Onboarding no RH: saiba como aplicar esse processo nas contratações!

Criado em: 14 de novembro de 2019Atualizado em: 31 de maio de 2022Categorias: Recursos humanos3 min de leitura

Quem pensa que o processo de recrutamento e seleção acaba quando o melhor candidato é escolhido se engana. O onboarding no RH é mais uma responsabilidade desse setor, que contribui para que as equipes sejam formadas por profissionais plenamente integrados à empresa.

Quer entender melhor as dinâmicas desse processo e como você pode aplicá-lo na sua organização? Continue a leitura deste texto e descubra como implementar uma estratégia sólida de onboarding.

O que é onboarding?

Chamamos de onboarding o processo de integração de novos funcionários à empresa. A palavra inglesa tem o sentido de embarcar, nesse caso, em uma equipe corporativa.

O Recursos Humanos é o grande responsável por esse processo, afinal, são os profissionais desse setor que lidam com os candidatos desde a atração até as entrevistas finais e o acerto de documentação. Assim sendo, nada mais justo do que eles também conduzirem os novos colaboradores em seus primeiros passos na organização.

O onboarding no RH deve se basear em quatro pilares:

  • a conformidade, que garante que o profissional entenda as regras básicas da corporação;
  • a clarificação, que remete ao entendimento das obrigações do novo cargo;
  • a cultura, que alinha o colaborador aos valores e propósitos da organização;
  • a conexão, que garante a integração com todo o time de talentos da empresa.

Quais as vantagens de adotar o processo?

Infelizmente, muitas organizações negligenciam o onboarding, deixando essa prática de lado. No entanto, a empresa pode observar diversas vantagens ao garantir que novos profissionais estejam devidamente integrados logo nos primeiros dias de contato com a equipe.

Podemos mencionar como principais benefícios:

  • entender por completo as obrigações do cargo faz com que a máquina corporativa não fique parada por muito tempo;
  • a equipe se integra mais facilmente, evitando desentendimentos e fomentando o team building;
  • o engajamento com a cultura da empresa e com os propósitos em comum torna o colaborador mais produtivo e satisfeito;
  • o profissional já começa a jornada com motivação, sem os receios que acompanham os primeiros momentos em um novo emprego.

Como o RH pode aplicar o onboarding?

Quer entender melhor como é possível usar o onboarding no RH com sucesso? Veja algumas boas práticas abaixo.

Tour pela empresa

No primeiro dia de trabalho do novo colaborador, é interessante se preparar para recebê-lo logo no início do expediente, evitando que ele fique deslocado.

Um tour pela empresa é o ideal para começar, mostrando cada departamento, explicando as responsabilidades de cada área e apresentando-o a algumas pessoas que farão parte de seu dia a dia no trabalho.

Apresentação da cultura organizacional

A cultura organizacional tem sido um fator de forte influência na motivação e na retenção de talentos. Quanto maior o fit cultural do profissional com a organização, melhor será sua integração e seu desempenho.

Apresentá-la a novos integrantes permite que eles entendam, a fundo, o propósito por trás do trabalho realizado e como a empresa percebe fatores importantes como respeito, diversidade e hierarquias.

Integração ao setor

Por fim, é fundamental integrar corretamente novos profissionais a seus devidos setores. Um representante do RH deve instruir os gestores e supervisores em relação à melhor forma de apresentar as funções e os outros colaboradores da equipe.

O onboarding no RH é uma ferramenta essencial da gestão de pessoas. Elaborar corretamente esse momento pode garantir o sucesso da caminhada dos novos profissionais e fazer com que eles permaneçam por mais tempo na empresa.

A integração é apenas uma das boas práticas de RH atreladas ao recrutamento e seleção. Que tal conhecer outras 6? Leia no artigo que separamos para você.

Compartilhe este artigo!