos Humanos. Assim, a gestão mostra as etapas que precisam ser cumpridas até a conclusão de um objetivo.

Esse modo de atuação dá mais dinamismo e autonomia à equipe e acaba por acelerar a realização de tarefas e diminuir o índice de equívocos.

Realize um mapeamento de processos de RH

Ainda falando de dinamismo do time de talentos, ele pode ser otimizado quando todos sabem o que fazer e quais são as melhores formas de executar um processo. Para que isso seja possível, é necessário realizar um mapeamento de todas as tarefas do setor.

Como fazer isso? Imagine uma das atividades que são de responsabilidade do RH, como recrutamento e seleção, por exemplo. Quais são as etapas que precisam ser cumpridas para que haja máxima eficiência na escolha de um candidato?

Quando a gestão observa isso, consegue padronizar as tarefas, facilitar o trabalho dos profissionais envolvidos e eliminar lacunas de produtividade que acabam atrasando a performance.

Mensure os resultados

Mais uma forma de otimizar os processos de RH é mensurar os resultados que estão sendo obtidos com as ações implementadas. O acompanhamento de indicadores de desempenho passou a ser imprescindível para a gestão de pessoas.

Quando são observadas com frequência, as métricas se tornam guias para o aprimoramento do trabalho, para que decisões melhores sejam tomadas e para que novas estratégias sejam elaboradas pela equipe.

Os indicadores precisam ser definidos ainda durante o planejamento anual ou semestral. Afinal, a liderança precisa saber de antemão quais índices importam no crescimento e eficiência do setor. Durante o período, eles precisam ser revistos constantemente para nortear as ações.

Monte uma equipe de alta performance

O perfil do profissional de RH mudou bastante nos últimos anos. Enquanto antes o foco era em uma atuação mais burocrática, hoje o necessário é um trabalho mais analítico e estratégico.

O time de Recursos Humanos precisa ter uma visão que seja empática e se preocupe com o bem-estar e desenvolvimento de pessoas. Ao mesmo tempo, deve conseguir entender como alinhar isso às necessidades financeiras e de crescimento da empresa.

Por isso, a gestão precisa montar uma equipe que atue em alta performance, que consiga ser inovadora ao propor soluções e que saiba analisar indicadores e tomar decisões com base neles. Além disso, é fundamental que o time de RH tenha um mindset digital e consiga ver o potencial da tecnologia para agilizar a realização das funções.

Contratações acertadas, treinamento e iniciativas que visem o engajamento da equipe são essenciais para manter esse padrão elevado.

Use a tecnologia

Como acabamos de falar, a tecnologia é uma parte importante para otimizar os processos de RH. Ela é uma grande aliada desse setor, visto que muitas tarefas repetitivas podem ser automatizadas, gerando tempo para o time atuar de maneira mais analítica.

Entre as atividades que podem ser otimizadas com tecnologia, podemos citar:

  • manuseio de arquivos, por meio de digitalização;
  • recrutamento e seleção de pessoas, usando Big Data e People Analytics;
  • gestão de benefícios, com sistemas especializados;
  • uso de vale-transporte e rotas corporativas, com a roteirização;
  • acompanhamento do desempenho dos profissionais.

Esperamos que este conteúdo tenha mostrado como a otimização dos processos de RH é não apenas possível, como também necessária. Esse é o caminho para organizações que querem crescer de forma saudável, dando o valor necessário à gestão do capital humano.

Para acompanhar outros artigos como este e ficar por dentro de mais dicas, siga a Sat nas redes sociais — Facebook, LinkedIn e Instagram!

Compartilhe este artigo!

Um comentário

  1. […] que torne o funcionário inacessível, como um acidente ou problema de saúde. Nesse caso, o RH deve pedir que o colaborador entregue um atestado válido para justificar as […]

Os comentários estão desativados