Soluções Sat: quais as vantagens para o processo de Recrutamento e Seleção?

Criado em: 27 de maio de 2020Atualizado em: 30 de janeiro de 2024Categorias: Gestão7 min de leitura

O RH é um setor estratégico para uma empresa, afinal, suas ações recaem diretamente no principal ativo da organização: o capital humano. Porém, sua atuação, muitas vezes, esbarra em processos antiquados, repetitivos, lentos e passíveis de erros e retrabalhos. Tudo porque a presença da tecnologia ainda é primária. Por isso, as soluções Sat podem ajudar, e muito, a sua empresa.

Por exemplo, nos processos de recrutamento e seleção, que precisam ser dinâmicos, transparentes e com etapas bem definidas para não ocorrerem decisões equivocadas no momento de uma contratação.

Nesse sentido, para que a seleção de novos colaboradores aconteça de maneira saudável, obter e conceder informações fidedignas ao candidato é essencial. Isso serve para evitar surpresas desagradáveis, como rotatividade de pessoal e custos altos para a empresa.

Com isso, desenvolvemos as soluções Sat de recrutamento e seleção para auxiliar as organizações quanto à mobilidade do funcionário.

Ao fornecer dados precisos sobre o uso de transporte público e fretado, postos de trabalho mais próximos da residência do profissional, bem como cálculos eficazes de VT, é possível ter maior assertividade sobre qual é o candidato mais adequado em termos de custo-benefício para a empresa. Quer entender mais? Então, acompanhe este artigo até o fim.

Por que conhecer a mobilidade do candidato é importante para o Recrutamento e Seleção?

Ao tratar sobre economia sustentável no planeta, a Conferência Ethos 360° de 2019 trouxe um dado importante sobre mobilidade urbana: 80% dos deslocamentos nas grandes cidades brasileiras são por motivo de trabalho.

Então, essa é uma questão para o RH ter no radar durante um processo seletivo. Ou seja, já que a mobilidade tem reflexos significativos na vida dos colaboradores e pode impactar positiva ou negativamente a produtividade no trabalho. Tratar a questão da mobilidade dos colaboradores (atuais e futuros) de forma mais responsável pode significar economia e maior engajamento com a empresa.

Tudo começa com o processo seletivo

A escolha do candidato ideal vai além das qualificações técnicas e comportamentais. A mobilidade é um fator crucial que impacta diretamente na produtividade, no bem-estar do colaborador e nos custos da empresa.

Imagine que você encontrou o candidato perfeito, mas ele leva mais de quatro horas para chegar ao trabalho. Não se pode esperar produtividade de uma pessoa que passa oito horas por dia no trânsito. Percebe como não faz sentido para a empresa?

Também é comum que os valores de vale-transporte custeados pela empresa ultrapassem o cálculo previsto. O problema é que isso só é percebido depois que a pessoa já foi admitida, porque no ato da contratação o RH se baseou somente nas informações fornecidas pelo colaborador recém-contratado, sem conferir se a rota indicada por ele é, de fato, a mais adequada, ou se a quantidade de conexões pagas torna viável sua contratação.

Do outro lado, pense nos candidatos que dependem do transporte público. Ter acesso a informações precisas sobre as opções de locomoção e seus custos facilita a tomada de decisão sobre aceitar ou não uma vaga.

Por isso, como um processo de recrutamento e seleção custa dinheiro, tempo e dedicação, não faz mais sentido o RH ter dificuldades em obter informações sobre a mobilidade de seus candidatos e nem o valor exato dos seus custos com vale-transporte.

Para resolver esse impasse, existem tecnologias arrojadas, como a da Sat – empresa pioneira na gestão de Vale-Transporte -, que fornecem esses dados instantaneamente e ajudam todos os envolvidos a tomar decisões mais certeiras.

Como as soluções Sat para Recrutamento e Seleção podem ajudar sua empresa?

RH, você já pensou em ter um sistema que forneça todas as informações sobre a mobilidade dos seus candidatos preferidos e ainda calcule automaticamente as despesas com o benefício do vale-transporte? É exatamente isso que nossa ferramenta de Recrutamento e Seleção entrega. Confira, aqui, as funcionalidades!

Simulações online

A facilidade de ter informações online faz com que o recrutador realize as consultas que precisar, de onde estiver e por qualquer dispositivo. Dessa forma, o serviço do RH é agilizado e as decisões são mais rápidas, uma vez que você pode simular rotas e valores antes mesmo da primeira entrevista.

Ou seja, esses são dados totalmente atualizados e incluem modais de transporte público (linhas de ônibus, trem, metrô, entre outros), tipos de integração, cartão-transporte, valores de VT e linhas de fretado ― o banco mais completo do Brasil.

Cálculo estratégico de Vale-Transporte

Basta inserir o endereço de residência do candidato que o sistema calcula o tempo de deslocamento até a empresa e o valor que o futuro colaborador terá de despender até chegar ao seu posto de trabalho.

No caso das empresas que utilizam fretado, o sistema indica as melhores linhas para encurtar o trajeto e verifica se será necessário complemento de VT, caso seja preciso o uso de transporte público.

Funcionalidade 5+

Para empresas com filiais ou que tenham postos de trabalho em diferentes regiões da cidade, a funcionalidade 5+ indica quais são os locais mais próximos à residência do candidato. Essa ferramenta é excelente como estratégia de fidelização do colaborador, pois evita a desmotivação gerada pelo cansaço dos longos deslocamentos.

Maior autonomia ao setor de Recrutamento

Por meio das consultas ao sistema Sat, é possível coletar informações sobre vale-transporte do Brasil todo e sugerir aos novos colaboradores diferentes opções de trajeto, a fim de otimizar tempo, custo e melhorar a qualidade de vida do funcionário.

Além disso, o recrutador pode abrir processos de consulta individual por currículo, bem como subir um arquivo com as pesquisas que deseja realizar. O sistema Sat ainda permite trabalhar um banco de dados de currículo, caso a empresa já possua, via Web Service.

Com isso, o time de recrutadores ganha mais autonomia e consegue oferecer aos gestores talentos mais ajustados às expectativas da organização, inclusive do ponto de vista financeiro.

Como você pôde perceber, realizar a a gestão de vale-transporte desde os processos de recrutamento e seleção resulta em benefícios simultâneos para a empresa e colaboradores.

Pelo fato de a distância ser um fator preponderante no engajamento, se os colaboradores conseguirem usufruir melhor de seu tempo, seu bem-estar e qualidade de vida aumentarão e o índice de desligamentos diminuirá. Por outro lado, o RH ganhará proatividade ao tomar decisões estratégicas e diminuirá, por exemplo, custos paralelos à contratação.

Para se ter uma ideia, podemos afirmar que a economia fruto de uma boa gestão nos gastos com vale-transporte pode variar de 15% a 40%!

Os diferenciais da Sat

Pioneirismo, suporte e tecnologia são os três pilares que colocam a Sat como a principal prestadora de serviços em gestão de transporte do colaborador. Com mais de 25 anos de mercado, nosso foco é oferecer soluções totalmente centradas nas necessidades de nossos clientes.

Ao longo de todo esse tempo, pôde observar as demandas de grandes empresas e construiu ferramentas que ajudaram no deslocamento de mais de 500 mil trabalhadores, além de proporcionar economia a clientes de todos os portes. Temos orgulho de dizer que nossos diferenciais são:

  • abrangência nacional;
  • tecnologia avançada;
  • metodologia diferenciada;
  • profissionais especializados;
  • atendimento personalizado;
  • atualização constante da base de mapas e transportes;
  • familiaridade com atendimento aos mais diversos setores de mercado.

Gostaria de saber mais sobre as soluções Sat para seus processos de recrutamento e seleção? Então, entre em contato com a gente agora mesmo!

Compartilhe este artigo!